DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO – JOSÉ MÁRIO PIRES AZANHA
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DEMOCRACIA
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Propaganda – Mero discurso político
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Ação – algo que se concretiza na realidade
Democracia -> ideal social- grupo e ideologia diferentes,
defesa da democracia a partir do próprio discurso.
Foco – Ação Democratizadora – Voltado para todos
EPISÓDIOS NA EDUCAÇÃO DE SP
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1920 – Reforma Sampaio Dória
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1932 – Manifesto dos pioneiros
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1948/1961 – Luta pela escola pública
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1967/1969 – Expansão da matrícula no ensino
ginasial
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Ginásios vocacionais
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REFORMA SAMPAIO DÓRIA
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Ensino Primário deficitário (Aumentar o número
de vagas sem recursos), reduzi o ensino para 2 anos – Matrícula obrigatória a
partir dos 7 anos.
Críticas: Anísio Teixeira – Esse tipo de
educação não é voltada à qualidade.
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A EXPANSÃO DO ENSINO GINASIAL
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Universalização ao acesso da educação primária.
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Problemas na educação Ginasial – Não há vagas
para todos
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Não há vagas para todos, então o aluno passa por
um exame de admissão. (exame rigoroso)
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Medida da secretaria – Unificação do exame –
Facilitação – aumento de número de aprovados.
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Descontentamento de muitos profissionais devido
ao rebaixamento da qualidade de ensino
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Educação tecnicista – Ideias internacional.
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GINÁSIOS VOCACIONAIS
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Algumas escolas ganham autonomia pedagógica,
administrativa e financeira
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Buscar uma renovação metodológica e curricular
Após algumas considerações sumárias sobre a educação
cultural, histórica do homem e a necessidade de conscientização, o relatório
concluiu:
O momento histórico brasileiro uma democratização da cultura
para que o homem possa, através da formação de sua consciência crítica,
encontrar sua forma original de fazer o país a se desenvolver. É o momento da
opção em todos os níveis. Assim, toda experiência, partindo não da doação de
fórmulas prontas, mas da descoberta comum, é um dado importante para a
planificação do povo Brasileiro.
A experiência Vocacional surge com a preocupação de se
situar o jovem como alguém atuante e inspirada em alguns princípios da Escola
Nova, enfocando principalmente o problema da liberdade do educando como o
agente da própria educação, do seu próprio desenvolvimento, e do professor como
instrumento estimulador e explicitador das situações educativas.
Elabora por Márcio Luiz Severo de Freitas . 24/03/2018
Elabora por Márcio Luiz Severo de Freitas . 24/03/2018
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