GESTÃO PARA
RESULTADOS NA EDUCAÇÃO – IZABELA MURICI E NILZA CHAVES
·
Brasil
convive com problemas educacionais
·
Identificados
no PISA E IDEB
·
IDEB
(0-10) porém metade das escolas brasileiras a nota é 4
·
OCDE
– 6 seria uma nota adequada
O problema da
educação no Brasil é sistêmico -> não será resolvido com ações isoladas
(forma pontual)
Solução:
Política Nacional abrangente
Educação:
política, economia, segurança, saúde
A educação é
tratada de forma imediatista – suas ações são paliativas, resolvem os problemas
em parte.
A ausência de
métodos que atendam a complexidade da educação (caráter sistêmico)
O problema da
educação no Brasil não se resolve apenas com dinheiro.
Há a
necessidade de um esforço sistêmico. (De todos os envolvidos)
Traçar metas
bem definidas
Elos: Governo
federal (legislação), Governo Estadual e municipal, SEE(regionais) e Escola
Governo
Federal: Políticas federais, PNE, Diretrizes, avaliação em larga escala, leis
Governo
estadual e municípios: Políticas estaduais e municipais, PEE, PME, repasse
financeiros
SEE: Diretrizes
básicas, projetos, programas, recursos humanos
ESCOLA: Ensino
de qualidade, infraestrutura, planejamento
APLICANDO OS
FATORES CRÍTICOS
Por que algumas
escolas se destacam?
3 fatores
críticos
1)
A
liderança: capacidade de mobilizar a comunidade
2)
Conhecimento
técnico dos processos
3)
Método
de gestão – caminho para chegar nos resultados
Conceito de
liderança: Vicente Falconi
·
Alcançar
metas – atribuir metas, domínio do método, conhecimento técnico
·
Com
o time – recrutar, treinar, inspirar, valorizar resultados, sistemas de ensino
alinhados
·
Fazendo
certo – cultura única, cultura de desempenho, cultura de honestidade
intelectual
Avaliação da liderança:
formação de equipe, inclusão, capacitação de equipe, desafio, acompanhamento,
avaliação, feedback, meritocracia, fortalecimento da cultura, formação de
líderes, clima favorável, interfaces, autodesenvolvimento.
Elaboração de
um plano de melhoria individual.
A liderança
promove valores na gestão – princípio modeladores – referenciam as decisões e
escolhas.
Conhecimentos
técnicos: relacionado a função – Conhecimento do professor, coordenador, dos
processos administrativos.
Gestor: deve
ter conhecimento do currículo básico até ao processo de prestação de contas
·
Administração
de recursos
·
Gestão
de recursos humanos
·
Elaboração
e aplicação de normas
·
Supervisionar
e orientar a equipe
·
Comunicação
entre escola e comunidade
·
Direcionamento
das práticas e documentos da escola
·
Construção
e implementação do PPP
·
Prestação
de contas
Conhecimento do
método de gestão – caminho adequado para área da educação
1)
Aplicação
de evidências objetivas
2)
Aplicação
em análise qualitativa – compreensão de casos e efeitos - interpretar a
realidade
3)
Ciclos
do método de gestão
·
Ciclo
de melhoria
·
Ciclo
da operação do dia-a-dia
UTILIZANDO O
SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL NA REDE/ E NAS ESCOLAS
·
Domínio
do sistema escolar
Sistema de
gestão pode ser compreendido em 3 dimensões
1)
Plurianual:
Definição – visão, metas e estratégias
·
Diagnóstico
situacional - swot – análise das forças,
oportunidades, forças e ameaças
·
Diminuição
do grau de incerteza
·
Em
médio o prazo é de 5 anos
·
Definir
estratégias apresentada em 3 famílias
1)
Política:
definições que regulamentam as atividades cotidianas
2)
Ações:
Projetos que devem ser implementados para o alcance das metas
3)
Objetivos:
melhorias para o alcance da visão de futuro
2)
Dimensão
Anual da gestão – metas e estratégias para 1 ano
·
Gestão
de melhoria e gestão de ação
3)
Dimensão
diária da gestão – resultados que acontecem na sala de aula
·
Coordenação,
supervisão são importantes para acompanhar os alunos e professores
APLICAÇÃO
DO SISTEMA DE ENSINO NA ESCOLA
Desenvolvimento
da escola ocorre em 3 níveis
1)
Nível
estratégico
2)
Nível
tático
3)
Nível
operacional
Dimensão
plurianual – PPP e PDE – visão, valores, objetivos, políticas, ações
estratégicas
Dimensão Anual –
ações estratégicas são baseadas em projetos com metas e prazos
Dimensão diária
– Bom gerenciamento da rotina – procedimento padrão
UTILIZANDO O
MÉTODO PARA ALCANÇAR METAS ANUAIS
·
PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT
ou Adjust) é um método iterativo
de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de
processos e produtos.
4 etapas – Planejamento, execução
1)
Planejamento
– PLAN
a)
Identificação
do problema – Passos – estabelecer indicadores, analisar os dados do problema, definir
a meta e estruturar a gestão à vista
·
Quais
são os indicadores que caracterizam os resultados – Dimensões
è
Qualidade,
custo, entrega (taxa de aprovação), moral (satisfação da comunidade), segurança
b)
Analisar
os dados do problema – Compreensão ampla do resultado que se quer melhorar
è
Avaliações
do histórico do problema
è
Comparações
com bons resultados – Busca de referências
c)
Definir
a meta
è
Conhecer
o problema
è
Definição
de metas – 3 componentes são essências – objeto, valor e prazo
D)
Estrutura a gestão à vista – comunicação das informações da gestão
->
Dar visibilidade às informações da gestão para comunidade
->
Possibilitar a divulgação das metas e resultados alcançados
->
Mobilizar os professores para uma atuação proativa
->
Estimular a interação dos professores com a direção da escola na busca da melhoria
do resultado
->
Promover uma competição saudável entre turnos, turmas e professores
->
Demostrar transparência na gestão escolar
2)
Análise
do fenômeno
·
Avaliar
o problema
·
Desmembramento
do problema em partes menores
3)
Análise
do processo – As atividades meio das quais a escola está estruturada
·
Está
estruturada nos seguintes fatores – pessoas, método, materiais, meio ambiente,
medidas – mensurações que o processo está funcionando (frequência do professor,
cumprimento do currículo)
Passos para
analisar o processo
·
Definir
as causas – sugestão de utilização de um diagrama de causa e efeito “Espinho de
peixe” – Criado por kaoru Ishikawa – 1940
·
Identifica
causa, efeito e define ações para eliminar o problema
·
Priorizando
as causas coletadas – Espinha de peixe
·
Causas
mais impactantes sobre o resultado
·
Preocupação
com as causas que são de autonomia da escola
Como buscar as
causas fundamentais? Técnicas do por quê? – ex:.Baixo rendimento
·
Por
quê? Causa primária – Desinteresse dos alunos
·
Por
quê? Causa secundária – Aulas expositivas e exercícios iguais ao outro turno
·
Por
quê? Causa terciária - Planejamento igual para todas as turmas
·
Por
quê? Causa fundamental – Cada turma e turno tem suas especificidades não foi
feito um planejamento adequado para cada realidade
·
Levantar
e analisar dados para confirmar o impacto das causas priorizadas – confronto
entre as causas e os dados
Plano de ação –
Conjunto de ações organizadas no tempo e distribuídas aos responsáveis
·
Natureza
operacional
·
Objetivo:
Eliminar as causas que foram priorizadas na análise do processo
·
Como
fazer o plano de ação? Técnica 5W2H
è
Causa
– descrição da causa priorizada na análise do processo
è
Ação
– What? O que? Descrição da ação
è
Responsável
– Who? Quem coordena?
è
Procedimento
– How? Como será executada?
è
Prazo
– When? Quando iniciará e quando terminará?
è
Justificativa
– Why? Por quê? Descrição da finalidade
è
Local
– Where? Onde será realizada?
è
Custo
– How much? Qual é o valor necessário?
2) Execução – DO
- Respeito aos prazos estabelecidos, verificação (recursos), distribuição de
ações, viabilidade da implementação da ação
* Resultado –
depende da ação disciplinada de todos os responsáveis envolvidos
Devem conhecer
a ação, seus propósitos e significados
Sugestões: Não
parar no primeiro obstáculo, alterar o passo a passo sem desrespeitar o prazo
estabelecido, registro da execução
3) Verificação
- CHECK : garantir a execução do que foi
planejado, alcançar as metas definidas
Responsável
pelo plano deve verificar o realizado versus planejado
4)
Ações
corretivas - ACT OR ADJUST: transformação das ações em procedimentos da escola
Há dois tipos
de padrões
1)
Padrão
gerencial do processo (PGP): sequência lógica da execução das tarefas
2)
Procedimento
operacional padrão (POP): Caracteriza os passos necessários para realizar a
tarefa
Ações
corretivas surgem a partir de desvios de resultado
SDCA –
COMO MANTER AS MELHORIA – Ferramenta importante para corrigir os eventuais
desvios que poderão se transformar em problemas crônicos.
S (Standard): é padronizar o
processo para que todos os envolvidos executem a
mesma tarefa da mesma forma.
D (Do): é
a execução dos padrões e a orientação ou treinamento de todos os envolvidos
para aprender a nova forma de fazer o trabalho.
C (Check): o check segue o
mesmo princípio do PDCA, verificar o cumprimento dos padrões, ou seja, se
a execução do processo está conforme o que foi padronizado e avaliar os
resultados da alteração.
A (Act): o agir
corretivamente visa realizar ajustes necessários
quando as pessoas não conseguirem executar o novo método.
PDCA –
Corrigir para alcançar a meta (objetivo)
SDCA –
Serve para alcançar uma ação corretiva que não foi conquistada no PDCA
·
Ações
corretivas: Mais rápidas e mais baratas
·
Função:
Manter os resultados estáveis nos níveis já obtidos
·
Avaliação
periódica – Melhoria – Cotidianamente
PDCA +
SDCA (integrar)
Planejamento
+ acompanhamento e correção
S –
Padronização – Manter o resultado que foi conquistado
·
Plano
de ação para manter o resultado. O que? E como? What and How?
a)
Definição
dos indicadores dos processos da escola
b)
Definição
da meta padrão
c)
Elaboração
dos padrões – instrumento – metas – procedimentos
D –
Executar –
a)
Divulgação
dos padrões e treinando dos envolvidos (formação)
·
Capacitação
dos professores
b)
Execução
do padrão – todos os envolvidos devem utilizar o padrão de forma contínua e
correta
c)
Gestão
dos padrões – acompanhamento
C –
Verificação – Periodicidade da análise dos indicadores
a)
Ação
corretiva – produzida a partir de um plano de ação – Quais são as causas
prováveis, contramedidas, responsabilidade, como fazer, quando fazer
GESTÃO DO AMBIENTA DA
ESCOLA – Escola organizada inspira os alunos
Limpeza, padrão, cultura
da conservação do patrimônio etc...
·
Diminuição
da reprovação
·
Aumento
da frequência escolar
·
Aumento
da participação ativa do aluno
Programa
5 sensos (5 sensos) – gerar hábitos favoráveis – Ações inteligentes
·
Utilização
– Classificar itens necessários e necessários (Materiais)
·
Ordenação
– Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar
·
Limpeza
– Limpar e manter limpo o ambiente
·
Padronização
– Saúde física, mental e social exige a prática dos 3 primeiros sensos
·
Autodisciplina
– Hábito formado na prática dos demais sensos
IMPULSONADORES
DA GESTÃO PARA RESULTADO
·
Encontrar
soluções que impulsionam a gestão
Gestão
do clima da escola – Análise dos indicadores
·
Qualidade,
custo, entrega, moral e segurança
Moral: Estritamente
relacionada com o clima da gestão da escola
Proativa
– Intenção de melhorar – fazer com planejamento atrás do diagnóstico constante
A
gestão do clima busca a satisfação de todos
Etapas
de implementação
·
Diagnóstico
do clima atual
·
Definir
meta de melhorias – metas (onde queremos chegar)
·
Construir
planos de ação
·
Acompanhamento
das ações e do alcance das metas
Realização
de ajustes e padronização das boas práticas
Gestão
da mudança – Ações para melhoria do clima – Objetivo: reduzir o risco de
insucesso da melhoria que se queira implantar
A
escola deve garantir a autonomia
·
Diagnóstico
da situação atual
·
Análise
dos fatores de impacto (barreiras)
·
Capacitação
e autonomia dos envolvidos
·
Definir
estratégias e ações de mudança
·
Gestão
das ações e dos resultados
·
Institucionalização
“Sentimos
que o conhecimento adquirido nos diversos projetos dos quais participamos
poderia ser muito útil para ajudar os profissionais da educação nos desafios do
dia a dia.” Izabela
Murici
“Com
este trabalho, queremos mostrar que é possível evoluir nos principais
indicadores de educação, reorganizando os recursos disponíveis de acordo com o
método gerencial.” Neuza Chaves
Resumo elabora
por Márcio Severo, Cajati – 23/07/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário