sábado, 12 de agosto de 2017

Progestão

Progestão - como desenvolver a avaliação institucional da escola?, módulo IX / Maria Estrela Araújo Fernandes, Isaura belloni ; coordenação geral Maria Aglaê de Medeiros Machado. -- Brasília : Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.
Avaliação institucional – Perceber – Investigar e Construir – Da instituição (Escola)
Avaliação Educação – Da aprendizagem do aluno
Objetivo: Resultados (qualidade da educação)
Finalidade: Aperfeiçoamento e acompanhamento da escola
Avalição de caráter analógico e construtivo
1)      Visão da totalidade: envolvendo serviços, desempenhos e suas inter-relações
2)      Participação coletiva: Professores, funcionários, gestores, pais e comunidade local – Gestão democrática
3)      Planejamento e acompanhamento: processo e não apenas levantamento de dados.
Avaliação Institucional: preparação, implementação e síntese
Avaliação institucional é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos na formulação de subsídios para a melhoria da qualidade da instituição escolar.


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