Progestão - como desenvolver a avaliação institucional da
escola?, módulo IX / Maria Estrela Araújo Fernandes, Isaura belloni ;
coordenação geral Maria Aglaê de Medeiros Machado. -- Brasília : Consed –
Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.
Avaliação institucional – Perceber – Investigar e Construir –
Da instituição (Escola)
Avaliação Educação – Da aprendizagem do aluno
Objetivo: Resultados (qualidade da educação)
Finalidade: Aperfeiçoamento e acompanhamento da escola
Avalição de caráter analógico e construtivo
1)
Visão da totalidade: envolvendo serviços,
desempenhos e suas inter-relações
2)
Participação coletiva: Professores,
funcionários, gestores, pais e comunidade local – Gestão democrática
3)
Planejamento e acompanhamento: processo e não apenas
levantamento de dados.
Avaliação Institucional: preparação, implementação e síntese
Avaliação institucional é um processo global, contínuo e
sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes
internos e externos na formulação de subsídios para a melhoria da qualidade da
instituição escolar.
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