sábado, 24 de março de 2018

Questionário sobre a obra José Mário Pires Azanha - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO


1) Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática pedagógica, José Mário Pires Azanha afirma que:
I. as posições e divergências se revelam nos esforços de realização histórica do ideal de uma educação democrática.
II. as propostas e debates sobre educação democrática revelam que as controvérsias ideológicas se concentram no significado desse ideal.
III. a extensão das oportunidades educacionais é, sobretudo, uma medida política que toma a educação como variável social.
IV. a democratização da educação é um processo exterior à escola, que toma a educação como uma simples variável pedagógica.
V. a qualidade de ensino é uma questão meramente pedagógica, podendo ser aferida apenas numa perspectiva técnica.
As afirmativas coerentes com as idéias do Prof. Azanha são, APENAS,
A)     I, II e III                                               B) I e III                                C) II, III e IV
D) III e IV                                    E) IV e V

2) José Mario Pires Azanha apresenta em Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista, alguns eventos que, cada um a seu modo, representaram um esforço no sentido da democratização do ensino, mesmo quando examinam superficialmente, as vicissitudes dos esforços de democratização do ensino em São Paulo, no século XX. Assinale o evento que NÃO foi citado pelo autor:
(a) Reforma Sampaio Dória (1920).
(b) Luta pela escola pública (1948-1961) e a expansão da matrícula no ensino ginasial (1967-1969).
(c) Manifesto dos Pioneiros (1932) e as esparsas tentativas de renovação pedagógica (Ginásios Vocacionais).
(d) A implantação da educação tecnicista (1971)

3) Segundo o pensamento do professor Azanha, a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela:
A) reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos.
B) abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época.
C) reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária.
D) assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade.
E) assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica.

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