A
gestão da escola - ACÚRCIO, Marina Rodrigues
Borges (Coord.). A gestão da escola. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Administração –
atividades rotineiras – centralização de decisões
Atualmente –
Diretor – Gestor – Flexibilidade – autonomia – autocontrole – responsabilidade
·
Liderança
– despertar o potencial das pessoas – escola enquanto oficina de trabalho
Essência da gestão:
Buscar eficiência – Diretor enquanto mobilizador – Simplicidade e objetividade,
transparência nas decisões.
Educação de
qualidade + respeito às diferenças
Democracia:
justa distribuição de bens culturais e bens materiais
PPP – gestão –
capacidade de adaptação aos novos tempos.
Visão
estratégica, reflexão constante
Desafios: dimensões
- administrativa e humano, administração sócio-política, pedagógica
Grupos de
trabalhos temporários: estratégias para renovar a escola.
Gestão Escolar:
Guia do diretor em 10 lições
1)
A
escola como sistema: subsistemas – conselho de escola, coordenação, APM, Grêmio
·
Metas
e objetivos
·
Falhas
decorrem das ações da Administração
3
componentes do sistema
Parte
física, tecnológica e elemento humano
2)
Liderança
como serviço: Servir não é trabalho de gente inferior
·
Poder:
advém da capacidade de servir
·
Natureza
do caráter, relacionamento humano e conhecimento
O líder cobra,
fiscaliza, treina, acompanha, educa, preocupado com o crescimento da
instituição
3)
Responsabilidade
social: Escola não trabalha para si mesma, compromisso político (Freire:
transformação)
·
Ações
fundamentadas em valores
·
Convivência
social: aprende-se, constrói e ensina-se
Finalidade da
educação – Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem das pessoas por
meio de instrumentos e de conteúdos.
Responsabilidade:
buscar aprimoramento da ordem social – democracia, justiça, equidade, tolerância
4)
Importância
das ações de planejamento: Estratégias
·
Planejar
o futuro, organizar os recursos, esforços necessários, definir metas
5)
Trabalho
cooperativo: distribuição de tarefas para equipes (Energia + Sinergia)
·
A
falta de um objetivo comum gera perda de energia.
·
Desafio
de liderança: conseguir comprometimento – luta para que o objetivo se realize
·
Desempenho
da equipe: competência individual e capacidade para trabalhar em equipe
6)
Educação
e treinamento – Ampliar a percepção e compreensão e a compreensão que as
pessoas têm em relação ao trabalho que fazem. Melhorar o que faz (Como fazer)
·
Conhecimento
para ação consciente nas mais diversas situações.
·
Processo
sistemático: aprendizagem cooperativa
7)
Comunicação:
Quem sabe o que o calado quer?
·
Diretor:
expor seus desejos e interesses
·
É
preciso fazer o que diz
·
Convicção
·
Integridade
·
Ações:
sustentadas em Valores
Cuidado: Falta
de constância com os objetivos, mudanças constantes, ser gerente
(administrativo), boa comunicação
8)
Aliança
com o professor:
·
Professor
insatisfeito: comprometimento baixo – Foco na resolução do problema
·
Professor
é um fator de transformação
9)
Parceria
com a família: Relação antiga
·
Problema:
A família transfere a responsabilidade para escola, falta de integração entre
escola e família, autoritarismo escolar.
·
Equivoco
da família: terceirizar a educação dos filhos
10) Sintonia com a realidade
·
Modelo
organizacional
·
Estágios
de desenvolvimento
Capítulo 2 – LDB
no cotidiano escolar
·
Diretrizes,
Parâmetros curriculares e pilares da educação: operacionalizados na sala de
aula
·
Lei:
aspectos econômicos, políticos, culturais, históricos
LDB: contem
normais gerais de âmbito nacional, revestindo-se de características de
flexibilidade e garantindo aos sistemas de ensino espaços para exercitarem a
sua autonomia como sistemas. Essa autonomia também garante às escolas ampla
liberdade para definirem seus projetos político-pedagógicos
Mudanças:
Intenções e ações
Preparar
cidadãos para o terceiro milênio:
4 pilares da
educação
·
Aprender
a ser: Feliz, sensível, criativo, cidadão, ético, homem ou mulher, considerar
as Inteligências múltiplas, lógica-abstrata, interpessoal, intrapessoal,
diversidade e inclusão
·
Aprender
a conhecer: conhecimento enquanto fator de produção, adquirido em situações
ligadas à realidade social, aprender a aprender
·
Aprender
a fazer: desenvolvimento de habilidades e competências, indissociável do
aprender a conhecer, desenvolvimento integral
·
Aprender
a conviver: compreensão em si para compreender o outro
PPP – Gestão
participativa
Artigo
12 e 13 da LDB:
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas
comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
VI - articular-se com as famílias e
a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e,
se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos
alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da
escola; (Redação dada pela Lei
nº 12.013, de 2009)
VIII – notificar ao Conselho
Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo
representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem
quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em
lei. (Incluído pela Lei nº
10.287, de 2001)
II - elaborar e cumprir plano de trabalho,
segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
V - ministrar os dias letivos e
horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos
dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
1° Passo:
Sensibilização do professor – própria transformação do professor – perceber-se
enquanto agente de mudança
Como elaborar o
projeto pedagógico? (Celso Vasconcelos)
1)
Justificativa
2)
Contexto
referencial: Contexto situacional, doutrinal e operacional
3)
Programação:
metas, ações e objetivo
4)
Avaliação
5)
Conclusão
Justificativa: abre
o projeto – Descreve a escola
Contexto
referencial: Tomada de decisão. Como será a realidade que queiro chegar?
·
Planejamento:
identidade, visão de mundo, sonhos, objetivos
a)
Contexto
situacional: Diagnóstico interno e externo
b)
Contexto
doutrinal: expressa os ideais de homem, de cidadão, de educação e sociedade
c)
Contexto
operacional: tomada de posições e programação das linhas de ação
Programação: objetivo
diminuir a distância entre a realidade real e a pretendida
·
Metas:
eixos – corpo docente, discentes, pais, comunidade
·
Objetivos:
·
Ações:
Atribuições oferecidas aos envolvidos
Avalição:
Permanente
Rompendo as
resistências: toda escola como objeto de análise e de avaliação
Influência
teóricas, matérias e tecnológica
Avaliação
formativa e mediadora: quais competências devem ser alcançadas – Saber fazer
Sistema de
avaliação artigo 9°
Instrumentos de
política públicas e cooperação (SAEB)
Ciclos: planejamento:
correção de desvios
Ensino médio:
Parecer 15/98 áreas do conhecimento – habilidades e competências
Competências: capacidade
de articular, mobilizar, colocar em ação os conhecimentos necessários
Validando o
regime escolar
·
Decisões:
gestão escolar democrática – aspecto estrutural, orgânico e pedagógico
Regimento:
conjunto das normas e regras que regulam o projeto político pedagógico da
instituição
Estruturação da
instituição – organização administrativa – Organização do ensino
Legitimação/autonomia:
Documento vivo
Qualidade e
produtividade no sistema educacional
Formação: Mudança
de perfil - Operadores inteligentes
Área
empresarial transpor para Área educacional – As peculiaridades do sistema
educacional precisam ser respeitadas.
Gestão de
qualidade: Auxilia o diretor – transforma a educação em um sistema produtivo
Finalidade do
sistema educacional: Educação enquanto sistema produtivo – Aplicar ferramentas
e técnicas gerenciais
Sistema
educacional: Missão – oferecer condições e oportunidades para que o indivíduo
tenha a melhor promoção possível
Matéria prima:
pessoas, informação, crenças, valores, tecnologia, competências, planos,
planejamento e estratégia
Processo:
Processo educativo será operado em prol da educação
Produto: Pessoa
educada – importante que sejam consideradas as expectativas dos alunos
Expectativa:
violência, ética – atenção necessária as questões do cotidiano
Exigência da sociedade
atual deve ser levada em consideração
Clientes:
·
Usuário
final: Próprio indivíduo, a sociedade, contribuir para melhorar a sociedade
·
Intermediário:
Empresas, partidos, sindicatos, escolas, ONG’s e repartições públicas
·
Consertadores:
Especialistas – médico, psicólogo, engenheiro, juiz de direito, professor
Resultado:
Pessoas felizes e sociedade cada vez melhor.
Transformando
diretores de escola em gerentes do sistema educacional
Qualidade –
visão – enxergar à frente
Administração
escolar: de acordo com o sistema educacional – sistema produtivo – Gestão de
qualidade
Visão e missão –
Gerente do sistema educacional
Proposta: PDCA –
Planejar, executar, chegar e agir
Planejar:
Missão e visão – Definir metas – estabelecimento de indicadores de qualidade
Indicadores de
qualidade: índice de controle – sinalizam o caminho a serem trilhados
Observação: os
indicadores serão as metas e medidas do trajeto
Especificar
métodos: Como pretendo atingir a meta?
Executar: 1°
Parte -Educar e treinar os operadores
Explicar para
cada ator o seu papel
2° Parte –
Ampliar o envolvimento de todos
Chegar: Onde eu
estou em relação do que eu quero?
Instrumentos
para ouvir o cliente
Agir corretivamente:
Tabela 5W2H – What? Why? When? WHO? How? How long?
Novo papel do
professor: Novo papel relacionado a capacidade para utilizar o método PDCA
Planejar: o que
eu quero? What? Definir metas – Formular objetivos, listas conteúdos,
estabelecer metas numéricas
Especificação de
métodos: preparar a aula, materiais de apoio e roteiro de atividades
Executar: Educar
e treinar si mesmo – educar e treinar os alunos
Estabelecimento
de metas
Ministrar a
aula envolvendo todos, criar um clima favorável de aprendizagem
Checar: utilizar
o método espinha de peixe
Agir
corretivamente: Utilizar o método 5W1H
Ouvir os alunos
– Transformar o aluno em um cooperador
Obrigado professor. O resumo ficou muito bom.
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