COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
(Org.) et al. Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos em
escolas públicas. Curitiba: Editora CRV, 2009.
escolas públicas. Curitiba: Editora CRV, 2009.
Mudanças: constituição federal 88 – artigo 205 ao 214,
democratização, LDB/96
Questão central: Direito à educação – Qualidade
(indicadores- IDEB)
Melhoria: Fatores externos (políticas públicas) e fatores
internos (Gestão)
Caminho: Gestão da escola básica – democrática e
participativa
Escola de gestores (MEC) – Programa nacional escola de
gestores da educação básica pública
Planejamento no Âmbito da educação escolar
Planejamento: Trabalho de preparação de qualquer
empreendimento
Planejamento escolar: planejamento global (organização,
funcionamento e proposta pedagógica) Libâneo 1992
Importante: vínculo entre atividade escolar e os problemas
que envolvem o contexto escolar
Características: ações coordenadas, objetividade, flexibilidade,
avaliações e realinhamento
LDB – art. 12,13 2 14
LDB – art 67 Os sistemas de
ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação,
assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira
do magistério público:
V - período reservado a
estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;
Dimensões do PPP: Política e
pedagógica – Compromisso com a formação do cidadão e definições de ações
pedagógicas
PPP – Instrumento eficaz, eficiente e constante, sendo um
guia da ação curricular. Deve ser construído coletivamente com a comunidade.
Implementação do PPP –
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Proposta de intervenção pedagógica: pesquisa
centrada na realidade da escola
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Projeto de intervenção pedagógica: plano de
intenção, ações e roteiros.
A importância da participação das famílias nas ações da
escola
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Participação efetiva na vida escolar dos filhos
– Diálogo e acompanhamento com os filhos
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Educação pública, democratizada e popular
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Gestores – Criação de mecanismos que
possibilitem a presença e a participação dos pais
Reflexão à luz da comunidade escolar “ Casimiro de Abreu”
·
Busca pelo trabalho integrado – apenas
documentos legais não garantem a participação, a escola deve incentivar a
participação da comunidade (Vitor Paro,2001)
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Regimento escolar: educação é o dever da família
e do estado – art . 4° da LDB
Democratização da sociedade pela democratização do saber
(Hora 1994)
Construção do PPP – Organização de forma flexível
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Voltado para a cidadania
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Foco é o aluno
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Instrumento metodológico que visa a enfrentar
desafios do cotidiano da escola de forma refletida, consciente, orgânica,
científica e participativa
PPP na unidade escolar: Principio da democracia
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Escola – espaço privilegiado
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Avaliação como ato político – Alicerçada em
princípios democráticos
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Currículo: organização do conhecimento escolar
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Constituição da escola democrática: para
superação de grandes conflitos, eliminação de relações competitivas,
coorporativas, autoritárias e diminuição da fragmentação do trabalho
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Dimensão política (visão de mundo) e pedagógica
(orientação para ação educativa)
Gadotti: Projetar significa tentar quebrar um estado confortável
para arriscar-se atravessar um período de instabilidade em função da promessa
que cada projeto contém do estado melhor que o presente.
Qualidade da educação: Gestão democrático + Planejamento
participativo + PPP eficiente e contextualizado (Ilma Veiga)
A diversidade étnico-racial na escola: convivendo sem
preconceito
Paulo Freire: Sujeito inacabado – A identidade é definida
por comportamento, atitudes, costumes.
LDB - Art 26° A: Nos
estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados,
torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas
em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento
isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida
de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999)
Gestão Democrática e Autonomia Financeira na escola pública:
Avanços e retrocessos
Até 1995 – Excesso de burocracia
MEC – PNDE – Recursos – Lei 12947/09 – PDE, PME, PDDE
Recebimento – Organização das unidades executoras - APM
Apoio financeiro federal e estadual
Descentralização: redistribuição entre instancias
governamentais
Desconcentração: transferir a decisão para as unidades
executoras
LDB art: 12,13,14 e 15
Autonomia: Restrita
Gestão Escolar: O desafio da (in)disciplina na escola
Ambiente de constante reflexão
Disciplina enquanto técnica de exercício de poder
Pensamentos saudosista (Cuidado!)
Indisciplina para uns e não para outros. “Eliminar a ações
isoladas”
Origens dos comportamentos indisciplinares – Professor?
Aluno? Família? Celular? Processos pedagógicos?
Construção do PPP – precisa ser discutido todo ano – Flexível
– insere a escola na transformação social – realização continua de diagnósticos
sobre a realidade
Indisciplina na escola:
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Escola: processo de socialização – regras devem
ser cumpridas – comportamento esperado
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Crianças populares: são expulsas da escola –
rebeldes – a escola não atende sua expectativa
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC)
As NTIC na escola pública: desafios para a gestão escolar
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Essências para o desenvolvimento
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Computador e internet- Desenvolvimento das potencialidades
humanas
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As novas tecnologias tornam a escola mais
significativa
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Escola se torna mais inclusiva
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As NTIC na escola – Melhor organização da
escola
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Novas práticas e condutas
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Novas crenças e concepções
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Aprendizagem de novos recursos
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Profissional dinâmico
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Qualidade de educação depende da formação do
profissional
As tic’s não podem ser apenas instrumentos de transmissão de
informação.
Hoffmann (2000) – os fatores que influenciam na escolha da
tecnologia pelo professor:
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Suporte técnico
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Suporte técnico
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Disponibilidade e plano de uso
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Facilidade e manutenção
·
Acesso aos equipamentos
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Formação dos profissionais
Salanis 1997
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Guiar os alunos no usa da base de informação
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Acesso continuo ao trabalho dos alunos
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Oportunizar que os alunos se tornem ativos no
processo auto-dirigido de aprendizagem
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Assessorar e gestionar o ambiente de aprendizagem
virtual
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Formação de professores
Programa nacional escola de gestores da educação básica
pública: gestão democrática e políticas de formação de professores a distância
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Gestão proposta na modernização dos sistemas
educativos: flexibilidade, agilidade, eficiência, eficácia e produtividade.
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Democratização do acesso
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Redução de investimento do governo na área educacional
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Programa focalizado e descentralizado
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Regulamentação centralizada na definição do
currículo
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Avaliação dos programas
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Descentralização da execução
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Privatização
Gestão do trabalho escolar e a avaliação da aprendizagem numa
perspectiva mediadora: O conflito entre o pensar em fazer e o querer fazer
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LDB - Art 22: A
educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a
formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios
para progredir no trabalho e em estudos posteriores
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Planejamento:
Fundamenta-se na realidade institucional e concreta da escola
Gandin – 2002 – Níveis de participação no planejamento
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Colaboração
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Decisão
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Construção em conjunto
PPP e sua relação com a prática pedagógica – Ação intencional
com sentido explícito
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Deve retratar a realidade, compatibilizar com
as diretrizes do sistema de ensino e as necessidades da comunidade
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Dimensão pedagógica sempre ligada à dimensão
política.
Avaliação diagnóstica: conhecer a filosofia, as condições
físicas, o nível intelectual do aluno, estruturas da instituição, expectativas
e interesses, condições socioculturais.
Elaboração do programa de ensino
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Conteúdos, métodos, técnicas de ensino, formas
de avaliar o processo
Avaliação da aprendizagem numa perspectiva emancipatória e
formadora
Planejamento docente – Componentes
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Identificação, ementa, objetivos de ensino,
conteúdos, metodologia, recursos de ensino, avaliação
Avaliação como ação reflexiva que exige do professor novas
atitudes
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Educação inclusiva: atendimento às necessidades
diferentes aos alunos diferentes
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Hoffmann 2006 – há três intenções primordiais
por parte do professor sem as quais o processo avaliativo pode ser bloqueado em
seu curso natural:
a)
Observar o aprendiz
b)
Analisar e compreender suas estratégias de
aprendizagem
c)
Tomar decisões pedagógicas favoráveis à
continuidade do processo
Hoffmann 2006 – a avaliação mediadora possui três características
básicas a fim de vir a ser o instrumento de superação das dificuldades dos
alunos.
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Extensão do tempo com a observação de diversas
situações de aprendizagem
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Intensificação no tempo e no próprio espaço da
sala de aula como forma de proporcionar maior atenção aos que assim o requeiram
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Articulação dos processos pedagógicos
proporcionando ao professor, o replanejamento da ação docente diante das
necessidades de cada aluno e do grupo
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Avaliação e instrumento de mediação: registros
de natureza diferentes
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