terça-feira, 8 de agosto de 2017

Resumo da Obra ALONSO, M. A gestão/administração educacional no contexto da atualidade. In: VIEIRA, A. T. (Org.) et al. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

ALONSO, M. A gestão/administração educacional no contexto da atualidade. In: VIEIRA, A. T. (Org.) et al. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

Gestão educacional e tecnologia
·         Sociedade com rápidas mudanças + relação dinâmica da escola com meio externo + bases do comportamento administrativo definidas em pressupostos totalmente diferentes daqueles típicos da administração clássica + administração escolar resistência à mudanças + subordinação das escolas aos sistemas de ensino + necessidade de descentralização (mais autonomia para a escola)
Gestão escolar no atual contexto educacional
·         Administração escolar atual
Características da escola atual – modelo tradicional – Burocrático
·         Base estrutural – concepção funcionalidade – Produção – Acumulação de conhecimentos
·         Alguns planejam e decidem, outros executam
·         Professor – transmissor de conteúdos
·         Aluno – passivo diante do trabalho pedagógico
·         Diretor – Responsável por manter a ordem

O novo cenário decorrente da revolução tecnológica
·         Mudanças + Sociedade do conhecimento + alteração dos procedimentos tradicionais fordismo
Sociedade diversa
·         Não há verdades absolutas
·         Ambiente instável
·         Competitividade como marca da sociedade
·         Não basta saber
·         As informações estão em toda parte e são acessíveis a todos
·         O trabalho em equipe é importante
·         Educação: trabalho cada vez mais complexo e envolve toda a comunidade

A escola renovada – bases científicas
·         Concepção pedagógica no sócioconstrutivismo
·         Aprendizagem é um processo que requer elaboração pessoal
·         As pessoas diferem significativamente, inclusive quanto à predominância de determinado tipo de Inteligência
·         A escola é hoje um local onde afluem pessoas de todos os tipos, quanto à origem socioeconômica-cultural, bem como étnica, religiosa, política, etc.

Funções da escola nessa sociedade
·         Formar o cidadão, participante, ativo, consciente social
·         Formar o “ser humano”, lado cognitivo, afetivo, social e moral, capaz de conviver com a diversidade
·         Propiciar o desenvolvimento de habilidade cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar, desenvolver ideias próprias, participar
·         Propiciar o desenvolvimento de capacidades, habilidades e atitudes, oferecendo um ambiente de aprendizagem e oportunidade de vivência
·         Preparar o aluno para ingressar no mercado de trabalho, propiciando o desenvolvimento de habilidades gerais, de competências amplas, compatíveis com a versatilidade, capacidade de ajustar-se a novas situações de trabalho
Bases estruturais e organizacionais dessa nova escola
·         Organização construída socialmente
·         Relação com a comunidade
·         Administração descentralizada
·         Gestão Horizontal
·         Decisão e execução não se separam
·         Flexibilidade estrutural
·         Papéis e funções se configuram e se reformulam conforme a necessidades
·         Autoridade centrada na competência e não no cargo
·         A qualidade é intrínseca, definida por critérios elaborados pelos que fazem e pelos que recebem o serviço
Papel do diretor na Escola Renovada
·         Promover mudanças estruturais
·         Utilizar os diferentes espaços de informação
·         Parceria com outras instituições
·         Incorporar a tecnologia na aprendizagem
·         Viabilize a participação dos alunos nas decisões de forma responsável
·         Estimule a aprendizagem ativa e a participação em projetos
·         Propicie o desenvolvimento profissional dos professores e administradores
·         Favoreça a participação da comunidade na escola
·         Abra a escola para o meio exterior
·         Assuma com responsabilidade os resultados do trabalho escolar
·         Coloque o administrativo a serviço do pedagógico
·         Mantenha o currículo e sua implementação no centro das atenções.



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