terça-feira, 8 de agosto de 2017

Resumo da obra LUIZ, Maria Cecilia; NASCENTE, Renata Maria Moschen (Org.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. São Carlos: EDUFSCAR, 2013. (Capítulos 1 e 6).

LUIZ, Maria Cecilia; NASCENTE, Renata Maria Moschen (Org.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. São Carlos: EDUFSCAR, 2013. (Capítulos 1 e 6).

CONSELHOS ESCOLARES E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
Democracia e Respeito a diversidade
·         Papel dos conselhos escolares – Escola e comunidade são únicas
·         Peculiaridade de cada escola – Não é possível reproduz o debate em outro ambiente
·         Escola enquanto espaço heterogêneo – oportunidades

Gestão Democrática: Participação política e organização para a participação social
Democracia enquanto produto de consumo imediato
O discurso democrático pelas autoridades
O tipo alterdirigido

CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL: ENTENDER PARA MUDAR
Cultura como civilização
Importância de se esclarecer o que é cultura na escola

OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E DE DIFERENÇA
É por meio da identidade que se reconhece o outro o que é considerado humano.

A DIVERSIDAD CULTURAL E O PRECONCEITO – olhar para as minorias
Diversidade cultural: distintas possibilidades de expressão cultural, quer que seja de orientação sexual, gênero, faixa etária, raça ou cor, deficiência, ou qualquer outra.
Convivência harmônica – respeito aos valores culturais
Etnocentrismo – prática ou sentimento que subjuga a cultura alheia

A DIVERSIDADE E A CULTURA ESCOLAR
Direito às diferenças: constituição legítima da vida social
Papel da escola e da educação
Olhar transdisciplinar – Saberes – superação do espaço homogêneo
O respeito à diversidade deve produzir práticas que não visem a adequar, silenciar, marginalizar ou controlar o diferente
A diversidade na escola não deve aparecer de forma delimitada e institucionalizada, representada pelos trabalhos sobre o folclore e dias comemorativos: índio, negro, mulher, etc.
A alteridade, tomada como respeito ao outro, deve constituir uma nova ética da escola

DIREITOS HUMANOS PARA A DIVERSIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR
Direitos humanos: direitos decorrentes da dignidade do ser humano, abrangendo, entre outros: os direitos à vida com qualidade, a saúde, à educação, À moradia, ao lazer, ao meio ambiente, ao saneamento básico, à segurança, ao trabalho e a diversidade cultural. (Brasil 2003)
·         Fruto de conquistas históricas
·         Democracia, consolidação do estado democrático e exercício da cidadania
Direitos humanos
·         Bill of Rights (Declaração de direitos) – Inglaterra - 1689
·         Declaração de Direitos da Virgínia – EUA - 1776
·         Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da revolução Francesa – França-1789
·         Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) (Assembleia das Nações Unidas)
Brasil: CF/88 – Dever do estado garantir os direitos fundamentais e sociais
Direitos civis, econômico, cultura, ambiental, políticos
Direito à educação, e a atuação dos conselhos escolares
·         Efetivar a construção de uma sociedade menos desigual e excludente (Mais justa)
·         Qualidade da educação – CF/88 art 206 e LDB art 3 – Princípios
·         CF/88 art 205
·         Diversidade: as diferenças são naturais
" Reconhecer a diferença é questionar os conceitos homogêneos, estáveis e permanentes que excluem ou a diferença. As certezas que foram socialmente construídas devem se fragilizar e desvanecer. Para tanto, é preciso desconstruir, pluralizar, reinventar identidades e subjetividades, saberes, valores, convicções, horizonte de sentidos. Somos obrigados a assumir o múltiplo, o plural, o diferente, o híbrido, na sociedade como um todo." (Candau) – 2005

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