segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Resumo da obra COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa (Org.) et al. Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas. Curitiba: Editora CRV, 2009.

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa (Org.) et al. Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos em
escolas públicas. Curitiba: Editora CRV, 2009. 

Mudanças: constituição federal 88 – artigo 205 ao 214, democratização, LDB/96
Questão central: Direito à educação – Qualidade (indicadores- IDEB)
Melhoria: Fatores externos (políticas públicas) e fatores internos (Gestão)
Caminho: Gestão da escola básica – democrática e participativa
Escola de gestores (MEC) – Programa nacional escola de gestores da educação básica pública

Planejamento no Âmbito da educação escolar
Planejamento: Trabalho de preparação de qualquer empreendimento
Planejamento escolar: planejamento global (organização, funcionamento e proposta pedagógica) Libâneo 1992
Importante: vínculo entre atividade escolar e os problemas que envolvem o contexto escolar
Características: ações coordenadas, objetividade, flexibilidade, avaliações e realinhamento
LDB – art. 12,13 2 14
LDB – art 67 Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
V - período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;
Dimensões do PPP: Política e pedagógica – Compromisso com a formação do cidadão e definições de ações pedagógicas
PPP – Instrumento eficaz, eficiente e constante, sendo um guia da ação curricular. Deve ser construído coletivamente com a comunidade.
Implementação do PPP –
·         Proposta de intervenção pedagógica: pesquisa centrada na realidade da escola
·         Projeto de intervenção pedagógica: plano de intenção, ações e roteiros.
A importância da participação das famílias nas ações da escola
·         Participação efetiva na vida escolar dos filhos – Diálogo e acompanhamento com os filhos
·         Educação pública, democratizada e popular
·         Gestores – Criação de mecanismos que possibilitem a presença e a participação dos pais
Reflexão à luz da comunidade escolar “ Casimiro de Abreu”
·         Busca pelo trabalho integrado – apenas documentos legais não garantem a participação, a escola deve incentivar a participação da comunidade (Vitor Paro,2001)
·         Regimento escolar: educação é o dever da família e do estado – art . 4° da LDB
Democratização da sociedade pela democratização do saber (Hora 1994)

Construção do PPP – Organização de forma flexível
·         Voltado para a cidadania
·         Foco é o aluno
·         Instrumento metodológico que visa a enfrentar desafios do cotidiano da escola de forma refletida, consciente, orgânica, científica e participativa
PPP na unidade escolar: Principio da democracia
·         Escola – espaço privilegiado
·         Avaliação como ato político – Alicerçada em princípios democráticos
·         Currículo: organização do conhecimento escolar
·         Constituição da escola democrática: para superação de grandes conflitos, eliminação de relações competitivas, coorporativas, autoritárias e diminuição da fragmentação do trabalho
·         Dimensão política (visão de mundo) e pedagógica (orientação para ação educativa)

Gadotti: Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se atravessar um período de instabilidade em função da promessa que cada projeto contém do estado melhor que o presente.
Qualidade da educação: Gestão democrático + Planejamento participativo + PPP eficiente e contextualizado (Ilma Veiga)

A diversidade étnico-racial na escola: convivendo sem preconceito
Paulo Freire: Sujeito inacabado – A identidade é definida por comportamento, atitudes, costumes.
LDB - Art 26° A: Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999)

Gestão Democrática e Autonomia Financeira na escola pública: Avanços e retrocessos
Até 1995 – Excesso de burocracia
MEC – PNDE – Recursos – Lei 12947/09 – PDE, PME, PDDE
Recebimento – Organização das unidades executoras - APM
Apoio financeiro federal e estadual
Descentralização: redistribuição entre instancias governamentais
Desconcentração: transferir a decisão para as unidades executoras
LDB art: 12,13,14 e 15
Autonomia: Restrita

Gestão Escolar: O desafio da (in)disciplina na escola
Ambiente de constante reflexão
Disciplina enquanto técnica de exercício de poder
Pensamentos saudosista (Cuidado!)
Indisciplina para uns e não para outros. “Eliminar a ações isoladas”
Origens dos comportamentos indisciplinares – Professor? Aluno? Família? Celular? Processos pedagógicos?
Construção do PPP – precisa ser discutido todo ano – Flexível – insere a escola na transformação social – realização continua de diagnósticos sobre a realidade
Indisciplina na escola:
·         Escola: processo de socialização – regras devem ser cumpridas – comportamento esperado
·         Crianças populares: são expulsas da escola – rebeldes – a escola não atende sua expectativa

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC)
As NTIC na escola pública: desafios para a gestão escolar
·         Essências para o desenvolvimento
·         Computador e internet- Desenvolvimento das potencialidades humanas
·         As novas tecnologias tornam a escola mais significativa
·         Escola se torna mais inclusiva
·         As NTIC na escola – Melhor organização da escola
·         Novas práticas e condutas
·         Novas crenças e concepções
·         Aprendizagem de novos recursos
·         Profissional dinâmico
·         Qualidade de educação depende da formação do profissional
As tic’s não podem ser apenas instrumentos de transmissão de informação.
Hoffmann (2000) – os fatores que influenciam na escolha da tecnologia pelo professor:
·         Suporte técnico
·         Suporte técnico
·         Disponibilidade e plano de uso
·         Facilidade e manutenção
·         Acesso aos equipamentos
·         Formação dos profissionais
Salanis 1997
·         Guiar os alunos no usa da base de informação
·         Acesso continuo ao trabalho dos alunos
·         Oportunizar que os alunos se tornem ativos no processo auto-dirigido de aprendizagem
·         Assessorar e gestionar o ambiente de aprendizagem virtual
·         Formação de professores
Programa nacional escola de gestores da educação básica pública: gestão democrática e políticas de formação de professores a distância
·         Gestão proposta na modernização dos sistemas educativos: flexibilidade, agilidade, eficiência, eficácia e produtividade.
·         Democratização do acesso
·         Redução de investimento do governo na área educacional
·         Programa focalizado e descentralizado
·         Regulamentação centralizada na definição do currículo
·         Avaliação dos programas
·         Descentralização da execução
·         Privatização
Gestão do trabalho escolar e a avaliação da aprendizagem numa perspectiva mediadora: O conflito entre o pensar em fazer e o querer fazer
·         LDB - Art 22: A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores
·         Planejamento: Fundamenta-se na realidade institucional e concreta da escola
Gandin – 2002 – Níveis de participação no planejamento
·         Colaboração
·         Decisão
·         Construção em conjunto

PPP e sua relação com a prática pedagógica – Ação intencional com sentido explícito
·         Deve retratar a realidade, compatibilizar com as diretrizes do sistema de ensino e as necessidades da comunidade
·         Dimensão pedagógica sempre ligada à dimensão política.

Avaliação diagnóstica: conhecer a filosofia, as condições físicas, o nível intelectual do aluno, estruturas da instituição, expectativas e interesses, condições socioculturais.



Elaboração do programa de ensino
·         Conteúdos, métodos, técnicas de ensino, formas de avaliar o processo

Avaliação da aprendizagem numa perspectiva emancipatória e formadora
Planejamento docente – Componentes
·         Identificação, ementa, objetivos de ensino, conteúdos, metodologia, recursos de ensino, avaliação
Avaliação como ação reflexiva que exige do professor novas atitudes
·         Educação inclusiva: atendimento às necessidades diferentes aos alunos diferentes
·         Hoffmann 2006 – há três intenções primordiais por parte do professor sem as quais o processo avaliativo pode ser bloqueado em seu curso natural:
a)    Observar o aprendiz
b)    Analisar e compreender suas estratégias de aprendizagem
c)    Tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo
Hoffmann 2006 – a avaliação mediadora possui três características básicas a fim de vir a ser o instrumento de superação das dificuldades dos alunos.
·         Extensão do tempo com a observação de diversas situações de aprendizagem
·         Intensificação no tempo e no próprio espaço da sala de aula como forma de proporcionar maior atenção aos que assim o requeiram
·         Articulação dos processos pedagógicos proporcionando ao professor, o replanejamento da ação docente diante das necessidades de cada aluno e do grupo
·         Avaliação e instrumento de mediação: registros de natureza diferentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questionário sobre a obra José Mário Pires Azanha - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

1) Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática...