Ensino: abordagens do processo (Mizukami)
Palavras-chave: Avaliação; Tendências pedagógicas; Ensino;
Aprendizagem.
Trazem diferentes concepções do mundo, de homem, educação,
cultura, sociedade.
A prática educativa é sempre orientada por um referencial
teórico.
A Mizukami não trata o ESCOLANOVISMO como abordagem, para
ela é apenas um acervo de aspecto didático.
ABORDAGEM TRADICIONAL: Homem sujeito acabado, nasce pronto,
o aluno é um adulto em miniatura, o aluno é um mero receptor passivo de
informações. A escola trabalha com transmissão e assimilação de conteúdo.
Objetivos educacionais: adaptação à sociedade, intelectualismo,
enciclopedismo, valorização do diploma, trabalho individualista.
Conhecimento: Acúmulo de conhecimento, memorização. Paulo
Freire chama de educação Bancária.
O ensino está preocupado com o resultado do aluno e não com
o processo de construção do conhecimento.
Ênfase nos conteúdos conceituais – Memorização
Avaliação: Valoriza a nota, a classificação do aluno, repúdio
ao erro, reprodução fiel do conteúdo ensinado.
Processo educacional: Instrução, transmitir conteúdos
logicamente selecionados.
Relação professor-aluno: Relação verticalizada, poder
decisório e regulatório do professor, aulas expositivas.
Principais representantes: Dürkheim, Chartier, snyders.
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA – Behavorista: Nova descoberta
do indivíduo, resultado direto da experiência com a realidade externa. “Empirismo”
Homem é visto como um produto de um processo evolutivo. O
homem é produto do meio.
O comportamento humano pode ser manipulado por fatores
externos. “Mundo já construído”
Aprendizagem: Cópia da realidade
·
Base – Skinner -> São as experiências que
determinam o comportamento do ser humano.
·
É possível modificar o comportamento humano a
partir da modificação das condições sociais ambientais.
Cultura: usos e costumes
dominantes. Comportamentos que se mantem através dos tempos.
Educação é transmitir a cultura
já existente.
Conhecimento é adquirido com a
experiência.
Professor: Planeja a prática
educativa para maximizar o desempenho do aluno.
Supervalorização do acerto
Principais representantes: Skinner, Popham, Gerlach e
Briggs, Glaser, Papay, Madsen
ABORDAGEM HUMANISTA: Sujeito é o principal elaborador do conhecimento
humano.
O professor não é transmissor de conteúdo. O professor é um
facilitador da aprendizagem.
Conteúdo: Vem das próprias experiências dos alunos
Influência do Carl Rogers: Escola renovada não-diretiva.
Valoriza a preocupação psicológica e emocional do indivíduo.
O professor não transmite conteúdos, não ensina nos moldes
tradicionais, apenas cria condições para que os alunos aprendam, especialmente
através das próprias experiências dos alunos, sendo um facilitador da
aprendizagem.
O homem não é um ser pronto.
Objetivo: Uso pleno de suas potencialidades e capacidades.
Educação voltada para autodescoberta
Método: Desenvolvimento do sujeito – Princípio da não
interferência
Professor: Qualidades – Congruência, empatia, Respeito
Características: Clima favorável e liberdade para aprender.
Avaliação: auto-avaliação dos alunos.
Principais representantes: Carl Rogers, Alexander Neil,
Erich Fromm.
ABORDAGEM COGNITIVISTA:
Conhecimento: é o produto da interação entre sujeito e
objeto.
Piaget: Investiga o sujeito e a sua relação com símbolos,
signos, regras, objetos, etc.
Evolução: Relação entre desenvolvimento e aprendizagem,
formação de novas estruturas.
Estágios de desenvolvimento: sensório-motor, pré-operatória,
operatório-concreto e formal.
Papel do professor: desequilibrar o aluno respeitando o seu
nível de desenvolvimento. Oferecer desafios para fazer o aluno pensar,
construção de esquemas mentais.
Aluno:
·
Observa: atua concretamente com o objeto,
·
Uso da linguagem: Pensar abstratamente
O cognitivismo estuda cientificamente a aprendizagem
Desenvolvimento: Máximo de operacionalidade de suas
atividades. (Motora, mental e física)
Principais representantes: Jean Piaget, Jerome Bruner, Henry
Wallon
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL: Ênfase nos aspectos políticos,
sociais e culturas
Educação também é um ato político
Base: Paulo Freire e Vigotksy, Marx
·
Materialismo histórico-dialético
·
Abordagem histórico-cultural
·
O homem é sujeito histórico e inacabado – Inserido
em um contato histórico e cultural
A educação deve ser precedida da reflexão. (Capitalismo –
desigualdades)
Prática pedagógica: processo de conscientização
Relação professor X Aluno: Horizontal (diálogo). Professor e
aluno aprendem
Emancipação do aluno: criticidade e transformação da
realidade
Abordagens e o professor: Cognitivista (Construtivismo) e
sociocultural
Principais
representantes: Vigotsky, Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto, Marx
Resumo elabora por Márcio Severo cajati - 25/07/2017
Amei.
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