terça-feira, 25 de julho de 2017

Resumo da obra GESTÃO PARA RESULTADOS NA EDUCAÇÃO – IZABELA MURICI E NILZA CHAVES

GESTÃO PARA RESULTADOS NA EDUCAÇÃO – IZABELA MURICI E NILZA CHAVES
·         Brasil convive com problemas educacionais
·         Identificados no PISA E IDEB
·         IDEB (0-10) porém metade das escolas brasileiras a nota é 4
·         OCDE – 6 seria uma nota adequada

O problema da educação no Brasil é sistêmico -> não será resolvido com ações isoladas (forma pontual)
Solução: Política Nacional abrangente
Educação: política, economia, segurança, saúde
A educação é tratada de forma imediatista – suas ações são paliativas, resolvem os problemas em parte.
A ausência de métodos que atendam a complexidade da educação (caráter sistêmico)
O problema da educação no Brasil não se resolve apenas com dinheiro.
Há a necessidade de um esforço sistêmico. (De todos os envolvidos)
Traçar metas bem definidas
Elos: Governo federal (legislação), Governo Estadual e municipal, SEE(regionais) e Escola
Governo Federal: Políticas federais, PNE, Diretrizes, avaliação em larga escala, leis
Governo estadual e municípios: Políticas estaduais e municipais, PEE, PME, repasse financeiros
SEE: Diretrizes básicas, projetos, programas, recursos humanos
ESCOLA: Ensino de qualidade, infraestrutura, planejamento

APLICANDO OS FATORES CRÍTICOS
Por que algumas escolas se destacam?
3 fatores críticos
1)    A liderança: capacidade de mobilizar a comunidade
2)    Conhecimento técnico dos processos
3)    Método de gestão – caminho para chegar nos resultados
Conceito de liderança: Vicente Falconi
·         Alcançar metas – atribuir metas, domínio do método, conhecimento técnico
·         Com o time – recrutar, treinar, inspirar, valorizar resultados, sistemas de ensino alinhados
·         Fazendo certo – cultura única, cultura de desempenho, cultura de honestidade intelectual
Avaliação da liderança: formação de equipe, inclusão, capacitação de equipe, desafio, acompanhamento, avaliação, feedback, meritocracia, fortalecimento da cultura, formação de líderes, clima favorável, interfaces, autodesenvolvimento.
Elaboração de um plano de melhoria individual.
A liderança promove valores na gestão – princípio modeladores – referenciam as decisões e escolhas.
Conhecimentos técnicos: relacionado a função – Conhecimento do professor, coordenador, dos processos administrativos.
Gestor: deve ter conhecimento do currículo básico até ao processo de prestação de contas
·         Administração de recursos
·         Gestão de recursos humanos
·         Elaboração e aplicação de normas
·         Supervisionar e orientar a equipe
·         Comunicação entre escola e comunidade
·         Direcionamento das práticas e documentos da escola
·         Construção e implementação do PPP
·         Prestação de contas
Conhecimento do método de gestão – caminho adequado para área da educação
1)    Aplicação de evidências objetivas
2)    Aplicação em análise qualitativa – compreensão de casos e efeitos - interpretar a realidade
3)    Ciclos do método de gestão
·         Ciclo de melhoria
·         Ciclo da operação do dia-a-dia
UTILIZANDO O SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL NA REDE/ E NAS ESCOLAS
·         Domínio do sistema escolar
Sistema de gestão pode ser compreendido em 3 dimensões
1)    Plurianual: Definição – visão, metas e estratégias
·         Diagnóstico situacional -  swot – análise das forças, oportunidades, forças e ameaças
·         Diminuição do grau de incerteza
·         Em médio o prazo é de 5 anos
·         Definir estratégias apresentada em 3 famílias
1)    Política: definições que regulamentam as atividades cotidianas
2)    Ações: Projetos que devem ser implementados para o alcance das metas
3)    Objetivos: melhorias para o alcance da visão de futuro

2)    Dimensão Anual da gestão – metas e estratégias para 1 ano
·         Gestão de melhoria e gestão de ação

3)    Dimensão diária da gestão – resultados que acontecem na sala de aula
·         Coordenação, supervisão são importantes para acompanhar os alunos e professores
APLICAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO NA ESCOLA
Desenvolvimento da escola ocorre em 3 níveis
1)    Nível estratégico
2)    Nível tático
3)    Nível operacional
Dimensão plurianual – PPP e PDE – visão, valores, objetivos, políticas, ações estratégicas
Dimensão Anual – ações estratégicas são baseadas em projetos com metas e prazos
Dimensão diária – Bom gerenciamento da rotina – procedimento padrão

UTILIZANDO O MÉTODO PARA ALCANÇAR METAS ANUAIS
·         PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
 4 etapas – Planejamento, execução
1)    Planejamento – PLAN
a)    Identificação do problema – Passos – estabelecer indicadores, analisar os dados do problema, definir a meta e estruturar a gestão à vista
·         Quais são os indicadores que caracterizam os resultados – Dimensões
è Qualidade, custo, entrega (taxa de aprovação), moral (satisfação da comunidade), segurança
b)    Analisar os dados do problema – Compreensão ampla do resultado que se quer melhorar
è Avaliações do histórico do problema
è Comparações com bons resultados – Busca de referências
c)    Definir a meta
è Conhecer o problema
è Definição de metas – 3 componentes são essências – objeto, valor e prazo
D) Estrutura a gestão à vista – comunicação das informações da gestão
-> Dar visibilidade às informações da gestão para comunidade
-> Possibilitar a divulgação das metas e resultados alcançados
-> Mobilizar os professores para uma atuação proativa
-> Estimular a interação dos professores com a direção da escola na busca da melhoria do resultado
-> Promover uma competição saudável entre turnos, turmas e professores 
-> Demostrar transparência na gestão escolar
2)    Análise do fenômeno
·         Avaliar o problema
·         Desmembramento do problema em partes menores

3)    Análise do processo – As atividades meio das quais a escola está estruturada
·         Está estruturada nos seguintes fatores – pessoas, método, materiais, meio ambiente, medidas – mensurações que o processo está funcionando (frequência do professor, cumprimento do currículo)
Passos para analisar o processo
·         Definir as causas – sugestão de utilização de um diagrama de causa e efeito “Espinho de peixe” – Criado por kaoru Ishikawa – 1940
·         Identifica causa, efeito e define ações para eliminar o problema
·         Priorizando as causas coletadas – Espinha de peixe
·         Causas mais impactantes sobre o resultado
·         Preocupação com as causas que são de autonomia da escola
Como buscar as causas fundamentais? Técnicas do por quê? – ex:.Baixo rendimento
·         Por quê? Causa primária – Desinteresse dos alunos
·         Por quê? Causa secundária – Aulas expositivas e exercícios iguais ao outro turno
·         Por quê? Causa terciária - Planejamento igual para todas as turmas
·         Por quê? Causa fundamental – Cada turma e turno tem suas especificidades não foi feito um planejamento adequado para cada realidade
·         Levantar e analisar dados para confirmar o impacto das causas priorizadas – confronto entre as causas e os dados
Plano de ação – Conjunto de ações organizadas no tempo e distribuídas aos responsáveis
·         Natureza operacional
·         Objetivo: Eliminar as causas que foram priorizadas na análise do processo
·         Como fazer o plano de ação? Técnica 5W2H
è Causa – descrição da causa priorizada na análise do processo
è Ação – What? O que? Descrição da ação
è Responsável – Who? Quem coordena?
è Procedimento – How? Como será executada?
è Prazo – When? Quando iniciará e quando terminará?
è Justificativa – Why? Por quê? Descrição da finalidade
è Local – Where? Onde será realizada?
è Custo – How much? Qual é o valor necessário?

2) Execução – DO - Respeito aos prazos estabelecidos, verificação (recursos), distribuição de ações, viabilidade da implementação da ação
* Resultado – depende da ação disciplinada de todos os responsáveis envolvidos
Devem conhecer a ação, seus propósitos e significados
Sugestões: Não parar no primeiro obstáculo, alterar o passo a passo sem desrespeitar o prazo estabelecido, registro da execução
3) Verificação -  CHECK : garantir a execução do que foi planejado, alcançar as metas definidas
Responsável pelo plano deve verificar o realizado versus planejado
4)    Ações corretivas - ACT OR ADJUST: transformação das ações em procedimentos da escola
Há dois tipos de padrões
1)    Padrão gerencial do processo (PGP): sequência lógica da execução das tarefas
2)    Procedimento operacional padrão (POP): Caracteriza os passos necessários para realizar a tarefa
Ações corretivas surgem a partir de desvios de resultado
SDCA – COMO MANTER AS MELHORIA – Ferramenta importante para corrigir os eventuais desvios que poderão se transformar em problemas crônicos.

S (Standard): é padronizar o processo para que todos os envolvidos executem a mesma tarefa da mesma forma.
D (Do): é a execução dos padrões e a orientação ou treinamento de todos os envolvidos para aprender a nova forma de fazer o trabalho.
C (Check): o check segue o mesmo princípio do PDCA, verificar o cumprimento dos padrões, ou seja, se a execução do processo está conforme o que foi padronizado e avaliar os resultados da alteração.
A (Act): o agir corretivamente visa realizar ajustes necessários quando as pessoas não conseguirem executar o novo método.

PDCA – Corrigir para alcançar a meta (objetivo)

SDCA – Serve para alcançar uma ação corretiva que não foi conquistada no PDCA

·         Ações corretivas: Mais rápidas e mais baratas
·         Função: Manter os resultados estáveis nos níveis já obtidos
·         Avaliação periódica – Melhoria – Cotidianamente

PDCA + SDCA (integrar)
Planejamento + acompanhamento e correção

S – Padronização – Manter o resultado que foi conquistado
·         Plano de ação para manter o resultado. O que? E como? What and How?
a)    Definição dos indicadores dos processos da escola
b)    Definição da meta padrão
c)    Elaboração dos padrões – instrumento – metas – procedimentos

D – Executar –
a)    Divulgação dos padrões e treinando dos envolvidos (formação)
·         Capacitação dos professores
b)    Execução do padrão – todos os envolvidos devem utilizar o padrão de forma contínua e correta
c)    Gestão dos padrões – acompanhamento

C – Verificação – Periodicidade da análise dos indicadores
a)    Ação corretiva – produzida a partir de um plano de ação – Quais são as causas prováveis, contramedidas, responsabilidade, como fazer, quando fazer
GESTÃO DO AMBIENTA DA ESCOLA – Escola organizada inspira os alunos

Limpeza, padrão, cultura da conservação do patrimônio etc...
·         Diminuição da reprovação
·         Aumento da frequência escolar
·         Aumento da participação ativa do aluno

Programa 5 sensos (5 sensos) – gerar hábitos favoráveis – Ações inteligentes
·         Utilização – Classificar itens necessários e necessários (Materiais)
·         Ordenação – Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar
·         Limpeza – Limpar e manter limpo o ambiente
·         Padronização – Saúde física, mental e social exige a prática dos 3 primeiros sensos
·         Autodisciplina – Hábito formado na prática dos demais sensos

IMPULSONADORES DA GESTÃO PARA RESULTADO
·         Encontrar soluções que impulsionam a gestão

Gestão do clima da escola – Análise dos indicadores
·         Qualidade, custo, entrega, moral e segurança
Moral: Estritamente relacionada com o clima da gestão da escola
Proativa – Intenção de melhorar – fazer com planejamento atrás do diagnóstico constante
A gestão do clima busca a satisfação de todos

Etapas de implementação
·         Diagnóstico do clima atual
·         Definir meta de melhorias – metas (onde queremos chegar)
·         Construir planos de ação
·         Acompanhamento das ações e do alcance das metas
Realização de ajustes e padronização das boas práticas

Gestão da mudança – Ações para melhoria do clima – Objetivo: reduzir o risco de insucesso da melhoria que se queira implantar
A escola deve garantir a autonomia
·         Diagnóstico da situação atual
·         Análise dos fatores de impacto (barreiras)
·         Capacitação e autonomia dos envolvidos
·         Definir estratégias e ações de mudança
·         Gestão das ações e dos resultados
·         Institucionalização

“Sentimos que o conhecimento adquirido nos diversos projetos dos quais participamos poderia ser muito útil para ajudar os profissionais da educação nos desafios do dia a dia.” Izabela Murici

“Com este trabalho, queremos mostrar que é possível evoluir nos principais indicadores de educação, reorganizando os recursos disponíveis de acordo com o método gerencial.” Neuza Chaves


Resumo elabora por Márcio Severo, Cajati – 23/07/2017

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