quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Resumo sobre a obra KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. Alguns indicadores educacionais de qualidade no Brasil de hoje. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 19-28, jan./jun. 2009.

KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. Alguns indicadores educacionais de qualidade no Brasil de hoje. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 19-28, jan./jun. 2009. 

SAEB – Sistema de avaliação da educação básica
·         Aplicação 5 ano, 8 ano do EF e 3 ano do EM
·         Matemática e Língua Portuguesa
Década de 80: Já havia aplicação de avaliação de desempenho nos EUA e Europa
TRI – Teoria de resposta ao item – Permitiu a obtenção de resultado de desempenho cognitivo dos alunos comparáveis mesmo que os cadernos sejam diferentes
3° ano Ensino médio: linguagem (leitura) e matemática (Raciocínio lógico) –1995
1990 e 1993 – 1ª, 3ª,5ª e 7ª Série do EF escolas públicas da rede urbana, Avaliações de Português, matemática e ciências e redação para a 5ª e 7ª série
1995 (metodologia do TRI) – 4ª e 8ª série do EF e 3ª série do EM – Avaliação de matemática e língua portuguesa
1997 a 1999 - 4ª e 8ª série do EF– Avaliação de matemática, língua portuguesa e ciências - 3ª série do EM Avaliação de matemática, língua portuguesa, ciência, história e geografia
2001 a 2003 – PROVA BRASIL – Todas as escolas públicas brasileiras urbanas com no mínimo 30 alunos. 4ª e 8ª série do EF. SAEB Amostral 3ª série do EM – Escolar particulares – Escolas Rurais 4ª série Língua Portuguesa e matemática
2005 – ANEB (Avaliação Nacional do Ensino Básico) – SAEB amostral – no mínimo 10 alunos por turma das redes públicas e privadas, foco na gestão básica. Exame bienal de proficiência em Matemática e em Língua Portuguesa (leitura) – 4ª e 8ª série do EF e 3ª série do EM.
ANRESC (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) = Prova Brasil – Todas as escolas Brasileiras Urbanas a partir de 30 alunos – 4ª e 8ª série do EF + SAEB amostral para 3ª série escolas particulares em todas as escolas rurais na 4ª Série do EF Língua Portuguesa e Matemática
2007 – Prova Brasil = Todas as escolas públicas brasileiras urbanas com no mínimo 20 alunos 4ª e 8ª série do EF + SAEB amostral 3ª série do EM Escolas públicas e particulares e em todas as escolas rurais da 4ª série do EF – Língua Portuguesa e Matemática
2009 - Todas as escolas públicas brasileiras urbanas com no mínimo 20 alunos 4ª e 8ª série do EF + SAEB amostral 3ª série do EM Escolas públicas e particulares e em todas as escolas rurais com no mínimo 20 alunos da 4ª e 8ª série do EF – Língua Portuguesa e Matemática
2011 - Todas as escolas públicas brasileiras urbanas com no mínimo 20 alunos 4ª e 8ª série do EF + SAEB amostral 3ª série do EM Escolas públicas e particulares e em todas as escolas rurais com no mínimo 20 alunos da 4ª e 8ª série do EF – Língua Portuguesa e Matemática
2013 – Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) – 3º ano do EF - inclusão de caráter experimental, da avaliação de ciências realizada no 9ª ano do EF e 3º ano do EM

Escala de Proficiência matemática
125 – 425
Escala de Proficiência Língua Portuguesa
125 – 375
Movimento todos pela educação definiu 5 metas de melhoria que devem ser alcançadas até 2002
Meta 3 – 70 % dos alunos devem estar nos seguintes níveis
Matemática – 225 no 5º ano – 300 no 9º ano e 350 no 3 º ano do EM
Língua Portuguesa – 200 no 5º ano – 275 no 9º ano e 300 no 3 º ano do EM
A META 4, QUE PRECONIZA 95% OU MAIS DOS JOVENS BRASILEIROS JÁ TENHAM CONCLUIDO O ENSINO FUNDAMENTAL AOS 16 ANOS.
CONCLUE-SE QUE O MAL ENSINAMENTO DO ALUNO ESTA LIGADO NA MÁ QUALIDADE DO PROFESSOR.
O IDEB FUNCIONA COMO UM INDICADOR NACIONAL QUE POSSIBILITA O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PELA POPULAÇÃO POR MEIO DE DADOS CONCRETOS, COM O QUAL A SOCIEDADE PODE SE MOBILIZAR EM BUSCA DE MELHORIAS.
O IDEB É CALCULADO A PARTIR DE DOIS COMPONENTES:
1. A TAXA DE RENDIMENTO ESCOLAR (APROVAÇÃO)
2. MÉDIAS DE DESEMPENHO NOS EXAMES APLICADOS PELO INEP. OS ÍNDICES DE APROVAÇÃO SÃO OBTIDOS A PARTIR DO CENSO ESCOLAR, REALIZADO ANUALMENTE.
2016 - ATUALMENTE = O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB É COMPOSTO POR DOIS PROCESSOS:
1. A AVALIAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA – ANEB = AMOSTRAGEM DAS REDES DE ENSINO, EM CADA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E TEM FOCO NAS GESTÕES DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS = SAEB (PARA DIVULGAÇÃO)
2. A AVALIAÇÃO NACIONAL DO RENDIMENTO ESCOLAR – ANRESC = TEM FOCO EM CADA UNIDADE ESCOLAR. POR SEU CARÁTER UNIVERSAL, RECEBE O NOME DE PROVA BRASIL EM SUAS DIVULGAÇÕES.


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