terça-feira, 1 de agosto de 2017

Resumo da obra A MEDIAÇÃO DO CONFLITO ESCOLAR – Álvaro Chrispino

A MEDIAÇÃO DO CONFLITO ESCOLAR – Álvaro Chrispino
Conhecendo o problema: a escola, o conflito, a violência e as políticas públicas
3 revoluções fundamentais:
• Escola: Ensino institucional e sistêmico
• Estado: Sistema escolares públicos – Redes de escolas (modelo religioso de administração para modelo burocrático homogêneo de controle administrativo)
• Educação massificada: Escola pública para todos (heterogeneidade – problemas a serem enfrentados)
Família: delega a escolas as suas funções educativas
Massificação: Heterogeneidade –Escola está preparada?
Desestabilização da ordem interna: Conflito – negação do diálogo – Surgimento da mediação de conflitos.
Violência escolar: Sistêmica e complexa – Não superáveis apenas a partir de ações pontuais
Recomendações: Diagnóstico da realidade, análise prospectiva, planejamento, convergências ações, avaliação do processo
Objetivo: Promover a gestão de conflitos. (Saber conviver) – A preocupação não pode ser em procurar culpados.
Cultura da paz: valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilo de vida baseados no respeito.
Passos – Johnson e Johnson
1) Admitir que os conflitos destrutivos estão fora do controle
2) Elaborar um programa de prevenção da violência
3) Converter-se em uma organização que valoriza o conflito
4) Elaborar um programa de resolução de conflitos
Estrutura
• Origem do conflito
• Como a escola lida com a violência e o violento
• Reformulação dos prédios escolares para torná-los mais seguros
• Tecnologia de segurança aplicadas ao sistema escolar
• Avaliação da violência escolar
• Plano de segurança nas escolas
• Plano de ação para a situação da crise de violência
• Adequação dos currículos ao assunto da violência
• Mediação de conflito no ambiente escolar
Conhecendo a solução: O conflito e a mediação do conflito
Toda a opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum fato
• Temos dificuldades de lidar com os conflitos
• Percebemos os conflitos quando surge a manifestação violenta
• Agimos para coibir a manifestação violenta
• Conflito é diferente de violência
Bases dos conflitos
Subjetivas: Prestígio, hierarquia, reconhecimento
Objetivas: custódia do filho, liderar um grupo, aumento salarial
Características do conflito – Pasquino 1977
• Dimensão, intensidade e objetivo
A violência não é o extremo da intensidade
Vantagens do conflito
• Regular relações sociais
• Permite reconhecer as diferenças
• Ajuda a definir as identidades das partes que defendem suas opiniões
• Racionaliza as estratégias de competência e cooperação
O conflito é a manifestação da ordem democrática
Interações: ordem e conflito
• Expectativas diferentes
• Interpretação diferente das sociais
Conflitos nas escolas: o que diferencia as escolas é a maneira como lidam com os conflitos
Classificação das categorias do conflito (Nebot – 2000)
• Organizacionais (Hierarquia)
• Culturais (
• Pedagógicos
• Atores (pessoais)
A mediação do conflito – busca do diálogo, reestabelecer a relação de boa convivência
A mediação no universo escolar
Quando surge o problema, com quem falar?
Currículo instrumento de ensino aprendizagem da mediação de conflito pelos alunos. Para prevenção, evitar o conflito.
Os próprios alunos podem ser mediadores? Sim, porém a escola precisa ter um programa de formação
Implantação do programa de mediação de conflitos
• Reflexão prévia da estrutura organizacional da escola e das relações reestabelecidas dentro dela.
• Relação aluno e professor
• Relação professor e diretor
• Análise o processo de avaliação
• Análise disciplinar da escola
• Comunicação
Programa: técnica social ou exibe uma reorganização do modo de ser da escola
Cada escola deve encontrar o seu ponto de equilíbrio entre os dois extremos.
Programas curriculares educam para mediação (Relação teoria e prática)
Uma nova escola: Escola da tolerância (Bobbio 2000)
Pilares do estatuto democrático
1) Ideal da tolerância – convívio entre os diferentes
2) Ideal da não violência -
3) Regras formais da democracia (técnicas de convivência)
4) Ideal da renovação (livre debate de ideias)
5) Ideal da fraternidade
“A tolerância, que redunda na não violência e que solicita técnicas de convivência para superar conflitos em nome da renovação de ideias e da fraternidade. (Bobbio) ”
Tolerância como concessão social (Cuidado) – Superior lidera e inferior recebe o benefício da tolerância
Tolerância como atitude – Ação de tolerar como prática
Globalização – Miscigenação cultural: Coexistência dos diferentes no mesmo espaço. “Sem violência” Depende de uma neutralidade do estado. Associação ao estado de não violência
Programa de avalição da avaliação escolar
• Compreensão, orientação e prioridade
A escola deve buscar condições para
• Identificar os alunos potencialmente violentos e intervir
• Criar condições para que todos os estudantes sejam bem tratados
• Criar e montar um sistema de mediação de conflitos
• Criar ações curriculares
de políticas públicas
Nível gestão:
• Gestão de rede: Comunidade escolar, agentes públicos
• Gestão escolar: SEE, DER, Gestores escolares, Professores, comunidade
• Gestão de ensino: SEE, DER, Gestores escolares, Professores, comunidade (debate de temas – currículo)

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