domingo, 6 de agosto de 2017

Questões de concurso para direção SEE- SP 2017

1)    Segundo Luckesi (2011), a prática que caracteriza a aferição do aproveitamento escolar pode ser descrita em três procedimentos sucessivos:
“a medida do aproveitamento escolar, a transformação da medida em nota ou conceito e a utilização dos resultados identificados".
Não obstante essa constatação, o autor defende que “a avaliação é um mecanismo subsidiário do planejamento e da execução [...].
Ela só faz sentido na medida em que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos. A avaliação é um instrumento auxiliar da melhoria dos resultados". (Luckesi, 2011, p. 150.)
Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá
Parte superior do formulário
·         a )seguir os três passos que caracterizam a aferição do conhecimento para elaborar bons instrumentos de avaliação que materializem o projeto pedagógico institucional.
·         b) conhecer o projeto pedagógico escolar, participar do planejamento das metas de aprendizagem escolar e de sua execução para realizar o projeto pedagógico institucional.
·         c )reconhecer a limitação de procedimentos que procedem à verificação da aprendizagem e empenhar-se no planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
·         d) atribuir à avaliação um sentido que extrapole seus resultados para interferir e aprimorar sua contribuição ao planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
·         e) compreender a avaliação, além de seu caráter classificatório, como procedimento diagnóstico que permite ajustar encaminhamentos para a consecução do projeto pedagógico institucional.
2)    De acordo com Luckesi , [...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si. Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar:Parte superior do formulário
·         a) Refere-se ao objeto em construção, ou seja, ao processo de aprendizagem.
·         b) Incide sobre um objeto já construído, sendo uma avaliação de produto da aprendizagem.
·         c) Está focada no objeto em construção, ou seja, no produto da aprendizagem.
·         d) Permite três passos: descrever, qualificar e intervir na realidade.
e) Dedica-se a acompanhar uma atividade em sua dinâmica construtiva.

3)    O planejamento define os resultados e os meios a serem atingidos; a execução constrói os resultados; e a avaliação serve de instrumento de verificação dos resultados planejados que estão sendo obtidos, assim como fundamenta decisões que devem ser tomadas para que os resultados sejam construídos. Nessa perspectiva, conforme Luckesi, a avaliação da aprendizagem é um(a) :
(A) mecanismo subsidiário do planejamento e da execução.
(B) atividade subsidiária e totalmente desarticulada da execução.
 (C) atividade que existe e subsiste por si mesma.
(D) instrumento que não subsidia o processo do planejamento.
(E) ação independente da proposta pedagógica.

4)    “A avaliação não deveria ser fonte de decisão sobre o castigo, mas de decisão sobre os caminhos do crescimento sadio e feliz.” (Luckesi). Acerca desse tema, a escola pode contribuir para o sucesso da aprendizagem do aluno, assegurando sua permanência quando:
(A) Considera o erro como fonte de punição e não como possibilidade de nova conduta. (
B) Despreocupa com a individualidade do aluno.
(C) Utiliza medidas punitivas para adequar a criança à escola.
(D) Possibilita um ambiente de liberdade e de atenção à singularidade do aluno.
(E) Exige dos alunos capacidade de compreensão além da capacidade do grupo.

5)    .(VUNESP/2014) Neide  e  Marília  são,  respectivamente,  professoras de 2.º e 5.ºanos do Ensino Fundamental de uma escola do  interior  paulista.  Para  rever  suas  práticas  de  avaliação do rendimento do aluno, elas recorreram à obra Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições (LUCKESI, 2011). Puderam assim constatar que, conforme o autor, a atual prática da avaliação escolar não  viabiliza um  processo  de democratização  do ensino,  o  que  pode  ser  superado  quando  se  trabalha  a partir de uma

(A)  avaliação que seja classificatória, de modo a indicar o grau de aprendizagem do aluno em relação a seus pares, possibilitando ao docente uma seleção segura dos estudantes que serão promovidos e daqueles que ficarão para recuperação.

(B)  avaliação diagnóstica assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.

(C)  concepção pedagógica que exija democraticamente de  todos  os  alunos  o  domínio  dos  conteúdos
tradicionais, levando-os a se apropriarem do saber erudito, a fim de que sejam bem sucedidos em suas avaliações e no percurso de sua escolarização.

(D)  avaliação  somatória  para  premiar,  em  especial,  os alunos bem sucedidos na escola, estimulando-os a sempre alcançarem notas acima do limite de aprovação, pois dessa forma se preparam para os processos competitivos da sociedade democrática.

(E) prática  docente  que  permita  ao  professor  verificar o grau de  eficiência  do  seu  trabalho pedagógico  e como é importante ser flexível na avaliação da aprendizagem dos alunos com dificuldades, pois eles são diferentes e demandam um ensino menos exigente.

6)    (FGV/2013) Luckesi (2011) afirma que o exercício pedagógico escolar está estruturado em uma pedagogia do exame mais do que em uma pedagogia de ensino/aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta uma prática voltada para a pedagogia do ensino/aprendizagem.

(A) Os alunos estão com a atenção centrada na promoção e, por isso, procuram saber as normas e os modos pelos quais as notas são obtidas.
(B) Os professores utilizam as provas como instrumentos de
ameaça, alegando ser um elemento motivador da aprendizagem.
(C) Os pais, em geral, ficam na expectativa das notas de seus filhos, isto é, o importante é que tenham nota para serem aprovados.
(D) A avaliação é vista como um diagnóstico da qualidade dos resultados implicando, caso não tenha sido satisfatório, a retomada do curso da ação.
(E) O ensino centra-se no treinamento para resolver questões, tendo em vista a preparação para a prova.

7)     (FGV/2013) “ Podemos dizer que a atual prática da avaliação escolar (...) possibilita um processo cada vez menos democrático no que se refere tanto à expansão do ensino quanto à sua qualidade.”
(Luckesi, 2011)
Segundo esse autor, deve haver uma maior articulação entre a avaliação e o planejamento porque

(A) enquanto o planejamento é o ato pelo qual se decide o que construir, a avaliação é o ato crítico que subsidia a verificação de como está sendo construído o projeto.
(B) enquanto o planejamento permite rever o projeto pedagógico, a avaliação possibilita mudar os processos de ensino.
(C) enquanto a avaliação dimensiona o que se vai construir,o planejamento subsidia essa construção porque fundamenta novas decisões.
(D) enquanto a atividade de avaliar dimensiona política e tecnicamente a atividade escolar, o planejamento deve ser construído por todos que compõem o corpo profissional da escola.
(E) enquanto o planejamento identifica impasses e encontra caminhos para superá-los, a avaliação  subsidia soluções alternativas para um determinado percurso de ação.


8) (FGV/2013) Muitas vezes, no cotidiano das avaliações escolares, o que é ensinado importa mais que o que é aprendido.
De acordo com Luckesi (2011), avaliar vem do latim,“a-valere”, ou seja,“ dar valor a...”, de modo que a “avaliação” refere-se à capacidade de se atribuir uma qualidade ou valor a um determinado objeto ou a algo.
As alternativas a seguir estão de acordo com a perspectiva defendida por esse autor, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) A avaliação deve se constituir em uma prática seletiva, permitindo separar os alunos em bem e mal sucedidos, para valorizar apenas os alunos bem posicionados.
(B) A avaliação da aprendizagem deve ser vista como um ato acolhedor, integrativo, inclusivo, uma vez que fornece suporte para mudanças.
(C) A avaliação da aprendizagem tem dois objetivos: auxiliar o aluno no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ensino-aprendizagem, e responder à sociedade pela qualidade do trabalho realizado.
(D) A avaliação deve reconhecer as tradições culturais e valorizar os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos.
(E) O educando não deve ser castigado pelos outros ou por si mesmo em função de uma avaliação “mal sucedida”. Deve-se utilizá-la positivamente para avançar na busca da solução pretendida.
Parte inferior do formulário

9)    Prova: Enade 2014 - Geografia
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola,indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola. 
VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L.M.G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas-SP: Papirus, 1998 (adaptado). 

Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações.
I. O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II. A discussão do PPP exige uma reflexão acercada concepção de educação e sua relação coma sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III. A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional. 

É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III
10)  Prova: ESAF - 2013 - MF - Pedagogo
“O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.”(VEIGA, 2002) 
A respeito do tema Projeto Político Pedagógico e tendo a afirmação de Veiga como referência, escolha o item que mais se relaciona ao conceito. 
a) A construção do projeto político-pedagógico, para manter a organização do trabalho pedagógico, passa pela reflexão sobre os princípios indicando os percursos e fortalecendo o que já foi realizado. 
b) A construção do projeto político-pedagógico passa pelas finalidades, pela estrutura organizacional, pelo currículo, pelo tempo da gestão, pelo processo de decisão, pelas relações de trabalho e pela avaliação. 
c) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, centralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo direcionado de avaliação de cunho emancipatório. 
d) A construção do projeto político-pedagógico é um instrumento de luta, é uma forma de relacionar- se à fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização, à dependência e aos efeitos do poder autoritário . 
e) A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério, alicerçados nas regulações nacionais.

11) Prova: CEFET/RJ 2010  - Pedagogo
 “...Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica, inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive. Controle social, na visão crítica, é uma contribuição e uma ajuda para a contestação e a resistência à ideologia veiculada por intermédio dos currículos escolares”. (Ilma Passos A. Veiga). A definição em destaque refere-se:
a) Ao projeto político pedagógico
b) À grade curricular
c) Ao programa de ensino
d) À política pública

12) Prova: UFSC 2009 - Pedagogo (Orientação Educacional)
Assinale a alternativa CORRETA.
O Projeto Político-Pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola em dois níveis: na organização do trabalho escolar como um todo e na organização do trabalho em sala de aula. Nessa perspectiva, a construção do Projeto Político-Pedagógico deve ser concebida, segundo Ilma Passos Veiga (2002), a partir dos seguintes princípios norteadores:
A( ) solidariedade, gestão democrática, quantidade, eficiência, eficácia.
B( ) humanista, científico, político, cooperativo, democrático.
C( ) humanismo, qualidade, liberdade, eficiência, igualdade.
D( ) igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática, valorização do magistério.
E( ) qualidade, gestão democrática, liberdade, valorização profissional, centralização.


13) Prova: UFSC 2009 - Pedagogo (Orientação Educacional)
De acordo com Ilma Passos Veiga (2002), um Projeto Político-Pedagógico de qualidade, quanto à sua concepção, deve apresentar as seguintes características:
I. refletir acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola,dispensando uma reflexão sobre o homem a ser formado.
II. ser um documento, que agrupa planos de ensino e de atividades diversas, encaminhado às autoridades educacionais como forma de cumprimento de tarefas burocráticas.
III. preocupar-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, estimulando a participação de todos no projeto comum e coletivo.
IV. ser um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
V. ser um processo participativo de decisões e explicitar o compromisso com a formação de um cidadão responsável, compromissado, crítico e criativo.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
B( ) Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.
C( ) Somente as afirmativas I, III e V são corretas.
D( ) Somente as afirmativas I,II e IV são corretas.
E( ) Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

14) Prova: UFSC 2009 - Pedagogo (Orientação Educacional)
Assinale a alternativa CORRETA.
O Projeto Político-Pedagógico expressa a visão de mundo, os valores, os compromissos com avida e a identidade da escola. A avaliação revela as diferentes dimensões de aprendizagem dos alunos, auxiliando o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Essa visão relaciona a avaliação e o Projeto Político-Pedagógico como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem.Sendo assim, o entendimento que se tem a respeito de avaliação da aprendizagem numa perspectiva inovadora, segundo Ilma Passos (2002), implica:
A( ) prática avaliativa concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se em autoridade e respeito unilaterais do professor.
B( ) prática classificatória que parece relacionar julgamento à comparação com modelos e o agir à atribuição de notas e conceitos.
C( ) processo político e instrumento de poder e controle.
D( ) processo contínuo verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno.
E( ) produto que tem um fim em si mesmo e que está articulado à prova final, exame que determina a reprovação ou aprovação para a série seguinte.

15) Prova: Fumarc 2010 - Prefeitura Municipal de Maravilhas Cargo: Especialista em Educação
“A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo,uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos”. (Veiga, 1995, p. 11). 
Assinale as afirmativas, antepondo (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações,descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.
( ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico.
( ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano.
( ) A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade,qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A opção que traz a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) V, V, V, V
b) F, V, F, V
c) V, V, F, F
d) V, F, V, F

16) Prova: Pedagogo - UNIOESTE 2013
A palavra projeto vem do latim projectu, cujo o significado é lançar adiante. Na especificidade das instituições educacionais o projeto político pedagógico é regido pelos princípios da igualdade, qualidade, da gestão democrática e da valorização do magistério (VEIGA, 1995). Sobre o projeto político pedagógico, é INCORRETO afirmar que
A. é ação intencional que define as ações educativas e as característica necessárias para as instituições educacionais cumprirem seus objetivos.
B. a qualidade do projeto político pedagógico está garantida quando o gestor concentra na sua função o poder decisório do seu processo de construção e implementação.
C. o Projeto Político Pedagógico define suas ações educativas articuladas aos interesses da classe trabalhadora.
D. possibilita o exercício da democracia e da cidadania para todos os membros da instituições educacionais.
E. o empenho coletivo na construção de um projeto político pedagógico diminui a fragmentação do trabalho e o controle hierárquico

17) Prova: Coordenador Pedagógico - 2011, SEEDUC/RJ · CEPERJ
Acompanhando-se a evolução histórica das tendências pedagógicas no Brasil, encontra-se o nome do educador Paulo Freire,diretamente relacionado à educação de jovens e adultos, no cenário da educação brasileira. Paulo Freire foi inspirador e divulgador da pedagogia libertadora e, até a atualidade, exerce influência expressiva nos movimentos populares, no Brasil e em diversos países.Sobre esse tema, analise as características apresentadas abaixo.
I- uma relação de autêntico diálogo
II- a problematização da prática de vida dos educandos
III- o relacionamento professor-aluno na base da não diretividade
IV- a transmissão de conteúdos estruturados a serem avaliados
V- a seleção de temas geradores a partir do contexto sociocultural do aluno
São características da tendência libertadora as de números:
A) I, II, III, V
B) I, II, III, IV
C) I, III, IV, V
D) I, II, IV, V
E) II, III, IV, V

18) Segundo Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, ensinar não é transferir conhecimento. Ensinar exige:
I. Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos.
II. Convicção de que a flexibilização do plano de aula é realizada sempre no início do ano/semestre letivo junto com o Plano Político Pedagógico do Curso.
III. Respeito a autonomia do ser do educando.
IV. Ênfase na exclusividade do ensino do conteúdo.
V. Que no processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.
Segundo Paulo Freire, estariam incorretas somente a(s) alternativa(s):
a) II, IV e V.
b) II, III e IV.
c) I, III e V.
d) I, II e III.
e) I, II e V.

19 – Para o educador Paulo Freire, a educação é
a) uma ação neutra, enquanto a alfabetização deve focar a leitura crítica da realidade do aluno.
b) a forma como os grupos opressores organizaram a sociedade visando a reprodução do status quo.
c) um ato político-partidário que possibilita a tomada de poder das mãos dos opressores pelos grupos oprimidos.
d) um ato político que visa a formação da autonomia intelectual do educando e a sua intervenção na realidade.
e) o momento em que os educandos podem, sem pressão do poder, discutir os problemas sociais que afligem o trabalhador.
20 – Para Paulo Freire, é incorreta a alternativa.
a) A prática educativa tem natureza ética, enquanto prática especificamente humana.
b) Achamo-nos, ao nível do mundo e não apenas do Brasil, de tal maneira submetidos ao comando da malvadez da ética do mercado que é pouco, tudo o que façamos na defesa e na prática da ética universal do ser humano.
c) Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeitos éticos.
d) A transgressão dos princípios éticos é uma possibilidade, mas não é uma virtude e por isso não podemos aceitá-la.
e) É perfeitamente possível ao sujeito ao sujeito ético viver sem estar permanente exposto à transgressão da ética.

21) Sobre Paulo Freire é incorreto afirmar:

a) A relação professor aluno é horizontal, pois não é imposta.
b) Professor e aluno ensinam e aprendem, nenhum é mais importante do que o outro.
c) Para ele, o saber não é historicamente construído.
d) Para ele, a ciência é um produto histórico pois é elaborada pelo homem que, integrado ao seu contexto, reflete sobre ele.

 

22) A respeito do pensamento pedagógico de Paulo Freire, é CORRETO afirmar:

a) Partindo sempre da análise do contexto social da educação, Paulo Freire procura mostrar o papel político que a educação pode desempenhar na construção de uma outra sociedade, pois através da educação seria possível ampliar a participação política consciente.
b) Teoria e prática são dois momentos educativos importantes, pois a teoria do conhecimento interessa apenas ao educador, enquanto a prática pressupõe o educando como sujeito do processo histórico e, conseqüentemente, do processo educativo.
c) A relação estabelecida entre educandos, educador e conhecimento é uma relação dialógica. Nesse sentido, a realidade do educando, seus conhecimentos e suas experiências são sempre utilizados como exemplos para melhor entendimento, mas não se confundem com os conteúdos, ponto central da educação escolar.
d) O ponto de partida do processo educativo é o universo vocabular e as palavras geradoras extraídas do contexto escolar, que serão recriadas pela reflexão e pela ação, em um movimento dialético do pensamento.
23) – Para Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para:
a) a conscientização;
b) a libertação;
c) a leitura;
d) o racismo;
e) o silencia.

24) Assinale a alternativa falsa, de acordo com Paulo Freire.

a) Não é fundamental que os estudantes percebam o respeito e a lealdade com que um professor analisa e critica a postura dos outros.
b) É profundamente importante que os estudantes percebem as diferenças de compreensão dos fatos, as posições às vezes antagônicas entre professores na apreciação dos problemas e no equacionamento de soluções.
c) O preparo do professor deve coincidir com a sua retidão ética.
d) Formação científica, correção ética, respeito aos outros, coerência, capacidade de viver e de aprender com o diferente, são características essenciais ao bom professor.
e) Não permitir que o mal-estar pessoal ou nossa antipatia com relação ao outro nos façam acusá-lo do que não fez, são obrigações a cujo cumprimento, devemos, como professores, perseverantes e humildemente nos dedicar.

25) Paulo Freire (2003, p. 36) afirma que “a promoção da ingenuidade à criticidade não pode e não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas.” O agir pedagógico coerente com essa assertiva pressupõe a capacidade
(A) de transferir conhecimentos, memorizar, reproduzir modelos, ajustar-se socialmente e, ainda, disponibilidade para aceitar que o conhecimento provém essencialmente do meio e é transmitido ao indivíduo pela escola.
(B) de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper e, ainda, disponibilidade para revisão dos achados, à mudança de apreciação e responsabilização pela mudança.
(C) de observar, descobrir, experimentar, planejar, usar tecnologias educacionais, economizar tempo e esforços e, ainda, disponibilidade para considerar que o conhecimento é resultado direto da experiência produzida em laboratório.
(D) de organizar conhecimentos, processar informações, empregar símbolos verbais, controlar o meio e, ainda, disponibilidade para alcançar operacionalidade, pois o sujeito epistêmico se identifica-se com o sujeito operatório.

26) O trecho abaixo indica amplos desafios para a prática docente. Um curso de professores deveria possibilitar confronto entre abordagens, quaisquer que fossem elas, entre seus pressupostos e implicações, limites, pontos de contraste e convergência. Ao mesmo tempo, deveria possibilitar ao futuro professor a análise do próprio fazer pedagógico, de suas implicações, pressupostos e determinantes, no sentido de que ele se conscientizasse de sua ação, para que pudesse, além de interpretá-la e contextualizá-la, superá-la constantemente. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p. 109. Sobre as diferentes abordagens pedagógicas, aquela que considera a relação professor-aluno como não imposta, que permite que o educador se torne educando e a aprendizagem seja favorecida pela mediação é a
(A) tradicional                        
(B) humanista                       
(C) comportamentalista
(D) ambientalista       
(E) sócio-histórico-cultural

27) (BHTRANS) São características da abordagem sociocultural segundo Mizukami (1986), EXCETO: 
Parte superior do formulário
 a)
A educação é fator de suma importância na passagem das formas mais primitivas de consciência para a consciência crítica. 
 b)
Sendo o homem sujeito de sua própria educação, toda ação educativa deverá promover o próprio indivíduo e não ser instrumento de ajuste deste à sociedade. 
 c)
A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização resultado das ações do meio sobre o sujeito. 
 d)
A avaliação do processo consiste na auto-avaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos.

Parte inferior do formulário
28) (BHTRANS) Em relação às abordagens apresentadas por Mizukami (1986), é INCORRETO afirmar que, 
Parte superior do formulário
 a)
tanto na abordagem tradicional, quanto na abordagem comportamentalista, a relação professor-aluno é vertical, cabendo ao professor o papel decisório. 
 b)
tanto na abordagem cognitivista, quanto na abordagem humanista, o professor tem um papel não diretivo, aquele que apenas cria condições para que os alunos aprendam. 
 c)
tanto na abordagem cognitivista, quanto na abordagem sociocultural, a ênfase está na relação do sujeito com o meio em que está inserido. 
 d)
nas abordagens cognitivista, humanista e sociocultural, o aluno tem um papel mais ativo como sujeito da aprendizagem.
29) Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:
·         A. educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.
·         B. o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.
·         C. o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.
·         D. os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.
·         E. os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.
Parte inferior do formulário
30) Em cada uma das abordagens apresentadas por Mizukami (1986),a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes características. 
a) que a abordagem humanista nega qualquer padronização de estratégias e procedimentos avaliativos, provas, exames e notas, defendendo a autoavaliação
b) que, na abordagem tradicional, a avaliação visa à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula por meio de provas, exames, chamadas orais.
c) que, na abordagem cognitivista, se busca verificar se o aluno já adquiriu noções, realizou operações, relações etc. por meio de produções livres e expressões próprias.
d) que, na abordagem comportamentalista, a avaliação ocorre apenas ao final do processo, com o intuito de saber se os comportamentos desejados foram atingidos.

31) (UFG)  O discurso sobre a importância de repensar a formação inicial e continuada de professores, com base nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas é recorrente nos dias atuais. Segundo Mizukami e Herneck (2002, p.319), os professores “são pessoas que aprendem e a formação profissional deveria explorar os modos como aprendem novas formas de pensar o ensino...”
Nessa perspectiva, são elementos importantes da formação continuada:
 (A) a aprendizagem por observação e repetição, as orientações dos organismos internacionais e os índices de avaliação em larga escala.
(B) a polivalência, a multifuncionalidade, a flexibilidade, o empreendedorismo e o ajuste às demandas do mundo do trabalho.
 (C) a prescrição de funções e tarefas, a divisão técnica do trabalho e a comunicação linear baseada em normas e regras.
(D) a experiência pessoal e profissional, a cultura escolar, a teoria, as comunidades de aprendizagem e os processos colaborativos.

32) (BHTRANS) Em sua obra, Mizukami (1986) nos apresenta [...] “diferentes linhas pedagógicas ou tendências no ensino brasileiro, aqui denominadas abordagens, que poderiam estar fornecendo diretrizes à ação docente, mesmo considerando-se que a elaboração que cada professor faz delas é individual e intransferível” (MIZUKAMI, 1986, p. 4).
 Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando as abordagens às concepções de ensino e aprendizagem correspondentes.
 Coluna I                                                        Coluna II
Abordagem                                                    Concepções do ensino aprendizagem
1 Abordagem tradicional           (  )Aprender implica assimilar o objeto a esquemas    mentais.
2 Abordagem Comportamentalista (  )Educador e educando são sujeitos de um processo dialógico
3 Abordagem Humanista         (  ) O ensino corresponde ao arranjo de contingências e reforços.
4 Abordagem Cognitivista              (  ) Os alunos são ensinados pelo professor.
5 Abordagem Sociocultural            (  ) Ensinar é guiar a pessoa à sua própria experiência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) 1 3 2 4 5.    B) 2 3 4 1 5.   C) 4 5 2 1 3.    D) 3 5 2 4 1.






33) O papel da formação inicial é fornecer as bases para construir um conhecimento pedagógico especializado, pois constitui o começo da socialização profissional, considerando-se que esse processo é permanente(MIZUKAMI, 2002). Nessa perspectiva, a formação continuada significa
(A) uma proposta de inovação elaborada por especialistas, abordando conteúdos e procedimentos, a ser desenvolvida pelos professores em formação, com vistas à incorporação e utilização do aprendido em suas salas de aula.
(B) um procedimento de preparação técnica, que permita compreender o funcionamento das regras do mundo real da sala de aula e desenvolver as competências exigidas pela sua aplicação eficaz.
(C) um desenvolvimento contínuo orientado por um fio condutor, que vá produzindo os sentidos e explicitando os significados ao longo de toda a vida do professor, garantindo, ao mesmo tempo, os nexos entre a formação inicial e as experiências vividas.
(D) um programa de aperfeiçoamento didático-pedagógico, que visa à atualização dos professores no que se refere a determinados tópicos de ensino e ao trato com alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem.

34) A cidade tem sido historicamente um lugar de encontro e de civilização. Desde o seu aparecimento, há mais de 6 mil anos, a cidade tem sido estritamente vinculada ao conceito de cidadania e cultura.
 “Gómez Granell; C. Vila; A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO. Porto Alegre: Armted 2003, p.61.”

São os habitantes da cidade que determinam a função que esta terá, assim a compreensão do modelo de vida que se estabelece é fundamental, pois, o significado social que se almeja ocorre a partir da promoção.
A)   De espaços geográficos e demarcações
B)   De fronteiras específicas
C)   Dos novos espaços educativos
D)   Das influências do poder econômico
E)   Das possibilidades de globalização
35) (Vunesp) O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:
I.              é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;
II.             é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;
III.           caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;
IV.           o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos. Estão corretas apenas as afirmativas
(A) I e II.
(B) I e III.
 (C) I, II e III.
 (D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.

36) (Vunesp) Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados. Esses autores sugerem como áreas de atuação:
(A) o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas.
 (B) o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional.
(C) seleção adequada dos procedimentos de ensino- -aprendizagem e dos processos avaliativos.
(D) valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo.
(E) planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional

37) (Vunesp) Segundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola. Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é
(A) coordenar o trabalho dos professores na elaboração do projeto pedagógico da escola.
(B) coordenar o processo de organização das pessoas no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos vários segmentos e a superação dos conflitos deles decorrentes.
(C) coordenar o trabalho de professores, alunos e funcionários administrativos na elaboração do projeto pedagógico da escola, evitando, assim, que interesses particulares se sobreponham aos interesses coletivos.
(D) impor as determinações legais aos seus subordinados, para evitar interferência direta dos órgãos centrais.
 (E) manter pais e responsáveis afastados da elaboração do projeto pedagógico da escola, pois esta é uma atribuição que cabe aos profissionais da educação, pois assim o gestor evita conflitos de interesses.


38) (Vunesp)  Segundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores:
(A) pressupostos filosóficos-sociológicos e didáticos- -metodológicos.
(B) pressupostos filosóficos-sociológicos, pressupostos epistemológicos e os didáticos-metodológicos.
(C) pressupostos didáticos-metodológicos e os pressupostos básicos do processo. (D) pressupostos epistemológicos e básicos do processo.
(E) pressupostos básicos do processo ensino aprendizagem.
 39)     (Vunesp) De acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em
(A) uma proposta que nasce da própria realidade singular em que a escola está inserida.
(B) uma proposta de opções explícitas na direção da superação de problemas relacionados a questões de ordem pedagógica.
(C) um instrumento clarificador após profunda reflexão dos agentes envolvidos, sobre a ação coletiva e educativa da escola, baseada na pesquisa real no sentido de possibilitar possíveis transformações.
(D) processo de organização educativa de ordem didática e administrativa que direciona as ações escolares.
 (E) propostas de ações de constante superação de problemas do cotidiano escolar e de ordem administrativa.
40) (Vunesp) Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser
(A) diagnóstica.
 (B) formativa.
(C) sistemática.
(D) contínua.
(E) intensiva.





41) (Vunesp) Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção
(A) progressista.
 (B) inovadora. 
(C) progressiva.
 (D) incentivadora.
 (E) transformadora.
                    
42) (Vunesp) Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado
 (A) uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.
(B) o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.
(C) revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.
(D) revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.
 (E) a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.
43) (Vunesp) A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem. Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Caderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de
(A) técnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.
(B) técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.
(C) formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.
(D) formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.
(E) técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.






44) Segundo Behrens (In.: MORAN, J. M. Novas Tecnologias e mediação pedagógica, 2000), os professores e alunos podem beneficiar-se da tecnologia da informação para favorecer os processos tanto de ensino quanto de aprendizagem, pois estão disponíveis no mercado diversos tipos de programas aplicados à educação, dentre eles, os programas tutoriais, que são
Parte superior do formulário
·         a) voltados para funções específicas, como planilhas eletrônicas, processadores de textos e gerenciadores de bancos de dados.
·         b) idealizados para escrever, ajustar, transferir, copiar, recortar, modificar, compor, decompor, gravar e imprimir todos os tipos de textos.
·         c) compostos por blocos de informações, pedagogicamente organizados, como se fossem um livro animado, um vídeo ou um professor eletrônico.
d) elaborados para possibilitar ao usuário a interação com situações complexas e de risco, pois possibilitam a apresentação de fenômenos e experiências.

45) O professor que possui uma visão pedagógica inovadora pressupõe a participação dos alunos no processo educativo e pode utilizar as ferramentas da WEB para promover a interação presencial-virtual na produção do conhecimento. Dentre as redes sociais na WEB, que hoje são parte da vida da maioria dos alunos, destacam-se Orkut, MySpace, Facebook, que se configuram como
(A) caminhos para suprimir a falha da educação em promover interações, cooperação e colaboração com os pares, independente da cultura escolar.
(B) estratégias para resolver o problema do tempo reduzido dos encontros escolares presenciais, possibilitando que todos os alunos de uma turma expressem suas opiniões e verbalizem suas dúvidas, as quais serão discutidas e respondidas por todos os professores.
(C) mecanismos para reverter o fracasso do atual modelo de escola denunciado pelas avaliações oficiais, modificando as concepções pedagógicas dos professores que aderirem ao uso das ferramentas virtuais.
(D) espaços para a comunicação, para o relacionamento, para o diálogo, para a troca de informações, socialização de ideias, produções individuais e coletivas







46) Segundo José Morán, a educação por meio da internet caracteriza-se por ser aberta, por definir um novo paradigma que busca educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica. Implica, ainda, em:
Parte superior do formulário
·         a) pouco controle por parte do professor, indisciplina, desrespeito e acesso a sites inadequados e utilização de celulares.
·         b) falta de concentração, escrita resumida e com erros de ortografia, imagens excessivas e informação em tempo real.
·         c) aprendizagem cooperativa, pesquisa em grupo, troca de mensagens e visitas a sites com propostas educativas.
·         d) possibilidade de aprendizagem de outras línguas, pesquisas imediatas, referências superficiais e, às vezes, equivocadas.
·         e) comunicação com pessoas de outros países, colaboração em trabalhos acadêmicos, cursos à distância e utilização de fones.
47) Segundo Moran, há uma expectativa de que as novas tecnologias trarão as soluções rápidas que buscamos para mudar a educação. Porém, existem pontos críticos que devem ser considerados com o mesmo cuidado e preocupação que o da democratização das tecnologias na escola. Assinale a alternativa que NÃO representa um desses pontos críticos:
a) A construção do conhecimento na sociedade da informação.
b) A compreensão da mediação pedagógica como categoria presente tanto no uso das próprias técnicas como no processo de avaliação e, principalmente, no desempenho do papel do professor.
c) A formação permanente do profissional professor.
d) A utilização das novas tecnologias visando à aprendizagem de nossos alunos e não apenas servindo para transmitir informações.
 e) As novas concepções do processo de aprendizagem individualizado.
48) Moran, no livro: As Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica nos fala do papel do professor e de alguns princípios metodológicos norteadores. Diga qual das alternativas abaixo está INCORRETA:
a) As ações do professor devem ser previsíveis para não gerar ansiedade nos alunos.
b) O professor é um pesquisador em serviço. Aprende com a prática e a pesquisa e ensina a partir do que aprende.
c) O professor deve integrar tecnologias, metodologias e atividades.
d) O professor deve experimentar as mesmas atividades em diversas mídias.
e) O professor deve diversificar, mudar, adaptar-se continuamente a cada grupo, a cada aluno quando necessário.
49) Segundo José Manuel Moran, “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens. Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas variáveis, exceto:
A)   Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; com infraestrutura adequada, atualizada, confortável; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.
B) Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; motivados e com boas condições profissionais, e onde se desencoraje uma relação efetiva com os alunos. O professor não deve conhecer seus alunos, mas apenas acompanhá-los em seu caminho de aprendizagem, guiando todos, igualmente, rumo ao mesmo conhecimento.
C) Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.
D) Uma organização que equilibre o planejamento institucional e o pessoal nas organizações educacionais, integre um planejamento flexível com criatividade sinérgica, permita um equilíbrio entre a flexibilidade e o planejamento.
E) Uma organização que valorize a flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, que ofereça menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação.

50) O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seu papel na dissimulação de como a dominação branca coloniza as definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é
(A) confrontar os discursos educacionais que encaram a educação como uma atividade descontextualizada, isenta de tensões sociais, políticas e raciais.
(B) transmitir conhecimentos fundamentados nas relações assimétricas que produzem a instrumentalização do ensino, abolindo questões de poder, história, ética.
(C) velar os interesses políticos presentes nas formas de educação multicultural que traduzem as diferenças culturais em estilo de aprendizagem, separando a cultura do poder e da luta.
(D) estimular o desenvolvimento de teorias que destaquem igualdade e justiça aos grupos étnico-raciais pelas formas dominantes de educação multicultural na modernidade.

51) O pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências:
(A) pedagogia do consenso, pedagogia do conflito, pedagogia libertária, pedagogia da diferença.
(B) concepção humanista tradicional, concepção humanista moderna, concepção analítica, concepção dialética.
(C) concepção reprodutivista, concepção revolucionária, concepção bancária, concepção cultural.
(D) pedagogia dialógica, pedagogia da comunicação, pedagogia radical, pedagogia do oprimido

52) A educação como direito fundamental de caráter social realiza-se por meio de políticas públicas, que expressam determinada relação social de produção a ser concretizada pelas instituições. O princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, por exemplo, constitui uma diretriz fundamental que deve informar as políticas públicas educacionais. Assim, o trabalho desenvolvido pela instituição escolar não se restringe à sua prática específica, ele possui uma finalidade social determinada pela concepção que o fundamenta. Nessa perspectiva, cabe à escola:
(A) implementar políticas públicas necessárias à concretização desse direito e criar condições reais para o seu gozo.
(B) julgar as disputas, envolvendo a concretização do direito de preparo da pessoa para o trabalho, bem como para o exercício da cidadania em uma sociedade que estabelece fina sintonia entre a racionalidade econômica e os fins educacionais.
(C) planejar e destinar recursos financeiros à criação de condições de acesso ao ensino e permanência nele, além de ampliação das possibilidades já existentes.
(D) desenvolver proposta pedagógica que contemple a realidade local, conhecimentos científico-culturais relevantes, metodologias que possibilitem a atribuição de sentido aos conteúdos, processos avaliativos contínuos e ao acompanhamento dos grupos que apresentem maior vulnerabilidade.

53) Dentre as características organizacionais da escola (estilo de gestão, responsabilidade dos profissionais, liderança compartilhada, participação coletiva, formação dos professores) destaca-se uma que se manifesta na sala de aula: a cultura organizacional ou cultura da escola. Segundo Libâneo (2008), a cultura da escola sintetiza
(A) a posição universalista, que trabalha com a ideia de que as crianças das camadas populares são carentes e que o conhecimento escolar deve suprir o déficit cultural desses alunos.
(B) o sentido que as pessoas atribuem às coisas, os valores, as atitudes, os modos de pensar e agir o que, de certa forma, mostra os traços característicos da escola e das pessoas que nela atuam.
(C) a dificuldade de aprendizagem dos alunos, a precariedade de recursos materiais e de recursos humanos necessários ao desenvolvimento do processo de escolarização.
(D) o impacto das políticas avaliativas sobre os processos educativos desenvolvidos pela escola e sobre a expectativa de desempenho docente.

54) O principal meio de assegurar a gestão democrática da escola é a participação, porque possibilita o envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos no processo de tomada de decisões. Nesse modelo de gestão democrático-participativo, o trabalho em equipe é fundamental para
(A) a construção conjunta do ambiente de trabalho, por meio da distribuição de responsabilidades, de forma colaborativa e solidária, visando à formação e à aprendizagem dos alunos.
(B) o diagnóstico e a análise da escola, por meio da busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as dificuldades sem preocupação com as causas e alternativas de superação.
(C) a determinação de tarefas pelo diretor, a serem executadas pelos membros da comunidade, propiciando uma contenção de gastos dos recursos financeiros da escola.
(D) o desenvolvimento de uma mesma atividade por pessoas que tenham objetivos contrários em relação ao projeto de formação dos estudantes.

55) Conforme o que dispõe o Artigo 21, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, “ A educação escolar compõe-se de”:
(A) educação básica; ensino médio; educação de jovens e adultos; educação superior.
(B) educação infantil; educação básica; educação profissional; educação superior.
(C) educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio; e educação superior.
(D) educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação especial; ensino superior.






56) A Lei n. 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e dispõe, no Art.23, que a educação básica poderá organizar-se em
(A) cursos sequenciais por campo de saber, levando em consideração as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
(B) séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
(C) cursos técnicos especiais, abertos à comunidade, condicionando a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.
(D) turmas, de no máximo trinta alunos, da mesma área de conhecimento ou equivalente, respeitando-se a capacidade cognoscitiva para desenvolver os estudos com aproveitamento satisfatório.

57) Vivemos em um mundo alucinado de grandes velocidades e acelerações, com muitas turbulências, trazendo para a cena uma perspectiva não linear de pensamento. Um dos elementos marcantes dessa velocidade são as tecnologias de informação e de comunicação (TIC), que passam a fazer parte dos processos educativos. Compreendidas como elementos de cultura e não apenas como aparato tecnológico, as TIC possibilitam
(A) os mecanismos de transmissão de informações com vistas à retenção e reprodução por parte do estudante usuário.
(B) a simplificação da informação associada aos mecanismos lineares de memorização, configurando a senha que garante uma melhor aprendizagem.
(C) os treinamentos para o mercado, desenvolvendo habilidades inerentes ao uso de programas e planilhas específicas.
(D) a intensa criação e colaboração, por meio da constituição de comunidades virtuais de aprendizagem, articulando toda a rede com escolas, professores e alunos.

58) A Resolução CNE/CEB nº. 1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, pauta-se pelos princípios de equidade, da diferença e da proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio para essa modalidade. No que se refere à equidade, a Resolução assegura
(A) a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
(B) a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares ante as necessidades próprias da educação de jovens e adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
(C) a distribuição específica dos componentes curriculares, a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades em face do direito à educação.
(D) a organização dos componentes curriculares da educação de jovens e adultos de forma hierárquica, contemplando em primeiro plano os conhecimentos científicos e, em segundo, os conhecimentos do cotidiano.

59) De acordo com o Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº. 9394/96, a avaliação da aprendizagem na educação infantil deverá ser realizada
(A) mediante testes que possibilitem a comparação e seleção dos alunos com maior desempenho, a serem tomados como referência para a proposição de novos objetivos de ensino.
(B) por meio de aplicação de tarefas que possibilitem avaliar cada etapa do desenvolvimento da criança, com o objetivo de proceder à promoção para a etapa de aprendizagem seguinte.
(C) por intermédio de fichas avaliativas, que mensurem o domínio cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, de modo que permitam verificar se estão aptas ao ingresso no ensino fundamental.
(D) mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo da promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

60) Para Veiga (1995), o projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com sentido explícito e compromisso definido coletivamente. É político pelo compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade, e pedagógico no sentido de definir
(A) estratégias para concretizar acriticamente as políticas educacionais e curriculares propostas pelo Ministério da Educação e Secretarias de Educação, em fina sintonia com os organismos internacionais.
(B) planos de gestão administrativa dos recursos financeiros, prevendo a receita e as despesas da escola, as formas de escrituração e prestação de contas dos recursos recebidos e dos gastos efetuados.
(C) ações educativas e características necessárias às escolas para cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.
(D) os processos padronizados de gerência e eficiência, centrados no conhecimento das normas que regem a escola e fundamentam sua cultura.



61) “Como professor não me é possível ajudar o educando a superar a sua ignorância se não supero permanentemente a minha. Não posso ensinar o que não sei” Esta frase é de um educador bastante conhecido e podemos associá-la a um item muito necessário hoje em dia na prática educativa. Seguindo esta linha de pensamento, qual a alternativa correta:
a) Piaget – raciocínio transformacional.
b) Vygotsky – zona de desenvolvimento proximal.
c) Moran – as novas tecnologias.
d) Freire – formação continuada.
e) Nenhuma alternativa acima está correta.

62) Analise as assertivas abaixo, considerando os princípios em que o ensino será ministrado no Brasil, conforme art. 206 da Constituição Federal.
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. Sem garantia de padrão de qualidade;
III. Com contribuição pecuniária dos estudantes ou responsáveis, quando matriculados no ensino público em estabelecimento oficiais;
IV. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
V. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
Quais estão corretas?
a) Apenas I, II e III.     b) Apenas III. c) Apenas I, IV e V.   d) Apenas I.    e) Apenas II, III e V.
63) A Administração Pública, em todas as esferas de Estado, orienta seus atos pelas normas contidas na legislação vigente e, também, com base nos princípios que regem o direito administrativo. Neste contexto, o administrador público ao praticar um ato, no exercício de sua atividade, necessariamente deve explicitar as razões de sua decisão.
Assinale a alternativa abaixo que versa sobre o princípio que orienta tal conduta:
a) Princípio da legalidade
 b) Princípio da eficiência
c) Princípio da Autotutela
d) Princípio da Motivação
e) Princípio da Razoabilidade


64) A legislação penal brasileira estabeleceu crimes próprios de servidores públicos no desempenho de suas funções ou em atividades ligadas a elas, sendo uma das espécies dos chamados crimes contra a Administração Pública. O servidor público que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal comete o crime de:
a) Prevaricação
b) Concussão
c) Corrupção Passiva
d) Violência Arbitrária
e) Condescendência Criminosa
65) Qual das afirmativas abaixo NÃO é correta com relação à Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
a) Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
b) Valorização da experiência extraescolar.
c) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
d) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
e) Desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
66) Considere as afirmativas abaixo, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e com sua redação modificada pela Lei 12796/2013, na sua referência à educação especial diz:
I. Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. I
II. O poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas neste artigo.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) Todas as afirmativas.

67) Conforme o Estatuto Da Criança e do Adolescente:
I. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
II. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
III. É dever exclusivo do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
IV. O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta regular importa responsabilidade da autoridade competente.
V. A criança e o adolescente têm direito à educação, não podendo, no entanto, contestar critérios avaliativos, ou recorrer às instâncias escolares superiores. Quais afirmativas estão corretas?
a) Apenas II e III.        b) Apenas III e V.       c) Apenas II e IV.
d) Apenas I, II e IV.   e) Todas as afirmativas.


68) De acordo com a Resolução CNE/CNB nº4 de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, na vivência e convivência em ambiente educativo, e tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade têm de garantir à democratização do acesso, a inclusão, a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, dos jovens e adultos na instituição educacional, a aprendizagem para continuidade dos estudos e a extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica:
I. Os sistemas e as escolas devem criar condições para que o professor da classe comum possa explorar as potencialidades de todos os estudantes, adotando uma pedagogia dialógica, interativa, interdisciplinar e inclusiva e, na interface, o professor do Atendimento Educacional Especializado deve identificar habilidades e necessidades dos estudantes, organizar e orientar sobre os serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade para a participação e aprendizagem dos estudantes.
II. A base nacional comum na Educação Básica integra: a) a língua portuguesa; b) a matemática; c) o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Culturas AfroBrasileira e Indígena; d) a Arte, em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música; e) a Educação Física; f) o Ensino Religioso.
III. A língua espanhola, por força da Lei nº 11.161/2005, é obrigatoriamente ofertada no Ensino Médio, embora facultativa para o estudante, bem como possibilitada no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
IV. Leis específicas, que complementam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), determinam que sejam incluídos componentes não disciplinares, como temas relativos ao trânsito, ao meio ambiente e à condição e direitos do idoso.
Quais afirmativas estão corretas?
a) Apenas I e II.                      b) Apenas III e IV.     c) Apenas II e IV.
d) Apenas II e III.        e)Todas as afirmativas.

69) Analise as afirmativas a seguir, conforme Lei 9394/96:
I. Os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, de literatura e história brasileiras.
II. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena.
III. O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, restringindo-se aos pais o direito de acionar o poder público para exigi-lo.
Quais estão corretas?

a) Apenas I e III.                                b) Apenas II e III.        c) Apenas I e II.
d) Nenhuma das afirmativas.                        e) Todas as afirmativas.

70) Jacques Delors coordenou o “Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI”, no qual ele apresenta a necessidade de uma educação continuada ao longo da vida como principal consequência da sociedade do conhecimento, e sendo ela assentada em quatro pilares.
Assinale a alternativa que não corresponde a um dos quatro pilares:
a) Aprender a conhecer
b) Aprender a fazer
c) Aprender a aprender
d) Aprender a viver juntos
e) Aprender a ser


71) Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco de palavras à(s) letra(s) do segundo bloco.
1. Pedagogia Tradicional.
2. Tecnicismo.
3. Construtivismo.
a. Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas inseridas numa proposta educacional rígida e passível de ser totalmente programada em detalhes.
b. As idéias de descobrir, inventar, redescobrir, criar, sendo que aquilo que se faz é tão importante quanto o motivo e a maneira que se faz.
c. Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor; proposta educacional rígida, com atividades mecânicas.
d. Prática pedagógica que se caracteriza pela sobrecarga de informações veiculadas ao aluno; processo de aquisição de conhecimento muitas vezes destituído de significação.
e. O conhecimento já adquirido pelo aluno não é valorizado, sendo a cartilha sequencialmente seguida, a base do processo de alfabetização
A) 1A, 1D, 2B, 3C e 3E.        B) 1B, 2C, 2D, 3A e 3E.
C) 1D, 1E, 2A, 2C e 3B.        D) 1C, 1E, 2A, 2B e 3D
E) 1E, 2C, 2B, 3A e 3D.

72) De acordo com Dermeval Saviani, é incorreto afirmar: (
A) A sociedade é concebida como essencialmente harmoniosa, tendendo à integração de seus membros.
(B) A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de seus membros, o que constitui um desvio, uma distorção que pode e deve ser corrigida.
(C) A educação é uma força homogeneizadora que tem por função reforçar os laços sociais, promover a coesão e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social.
(D) Não cabe à educação um papel decisivo na conformação da sociedade evitando sua desagregação nem garantindo a construção de uma sociedade igualitária.


73) Baseado em Libâneo (2002), com referência nas tendências pedagógicas, defina a PEDAGOGIA LIBERAL:
a) A escola tem por função preparar o indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
b) Também está associada à transmissão de conteúdos, mas põe um peso forte no desenvolvimento de habilidades práticas, no saber fazer.
c) Questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza visando uma transformação – educação crítica.
D) Nenhuma das alternativas.                                                                       

74) A teoria desta pesquisadora foi construída na América Latina, onde a evasão e a retenção escolar cresciam de forma alarmante. Como importante saída para esta problemática, ela repensou o processo de aquisição da leitura e escrita. Pesquisou a psicogênese da língua escrita, verificando que as atividades de interpretação e de produção da escrita começam antes da escolarização, e que a aprendizagem dessa escrita se insere em um sistema de concepções, elaborada pelo próprio educando, cujo aprendizado não pode ser reduzido a um conjunto de técnicas perceptivo-motoras. A pesquisadora de que trata o texto é:
(A) Emília Ferreiro
(B) Maria Teresa Nidelcoff
(C) Rosa Maria Torres
(D) Maria Montessori

75) Apesar de sua difusão, a Educação para Todos é humilde interpretada, equivocadamente, como ‘escolaridade para todos’ e considerada equivalente à Educação Primária Universal (EPU), uma meta amplamente proclamada pela comunidade internacional. E mais: o importante conceito de ‘satisfação de necessidades básicas de aprendizagem’ recebeu bem menos atenção que o esforço por garantir a cada menino e menina um lugar na escola.” (Rosa Maria Torres)
De acordo com o trecho acima, a Educação para Todos deve ser entendida como
·         A.forma de garantir níveis de escolaridade compatíveis com as idades para meninos e meninas.
·         B.ampliação do conceito de escolarização, entendendo educação como um processo para além da escola.
·         C.escolarização em larga escala para as populações mundiais em idade escolar.
·         D.incentivo para garantir a satisfação de necessidades básicas da população escolar.
·         E.meta de escolarização primária a todos que não estão na escola.




76) 'Aprender a aprender' (noção vinculada a 'autoaprendizagem', 'educação permanente', 'autodidatismo') é um lema corrente no discurso educativo.
Porém, segundo Rosa Maria Torres, pouco tem sido feito concretamente, nesse terreno, visando assumir esse objetivo porque parte substancial do aprender e da possibilidade de aprimorar a própria aprendizagem exige, por parte do professor, as seguintes ações:
I. refletir sobre a própria aprendizagem;
II. tomar consciência das estratégias e dos estilos cognitivos individuais;
III. reconstruir os itinerários seguidos;
IV. identificar as dificuldades encontradas e os pontos de apoio que permitem avançar.
V. propor atividades dinâmicas para casa, como a pesquisa via Internet.
É correto o que se afirma APENAS em
·         A.I, II e V.
·         B.I, III e IV.
·         C.I, II, III e IV.
·         D.II, III, IV e V.
·         E.II, IV e V.

77) (Unifesp) {...} ”Até há pouco, quando se dizia formação ou capacitação docente, entendia-se formação inicial. Sempre se criticaram as Instituições de formação docente por não se encarregarem da atualização e do aperfeiçoamento contínuo dos professores. Hoje, ao se falar de formação ou capacitação docente, fala-se de capacitação em serviço. A questão da formação inicial está se diluindo, desaparecendo. O financiamento nacional e internacional destinado à formação de professores é quase totalmente destinado a programas de capacitação em serviço. (Rosa Maria Torres).
Baseado nesta afirmação, pode-se concluir:
a) É preciso dar ênfase à formação inicial, em detrimento da formação em serviço.
b) O enfoque atual em capacitação em serviço fundamenta-se na ideia de que é preciso contratar mais professores.
c) De fato, o que está acontecendo é uma política de portas fechadas a educadores leigos, pois são mais preparados.
d) Esta ênfase atual em capacitação em serviço está fortemente vinculada ao Banco Mundial, as suas recomendações de política e o seu financiamento nos países em desenvolvimento.






78) (Unifesp) “Em cruzamento com estas e outras tendências, tem sido traçada uma série de linhas
promissoras, potencialmente inovadoras e transformadoras, algumas das quais também promovidas e/ou apoiadas por organismos internacionais. Dados o panorama já descrito e a profunda inércia que caracteriza as instituições oferecedoras de formação inicial, não é casual que tais tendências renovadoras ocorram sobretudo no âmbito da capacitação em serviço. O principal desafio dos próximos anos é como ”contagiar” e dinamizar a formação inicial a partir destas possibilidades emergentes”. (Rosa Maria Torres)
Podemos considerar como NÃO sendo tendências inovadoras na formação dos professores:
a) O valor informativo da prática.
b) A formação da equipe escolar, mais do que de professores individuais.
c) Diversificação da formação do professor.
d) A interdependência entre reforma escolar e reforma da formação de professores.

79) (Unifesp) “Esta concepção de educação básica afasta-se da ”visão ampliada” de educação básica que foi determinada em 1990 na Conferência Mundial sobre Educação para Todos da qual uma das agências patrocinadoras e organizadoras foi o Banco Mundial. Nessa oportunidade foi proposta uma ”visão ampliada” da educação básica que inclui igualmente a criança, jovens e adultos, iniciando-se com o nascimento e se estendendo pela vida toda, não se limitando à educação escolar nem à escola de primeiro grau, nem tampouco a um determinado número de anos ou níveis de estudo, mas que se define por sua capacidade de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de cada pessoa”. (Rosa Maria Torres)
Podemos afirmar como educação básica numa ”visão ampliada”:
a) Ser homogênea, igual para todos.
b) Equivale à educação de primeiro grau ou a algum nível escolar estabelecido.
c) Ser diferenciada, já que são diferentes as necessidades básicas de aprendizagem dos diversos grupos e culturas.
d) Realiza-se no equipamento escolar.
80) No texto “Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação” (2007), Álvaro Chrispino defende a tese de que a causa primordial da violência escolar tem relação com
·         A. as mudanças sociais que afetam as relações de poder na escola, uma vez que os dispositivos utilizados na cultura escolar que garantiam a autoridade pedagógica e a manutenção da ordem não são mais adequados para assegurar a autoridade pedagógica.
·         B. a formação dos professores, especialmente a inicial, que não prepara o docente para compreender as manifestações e causas dos conflitos, bem como não fornece ferramentas para a resolução de conflitos no contexto da sala de aula e da escola.
·         C. a ausência de uma gestão democrática, quando a direção não desenvolve um trabalho cooperativo e a equipe escolar não vê o conflito como algo que deva ser investigado, compreendido e mediado.
·         D.as famílias dos alunos, que não têm cumprido com o seu papel de garantir a formação moral, os bons costumes, os bons modos de crianças e jovens tidos como essenciais ao convívio social e ao processo de ensino-aprendizagem.
·         E.a massificação da educação, pois a escola passou a reunir no mesmo espaço alunos com diferentes vivências, expectativas, valores, culturas e hábitos que são causadores de conflito que, quando não trabalhados, provocam manifestação de violência.

81) (Vunesp-2012) De acordo com Chrispino, o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, motivado, muitas vezes, pela diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Diante disso, quando se trata de ambiente escolar,
·         A. cabe aos seus profissionais estimular o conflito de modo controlado, pois sua ocorrência promove os avanços e aprimoramentos internos no trato com alunos e professores e melhora o convívio da escola com sua comunidade e o seu entorno.
·         B. com a assistência de um mediador, as relações sociais dentro da escola podem ser reorientadas levando a novas formas de cooperação, de confiança, de solidariedade, conduzindo a formas mais maduras de resolver as diferenças pessoais ou grupais.
·         C. uma vez identificada a causa do conflito escolar, é possível, com vontade política, e com a presença de mediador imparcial, ignorar o conflito dentro da escola, sem que isso provoque reação negativa das pessoas.
·         D. é possível desenvolver um programa de mediação imparcial que trabalhe no sentido de conscientizar os profissionais da escola e sua comunidade, que ali não é lugar para conflitos, pois isso prejudica o bom rendimento dos alunos.
·         E. não cabe à escola resolver os conflitos, pois esse fenômeno deve ser resolvido pela mediação de uma boa política de segurança pública, portanto, de uma outra esfera de governo.

82) (Vunesp) Segundo a análise de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p.23), a introdução da mediação de conflitos só é possível num ambiente escolar em que
·         A. o exercício da explicitação do pensamento é estimulado.
·         B. as figuras de autoridade não são questionadas.
·         C. um sistema de disciplina está firmemente estabelecido.
·         D. o conflito é encarado como um empecilho aos relacionamentos.
·         E. as atitudes violentas entre os alunos foram banidas.

83) (FCC) Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a
·         A. mediação de conflitos, pela qual uma pessoa imparcial discute os aspectos em disputa, para levantar alternativas e chegar a um acordo aceitável para todos.
·         B. explicitação daquilo que se espera dos estudantes e daquilo que a escola se propõe a fazer em termos de ações voltadas para a paz.
·         C. indução de uma nova ordem social, na qual os conflitos sejam solucionados por um tribunal livre de ideologias libertárias.
·         D. compreensão de que os conflitos decorrem de relações emocionais que se fazem presentes na sociedade mais ampla.
·         E. propagação de que os conflitos escolares são ideias abstratas, cuja operacionalização não implica violência escolar.

84) Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. (A. Chrispino. Gestão do conflito escolar: da classificação dosconflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n.º 54, p. 11-28, jan.-mar./2007.)
A respeito dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
 a) Em situações de conflitos, sempre há um lado certo e um errado
 b) O conflito deve ser sempre evitado pela sociedade. 
 c) Uma maneira adequada de gerir conflitos no contexto educacional é reconhecê-los e trabalhá-los visando à regulação das relações sociais e ao reconhecimento das diferenças. 
 d) O conflito só pode ser percebido quando de sua manifestação violenta.
 e) Em situações de conflitos no ambiente escolar, é fundamental que a instituição puna os envolvidos.
Parte inferior do formulário
85) (VUNESP/2013) Em uma reunião do conselho de escola, alguns professores solicitaram ao diretor da unidade escolar que tomasse medidas mais “enérgicas” com os alunos, a fim de eliminar completamente qualquer forma de conflito entre docentes e discentes. Segundo eles, o conflito é algo ruim e deve ser extirpado.

Analisando o ponto de vista desses professores, é correto afirmar que, segundo Chrispino (2007), eles

(A) têm razão ao propor medidas mais “enérgicas”, desde que essas medidas estejam amparadas pela legislação vigente.
(B) deveriam recorrer a instâncias superiores, a fim de que sua demanda fosse atendida e os alunos fossem disciplinados adequadamente.
(C) poderiam ter explicitado com maior exatidão quais os tipos de medidas cabíveis para a eliminação do conflito na escola.
(D) estão equivocados, pois o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, quer contemporânea,
quer antiga.

(E) esqueceram-se de mencionar que o conflito é também a causa de atos violentos, por isso urge sua eliminação do ambiente escolar.
86) A ordem, em toda a sociedade humana, não é outra coisa senão uma normatização do conflito. CHRISPINO, Álvaro, 2007, p.17. Assim, considerando o contexto escolar, o professor precisa
(A) compreender as relações existentes dentro da ordem que dão origem aos conflitos.
(B) desconhecer as diferenças sociais como causadoras de conflitos.
(C) identificar as circunstâncias que redundam em conflito para coibi-las fortemente.
(D) ignorar a identidade dos que defendem posições antagônicas.
(E) observar que as manifestações do conflito devem ser evitadas com violência.

87) Em pesquisa do IBOPE (2006, cf. Chrispino, 2007) para o Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro, quando os jovens pesquisados foram perguntados Dentre estes, quais são os dois mais graves problemas do Brasil?, 60% deles indicaram a Violência como o mais grave, ficando, em segundo lugar, o Desemprego (40%). Nessa mesma pesquisa, a pergunta Quem você considera mais responsável pela garantia de um bom futuro para pessoas como você?, 77% responderam a Família e, em segundo lugar, com 48% vem a Escola. Desse resultado, podemos depreender que
(A) ele representa uma depreciação do valor da Escola na sociedade, já que o desemprego é apenas o segundo maior problema do Brasil, e, dessa forma, os jovens não estão tão preocupados com os aspectos materiais que um emprego propiciado pela boa educação possa proporcionar.
(B) os jovens ainda consideram que a Escola é a forma de construir o futuro para, apesar de todos os pesares, inclusive enfrentar o segundo maior problema do Brasil, e que muito tem de ser realizado para proteger a juventude da violência que ainda reina, aterrorizando o seu imaginário.
(C) as políticas públicas, como devem expressar a vontade popular, devem se concentrar no combate à violência e no fortalecimento do ensino profissionalizante, dado que os jovens identificaram-nos como os problemas mais graves da nossa sociedade.
(D) a população valoriza muito a família e como, apesar dessa valorização, a violência ainda impera como o mais grave problema do Brasil, podemos interpretar que a culpa por tal estado de violência assustador é da ausência dos valores familiares fortalecidos.
(E) o desemprego considerado um dos dois maiores problemas do Brasil, e a família concebida como a origem de um bom futuro, parece-me que esse ambiente familiar não tem cumprido seu papel na formação profissional destes jovens.

88) O Programa (de Mediação de Conflitos) deve comportar-se tal qual um grande e delicado tecido jogado sobre um conjunto de peças com contornos distintos. O tecido é o mesmo, mas ao alcançar a peça, toma a forma desta! Ele se amolda a cada realidade. (CHRISPINO, 2007, p. 25) Diversos itens devem ser respondidos para definir o tipo de programa que irão implantar. Assinale a opção que descreve corretamente um destes itens fundamentais.
(A) Atores da Mediação de Conflito: definir se envolveremos a comunidade toda ou a decisão será somente do gestor.
(B) Relação da Mediação de Conflito com as Regras Disciplinares: definir se consideraremos rigidamente ou parcialmente as regras disciplinares da escola.
(C) Relação da Mediação de Conflito com a Avaliação: definir os critérios de avaliação dos resultados da mediação, ou seja, se ela funcionou ou não.
(D) Escolha dos Mediadores de Conflito: o gestor define o mediador ou o corpo discente é quem o decide.
(E) Critérios para a Seleção dos Mediadores de Conflito: definir se por capacidade de liderança ou por domínio da retórica.

89) Alguns estudiosos do tema da violência na escola concebem como uma de suas causas a existência de conflitos mal resolvidos. Esses conflitos são inevitáveis e intrínsecos às diferenças na escola. Para A. Chrispino (2007) uma das maneiras de lidar com conflitos é através de
(A) recompensa aos alunos a cada obediência às figuras de autoridades da escola, a saber, gestores e professores.
(B) exercício da assertividade e da retórica, em que o aluno apresenta sua perspectiva sem considerar seu oponente.
(C) estimulação da formação de associações por interesses comuns, mantendo os alunos ocupados com seus interesses e sem entrarem em conflito com os outros.
(D) introdução do tema mediação de conflito no currículo escolar, uma oportunidade para que o aluno desenvolva a tolerância e aprenda a conviver com as diferenças.
(E) desenvolvimento de um programa de proteção à testemunha, em que o anonimato do delator do perpetrador do ato de violência seja preservado.




90) O desenvolvimento de competências permite uma intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações que mobilizem atitudes, habilidades e conhecimentos, ao mesmo tempo e de forma interrelacionada. Portanto, uma parte do ensino para desenvolver competências envolve a aquisição de habilidades. Segundo Zabala e Arnau (2010), para uma efetiva aprendizagem dessas habilidades, temos alguns fatores fundamentais. A alternativa em que corretamente se descreve um destes fatores é
(A) a realização das ações inicialmente em termos teóricos, mentalizando as etapas da realização da atividade, antes de se iniciar efetivamente a atividade.
(B) a exercitação múltipla consiste na repetição frequente da atividade no contexto mais prototípico, ou seja, nas condições ideais para seu desenvolvimento.
(C) a reflexão sobre a atividade permite ao aluno refletir sobre o impacto que tal atividade teria com relação à sua vida.
(D) a aplicação em contextos diferentes implica a exercitação frequente em diferentes contextos para ampliar a capacidade de aplicar os procedimentos em diferentes situações.
(E) um processo de elaboração e de construção pessoal baseada na internalização e significação de princípios e de ideias trabalhados em sala de aula.

91) Considerando as diferenças conceituais entre as competências procedimentais e as competências atitudinais, assinale a opção que relaciona adequadamente essas competências às respectivas habilidades que as representam.
(A) Procedimental - Fazer antecipações sobre o resultado de experiências. Atitudinal - Identificar uma descrição que corresponde às características típicas de objetos.
(B) Procedimental - Medir através de métodos convencionais. Atitudinal - Estabelecer diferenciações entre situações.
(C) Procedimental - Localizar um objeto, descrevendo sua posição. Atitudinal - Representar graficamente sequências.
(D) Procedimental - Explicar causas e efeitos de uma determinada sequência de acontecimentos. Atitudinal - Aplicar relações pré-estabelecidas.
(E) Procedimental Ordenar representações, de acordo com um critério. Atitudinal - Refletir sobre uma opinião pessoal em relação à de outros

92) A sociedade contemporânea caracteriza-se pelo uso intenso do conhecimento, motivado pela revolução tecnológica que se acelerou na segunda metade do século passado. Observa-se que esse desenvolvimento tem gerado várias formas de exclusão. Frente a essa realidade, constitui-se um desafio para a educação brasileira e paulista
(A) garantir educação básica para a maioria das crianças de 7 a 14 anos.
(B) melhorar a qualidade dos diferentes níveis de educação, necessários ao desenvolvimento dos alunos.
(C) universalizar a relevância da aprendizagem, aumentando o acesso à informação e ao conhecimento.
(D) propiciar uma educação voltada para a inserção no mercado de trabalho.
(E) oferecer educação de acordo com a cultura de cada comunidade.

93) Quando nos encontramos num ambiente escolar, são comuns os insultos de uns para com outros para buscar sua atenção ou a de outra pessoa ou grupo. Não devemos aceitar essa realidade e, portanto, devemos trabalhar esse conflito. Qual a opção que marca um dos objetivos de tal mediação?
(A) Dessensibilizar os alunos da comunidade de modo que encarem os insultos de seus colegas como brincadeiras.
(B) Buscar outras formas de expressão que, contrariamente a serem ofensivas, sejam aceitas pela comunidade escolar.
(C) Impor uma única forma de expressão formal e polida, aceitável socialmente a toda a comunidade escolar e seu entorno.
(D) Aprender a controlar a relação entre atitudes e comportamentos para lidar com os outros.
(E) Estimular a capacidade de adequar os comportamentos e atitudes dos alunos para com a etiqueta social.

94) Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo da aprendizagem, internalizá-lo, integrá-lo aos seus próprios esquemas de conhecimento. Portanto, essa representação não parte do nada, mas sim dos conhecimentos que os alunos já detêm e das conexões que realizam com os novos conteúdos, atribuindo-lhes algum nível de significação. Isso é um resumo de uma abordagem construtivista da aprendizagem. Assinale a alternativa condizente com essa conceituação do processo de aprendizagem.
(A) O ensino deve ser estruturado em torno das disciplinas ou matérias selecionadas em função dos resultados de interesses tradicionais e de determinados coletivos profissionais, desenvolvidas de acordo com cada própria lógica interna.
B) Os conteúdos devem ser organizados sequencialmente, pois só dessa forma o processamento da nova informação será relevante e resultará num efeito multiplicador, com múltiplas implicações contextuais relativamente aos conhecimentos anteriores, alargando-os, reforçando-os, ou ainda atualizando-os.
(C) A aprendizagem deve se focar tanto nos conteúdos que tendem a ser o objeto final da educação, quanto nas habilidades que são a forma de expressão de que o aluno detém algum conhecimento, entretanto valores e atitudes são elementos de difícil sistematização e, portanto, são objetos de educação informal, um processo de inculcação ou de transmissão social.
(D) Contrariamente ao modelo pedagógico tradicional, focado nos conteúdos, a aprendizagem deve-se dedicar à prática, às habilidades em detrimento de conteúdos e valores, já que o papel da escola é desenvolver todas as capacidades do ser humano.
(E) Como a aprendizagem se centra em competências e não em conteúdos, a escola deve se reestruturar em torno dessas competências abolindo as disciplinas ou matérias e criando setores de competências, focando a escola no desenvolvimento de habilidades profissionalizantes que garantam o futuro emprego dos alunos.

95) Dentre os elementos que caracterizam as competências procedimentais, podemos considerar (A) a internalização dos valores professados naquela sociedade.
(B) o domínio das estratégias para a resolução de um dado problema.
(C) a adequação às normas sociais transmitidas pela escola, família e meio social.
(D) o domínio dos fatos e sistemas de princípios de uma dado tema.
(E) a capacidade de cooperar com outras pessoas para atingir um objetivo.
96) Ao estabelecer um currículo em que cada disciplina esteja articulada para desenvolver competências e habilidades na formação de alunos de 11 a 18 anos, a escola deverá voltar-se para
(A) a lista de competências e habilidades para os adolescentes; os materiais e métodos; a mediação dos professores; os espaços apropriados para as ações pedagógicas e em relação aos conteúdos a serem desenvolvidos.
(B) as características das ações e pensamentos dos alunos adolescentes; o professor, suas características pessoais e profissionais e a qualidade de suas mediações; os conteúdos e metodologias para o ensino e aprendizagem.
(C) os professores e suas características pessoais; os recursos tecnológicos que promovam o interesse dos adolescentes; conteúdos e os métodos de ensino; as características dos interesses dos adolescentes.
(D) a relação das competências e habilidades necessárias para os adolescentes e para o desempenho das características dos professores; os métodos de ensino e aprendizagem; os recursos técnicos da escola.
(E) as características dos alunos; o interesse dos professores; os espaços físicos que permitam ensinar os conteúdos; os métodos de ensino responsáveis pelo sucesso na aprendizagem dos alunos.
97) Nos diversos estudos sobre a violência na escola, uma das ações preconizadas são as iniciativas de mediação de conflitos, que dirime eventos que poderiam se tornar mais problemáticos e gerar episódios violentos dentro da escola. Um dos fatores que contribuem para uma boa aplicação de um programa de mediação de conflitos é saber identificar os tipos de conflitos. Qual a opção que corretamente descreve cada tipo de conflito?
(A) Comunitários: aqueles que emanam das redes sociais em que está situada a escola, p.ex. o bairro e suas características, como as organizações sociais e as condições econômicas.
(B) Identitários: aqueles em que os indivíduos se arvoram de uma identidade superior à dos demais e diminuem todos os outros grupos sociais.
(C) Pedagógicos: aqueles que estão relacionados diretamente aos problemas de interação entre os professores.
(D) Entre atores: aqueles originados nos indivíduos da escola, todos aqueles de dentro da escola, excluindo, portanto, aqueles do entorno da escola, como os familiares dos alunos.
(E) Organizacionais: aqueles originados das discussões entre os gestores de diferentes escolas reunidos nas diversas Conferências Anuais e que se refletem na vida da escola.
98) Enunciados presentes nos diferentes espaços e tempos escolares tendem a apresentar relação da violência com competição, por exemplo: “Aqueles que ficarem quietinhos, nos seus lugares e com trabalho na mão, saem para o recreio primeiro.”
A competição na escola tem como consequência
(A) o aluno tender a se concentrar em si mesmo e na comunidade, aumentando a oportunidade de aprendizagem.
(B) o crescimento do interesse e da participação do aluno em todas as atividades, pois gera desafios.
(C) a valorização do aluno, pois ressalta o seu êxito, a sua autoestima e a sua cooperação com os outros.
(D) a ação de compartilhar e cooperar com os outros alunos serem opções que se tornam menos atrativas.
(E) a diminuição de conflitos, porque evidencia os alunos que melhor executam as tarefas.

99) (Cesgranrio) Quando a equipe pedagógica trabalha a partir de uma perspectiva de aconselhamento de alunos envolvidos em ações de bullying e desrespeito, costuma lidar com distorções de acontecimentos feitas pelos alunos. Diante dessa prática 
(A) fatores como reputação e habilidade de expressar com clareza a situação podem influenciar o registro da verdade frente ao acontecimento. 
(B) fica estabelecido que a verdade efetiva pode ser descoberta ouvindo-se a perspectiva de cada aluno e sua experiência subjetiva da situação. 
(C) podem-se definir os padrões de comportamento e as consequentes ações a serem tomadas respeitando-se o relato dos alunos. 
(D) conclui-se que haverá sempre a necessidade da intervenção do educador, pois os próprios alunos não são capazes de encontrar uma solução para os conflitos. 
(E) a intenção deve ser a busca da verdade dos fatos no aconselhamento, portanto os alunos precisam ser confrontados para uma efetiva ação pedagógica.
100) Uma das atividades para auxiliar no reconhecimento de si e do outro visando a atitudes de compreensão e de aceitação na escola é a autorreflexão. Uma vantagem desta atividade é
(A) estimular os alunos a estabelecer seus próprios objetivos e percursos escolares.
(B) auxiliar a aprender com os próprios erros e a planejar diferentes reações aos desafios.
(C) ajustar o comportamento frente às regras estabelecidas pela instituição escolar.
(D) trazer um estado de relaxamento para os alunos participarem das atividades escolares.
(E) melhorar o déficit de atenção dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
101) Muito se fala sobre uma renovação nas ideias pedagógicas, em que o ensino tradicional, em crise, dá lugar ao modelo do ensino de competências. Esse modelo usualmente apresenta uma série de habilidades que devem ser o foco do ensino para que os alunos possam aprender conteúdos, atitudes e valores. Qual o papel do contexto da escola no desenvolvimento destas competências?
(A) O contexto da escola deve influir pouco, pois o objetivo da educação pública é a superação dessa realidade almejando um futuro melhor e mais amplo, com o desenvolvimento pleno das capacidades de cada aluno.
(B) Os conteúdos, as competências conceituais, procedimentais e atitudinais, tendo em vista que já foram previamente definidas pela Secretaria de Educação, pouco resta ao contexto da escola para definir.
(C) O conjunto de competências deverá organizar-se em função das necessidades pessoais do aluno, das suas dimensões sociais, interpessoais, pessoais e profissionais, de acordo com as ideias de que dispomos sobre o tipo de pessoa ideal e a sociedade que pretendemos.
(D) Como os professores, os gestores e o resto do corpo de funcionários também estão submetidos ao mesmo contexto da escola; tudo o que eles fazem dentro do ambiente escolar é influenciado direta ou indiretamente pelo contexto.
(E) O papel das condições em que se inserem os alunos serve ao único objetivo de proporcionar material para a confecção dos problemas que serão apresentados aos alunos, para que lhes dê significado real para motivá-los a resolver problemas.

102) Um dos aspectos significativos da atuação dos professores é a reflexão pedagógica. Em relação a essa atuação, é possível afirmar que
(A) o professor, pela reflexão pedagógica, é incapaz de observar o que se passa em uma classe e discernir os acontecimentos importantes que põem em questão as finalidades do Projeto Pedagógico.
(B) a reflexão pedagógica acontece pela articulação de ferramentas teóricas e as descobertas de tensões fundamentais que devem ser enfrentadas e a invenção de dispositivos suscetíveis de superar, pela práxis, as contradições da teoria.
(C) a reflexão pedagógica está apenas a serviço dos saberes e permite explorá-los e ensiná-los de maneira mais exigente, a partir das diferenças encontradas em sala de aula.
(D) a reflexão pedagógica visa a tornar possível que, diante de um acontecimento inesperado e de consequências necessariamente imprevisíveis, sejam reforçados os dispositivos de controle através do programa estabelecido.
(E) a reflexão pedagógica possibilita que ao se descobrir obstáculos daquele que não quer nada, não se interessa, entender que só é possível retornar aos saberes e buscar novas dimensões por meio do apoio da legislação



103) O desenvolvimento da aprendizagem das competências destaca-se de uma concepção tradicional de aprendizagem. Na compreensão do desenvolvimento de competências é CORRETO afirmar que
(A) a ascensão de uma aprendizagem baseada na formação de competências não está relacionada a uma crise de valores na Educação.
(B) a valorização da formação integral da pessoa, como função básica da Educação, fortaleceu a implementação da aprendizagem de competências em relação a um ensino propedêutico.
(C) a necessidade de estabelecer conexão entre teoria e prática provocou o favorecimento do ensino por conteúdos disciplinares, em detrimento do desenvolvimento das competências.
(D) o reconhecimento sobre a necessária quantidade de aprendizagens colocou em relevância a introdução do ensino por competências.
(E) a valorização do desenvolvimento de competências está diretamente relacionado à formação para o trabalho, uma vez que é voltada para a realidade do aluno.

104) O Ministério da Educação (MEC) assume sua responsabilidade atribuída pela LDB de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental, Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino e de assegurar processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino, através de que instrumentos?
(A) O Censo Escolar, o Cadastro Nacional de Escolas e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
(B) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Perfil Municipal da Educação Básica (PMBE) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
(C) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
(D) O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
(E) O Censo Escolar, o Censo do Ensino Superior e o Censo do Professor, todos realizados pelo INEP.





105) Nas matrizes de referência para o SARESP, são indicadas as competências relativas ao Grupo III; as competências para compreender referem-se às operações mentais mais complexas, que envolvem pensamento proposicional ou combinatório, permitindo o raciocínio hipotético-dedutivo. Qual das assertivas abaixo representa uma habilidade relativa ao Grupo III?
(A) Medir, utilizando procedimentos pessoais ou convencionais.
(B) Fazer antecipações sobre o resultado de experiências, sobre a continuidade de acontecimentos e sobre o produto de experiências.
(C) Aplicar relações já estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já construídos a contextos e situações diferentes.
(D) Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança.
(E) Conservar algumas propriedades de objetos, figuras etc. quando o todo se modifica.

106) Em uma reunião do Conselho de Classe, uma professora fez a seguinte narrativa: “Às vezes a gente briga com o aluno, mas é porque não paramos para entender o que está acontecendo com ele. Não conversamos, não ouvimos. Depois que conversei com a aluna C., dá para lidar com ela e também ensinar melhor.” Esta narrativa caracteriza
(A) a identificação de bloqueios contextuais da aluna pela professora.
(B) a construção de uma conversa colaborativa entre a professora e a aluna.
(C) a construção de uma competência atitudinal para a aprendizagem da aluna.
(D) a formação de vínculo aproximando professora e aluna e uma melhor aceitação de si e do outro.
(E) a mediação da professora no problema de aprendizagem da aluna.

107) Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino. (SEE / SP, 2008) Para identificar práticas educativas que levem em conta as características dos alunos e de seu meio social, são funções do currículo
(A) ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos que a humanidade acumulou ao longo do tempo.
(B) apenas programar conteúdos disciplinares, indicando o que a escola deve ensinar.
(C) promover os conhecimentos de cada disciplina e desarticulá-los das competências a serem aprendidas.
(D) fazer do conhecimento um instrumento mobilizador na apropriação de habilidades, dissociadas do contexto social.
(E) Apenas reforçar o sentido da aprendizagem escolar, dissociando cultura e conhecimento.
108) No atendimento aos problemas de conduta, a equipe pedagógica de uma escola decidiu romper com práticas disciplinares antes adotadas, passando a atuar com conversas colaborativas. Qual o efeito dessa ação pedagógica no comportamento dos alunos?
(A) Houve um aumento na motivação externa (punição ou recompensa) como consequência da atuação dos docentes.
(B) A consequência dos atos foi entendida facilmente pelos alunos e sinalizada pelo educador. (C) Os alunos tiveram o desejo de agradar os docentes, respondendo às regras estabelecidas pela escola.
(D) Foi estabelecida uma vigilância constante, que sinalizava os erros e os comportamentos adequados em cada conversa.
(E) Os alunos passaram a ver com mais clareza por que desejam mudar, através da auto-avaliação.

109) O bullying é a intenção de denegrir a imagem e autoestima do outro, quando o objetivo é fazer com que esse outro acredite que é menor e, que por ser menor, tem menos valor. Um dos fatores contextuais que contribuem para o fenômeno do bullying nas escolas são as Regras Excessivas, cuja consequência é
(A) desviar o sentido de identidade dos alunos das suas motivações e valores intrínsecos para o status de vitórias.
(B) fazer os atores adultos pensarem somente no que os alunos poderiam idealmente ser em vez da apreciação do que realmente são.
(C) gerar mais problemas de desrespeito com a rigidez e a arbitrariedade com que são aplicadas as regras.
(D) marginalizar e afastar os alunos do prazer e da satisfação do aprender.
(E) fazer os alunos sentirem que nunca fazem nada certo e que nunca serão tão bons quanto os professores desejam.
110) Educadores de uma escola estadual decidiram formar uma rede social por meio da Internet, com o objetivo de trocar experiências para promover melhorias de suas práticas em sala de aula. Esse tipo de iniciativa
(A) requer um estilo de organização piramidal, em que as ações são geridas a partir de referenciais instituídos.
(B) proporciona a multiliderança por meio da ação de facilitadores que ajudam os participantes a gerir ações.
(C) envolve a autorização de gestores do município e de suporte técnico, para que seu funcionamento alcance os educadores.
(D) solicita um produtor social que tem o papel de promover ações difusas, formando grupos colaborativos.
(E) demanda a existência de um gestor da rede que estabeleça funções, áreas de atuação e metas institucionais.
111) Vania e Lia são gestoras de uma escola. Vania é a diretora e Lia, professora coordenadora. Elas estão sistematizando as informações sobre sua escola com o objetivo trabalhar para a implantação da Proposta Curricular. Para isso, elas começam a encaminhar uma série de ações que visam a elaborar um diagnóstico da unidade de ensino. O Caderno do Gestor 2009, vol.1, sugere que o conjunto de ações a serem seguidas pelas gestoras é:
(A) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola; 2. deter-se nos aspectos didáticos, que são os que realmente interessam; 3. formular um plano para resolver os problemas identificados e apresentá-lo ao diretor da escola, atentando ao fato de que seu papel é também motivar e propor soluções.
(B) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola; 2. deter-se naquilo que não está funcionando bem para otimizar sua análise; 3. construir instrumentos para o diagnóstico e análise, que têm como foco, principalmente, os aspectos físicos da escola.
(C) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola; 2. construir instrumentos que vão auxiliar no diagnóstico das três diferentes dimensões escolares: a dimensão contextual, a comunicacional e a didática; 3. formular um plano para resolver os problemas identificados em cada uma das dimensões e apresentá-lo ao diretor da escola, atentando ao fato de que seu papel é também motivar e propor soluções.
(D) 1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar uma reunião geral com pais e professores; 2. traçar metas de trabalho para o futuro a partir dessa reunião; 3. procurar outras escolas para conhecer suas Propostas e propor uma outra Proposta Pedagógica baseada naquelas.
(E) 1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar uma reunião geral com pais e professores; 2. traçar metas para o futuro a partir dessas reuniões; 3. resolver os problemas diagnosticados, poupando a direção da escola e aproveitando as experiências bem-sucedidas.

112) Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é:
(A) obrigatório em todas as redes de ensino.
(B) obrigatório na educação mantida pelos estados.
(C) optativo, desde que os sistemas assim o definam.
(D) optativo, de acordo com a definição dos estabelecimentos escolares.
(E) obrigatório nos sistemas oficiais e optativo no sistema particular de ensino.

113) O Projeto Pedagógico, segundo a LDB, deve ser definido, com autonomia
(A) pelas Secretarias de Educação para os estabelecimentos de ensino do país.
(B) pelos estabelecimentos de ensino, independentemente das regras dos sistemas de ensino. (C) pelos estabelecimentos de ensino, de acordo com as regras dos sistemas de ensino.
(D) pelos Conselhos Estaduais de Educação para os estabelecimentos oficiais.
(E) pelo Conselho Nacional de Educação para escolas públicas e particulares.
114) A Proposta Curricular do Programa São Paulo Faz Escola estabelece um currículo básico e comum a todos os alunos da rede. Esta proposta tem por finalidade:
(A) sinalizar as aprendizagens mínimas a que todos os alunos de São Paulo têm direito.
(B) facilitar o controle por parte da SEE do cumprimento do Projeto Pedagógico da escola.
(C) cumprir o disposto em normas especificas do C.E.E. Conselho Estadual de Educação.
(D) orientar a escolha dos livros didáticos pelos professores em cada escola.
(E) permitir a troca de experiências entre escolas de diferentes diretorias.
115) Uma das 10 metas estabelecidas pela SEE em 2007 para melhoria da qualidade do Ensino Médio associada aos resultados do desempenho dos alunos desse segmento no SARESP determinou diversas ações visando à melhoria desses resultados e o alcance daquelas metas. Considere os seguintes projetos desenvolvidos pela SEE.
I. Ler e escrever.
II. Apoio à continuidade de estudos.
III. Recuperação paralela.
IV. Programa de Bonificação de Resultados. Referem-se diretamente à melhoria do desempenho no Ensino Médio:
(A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) I e IV, apenas. (D) Il e III, apenas. (E) I, II e IV, apenas.
116) Em 2007, a SEE/SP organizou o currículo oficial do Estado apresentando-o em sua Proposta Curricular, obrigatória para todo o sistema, orientando os educadores na construção e execução da Proposta Pedagógica de sua escola. Para subsidiar a implementação da Proposta foram elaborados e distribuídos os materiais: Proposta Curricular, caderno do professor, caderno do gestor, videoteca de formação, caderno do aluno e material de recuperação para professores e alunos A partir de 2008, foram colocados links no site “São Paulo Faz Escola”, em que o professor avaliou os materiais distribuídos. Este canal continua mantido para um diálogo permanente. Esses dados serviram para controlar a qualidade do material produzido, sua adequação em sala de aula e o grau de adesão à Proposta Curricular.
Esse conjunto de operações define uma ação:
(A) de caráter obrigatório amparada por lei dado que o Plano Estadual de Educação de São Paulo determina que a Secretaria elabore materiais de apoio aos professores, gestores e alunos.
(B) obrigatório, prevista em legislação própria que antecede qualquer mudança substantiva no currículo.
(C) estratégica e democrática para implementação de um currículo comum.
(D) de natureza política para se contrapor ao PNLD. A partir dela as escolas deixaram de receber os livros didáticos do MEC.
(E) aparentemente democrata mas que na pratica não considerou as sugestões de mudança propostas pelos professores da rede.
117) As gestoras de uma escola estão organizando modalidades de formação continuada para colocar em prática nas HTPCs da escola com os professores regentes de sua unidade de ensino. Uma exigência relativa à organização das HTPCs é
(A) Os professores da 1ª série do Ciclo I deverão participar da formação que acontecerá na Unidade Escolar, nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo.
(B) Os Professores Coordenadores não devem intervir na organização dos horários das HTPCs, que são definidos pela direção.
(C) As questões pedagógicas e as administrativas, devem ser resolvidas nas HTPCs.
(D) Os professores do Ensino Médio são obrigados a participar das HTPCs, que são momentos de planejamento coletivos na unidade escolar.

(E) As HTPCs não devem ser usadas para modificar o planejamento realizado pelos professores da unidade, pois este é definitivo, não podendo ser refeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questionário sobre a obra José Mário Pires Azanha - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

1) Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática...