sábado, 5 de agosto de 2017

Resumo da obra A gestão da escola - ACÚRCIO, Marina Rodrigues Borges (Coord.). A gestão da escola. Porto Alegre: Artmed, 2003

A gestão da escola - ACÚRCIO, Marina Rodrigues Borges (Coord.). A gestão da escola. Porto Alegre: Artmed, 2003.


Administração – atividades rotineiras – centralização de decisões
Atualmente – Diretor – Gestor – Flexibilidade – autonomia – autocontrole – responsabilidade
·         Liderança – despertar o potencial das pessoas – escola enquanto oficina de trabalho
Essência da gestão: Buscar eficiência – Diretor enquanto mobilizador – Simplicidade e objetividade, transparência nas decisões.
Educação de qualidade + respeito às diferenças
Democracia: justa distribuição de bens culturais e bens materiais
PPP – gestão – capacidade de adaptação aos novos tempos.
Visão estratégica, reflexão constante
Desafios: dimensões - administrativa e humano, administração sócio-política, pedagógica
Grupos de trabalhos temporários: estratégias para renovar a escola.

Gestão Escolar: Guia do diretor em 10 lições
1)    A escola como sistema: subsistemas – conselho de escola, coordenação, APM, Grêmio
·         Metas e objetivos
·         Falhas decorrem das ações da Administração
3 componentes do sistema
Parte física, tecnológica e elemento humano

2)    Liderança como serviço: Servir não é trabalho de gente inferior
·         Poder: advém da capacidade de servir
·         Natureza do caráter, relacionamento humano e conhecimento
O líder cobra, fiscaliza, treina, acompanha, educa, preocupado com o crescimento da instituição

3)    Responsabilidade social: Escola não trabalha para si mesma, compromisso político (Freire: transformação)
·         Ações fundamentadas em valores
·         Convivência social: aprende-se, constrói e ensina-se
Finalidade da educação – Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem das pessoas por meio de instrumentos e de conteúdos.
Responsabilidade: buscar aprimoramento da ordem social – democracia, justiça, equidade, tolerância

4)    Importância das ações de planejamento: Estratégias
·         Planejar o futuro, organizar os recursos, esforços necessários, definir metas

5)    Trabalho cooperativo: distribuição de tarefas para equipes (Energia + Sinergia)
·         A falta de um objetivo comum gera perda de energia.
·         Desafio de liderança: conseguir comprometimento – luta para que o objetivo se realize
·         Desempenho da equipe: competência individual e capacidade para trabalhar em equipe

6)    Educação e treinamento – Ampliar a percepção e compreensão e a compreensão que as pessoas têm em relação ao trabalho que fazem. Melhorar o que faz (Como fazer)
·         Conhecimento para ação consciente nas mais diversas situações.
·         Processo sistemático: aprendizagem cooperativa

7)    Comunicação: Quem sabe o que o calado quer?
·         Diretor: expor seus desejos e interesses
·         É preciso fazer o que diz
·         Convicção
·         Integridade
·         Ações: sustentadas em Valores
Cuidado: Falta de constância com os objetivos, mudanças constantes, ser gerente (administrativo), boa comunicação

8)    Aliança com o professor:
·         Professor insatisfeito: comprometimento baixo – Foco na resolução do problema
·         Professor é um fator de transformação

9)    Parceria com a família: Relação antiga
·         Problema: A família transfere a responsabilidade para escola, falta de integração entre escola e família, autoritarismo escolar.
·         Equivoco da família: terceirizar a educação dos filhos

10) Sintonia com a realidade
·         Modelo organizacional
·         Estágios de desenvolvimento




Capítulo 2 – LDB no cotidiano escolar
·         Diretrizes, Parâmetros curriculares e pilares da educação: operacionalizados na sala de aula
·         Lei: aspectos econômicos, políticos, culturais, históricos
LDB: contem normais gerais de âmbito nacional, revestindo-se de características de flexibilidade e garantindo aos sistemas de ensino espaços para exercitarem a sua autonomia como sistemas. Essa autonomia também garante às escolas ampla liberdade para definirem seus projetos político-pedagógicos
Mudanças: Intenções e ações
Preparar cidadãos para o terceiro milênio:
4 pilares da educação
·         Aprender a ser: Feliz, sensível, criativo, cidadão, ético, homem ou mulher, considerar as Inteligências múltiplas, lógica-abstrata, interpessoal, intrapessoal, diversidade e inclusão
·         Aprender a conhecer: conhecimento enquanto fator de produção, adquirido em situações ligadas à realidade social, aprender a aprender
·         Aprender a fazer: desenvolvimento de habilidades e competências, indissociável do aprender a conhecer, desenvolvimento integral
·         Aprender a conviver: compreensão em si para compreender o outro

PPP – Gestão participativa
Artigo 12 e 13 da LDB:
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;          (Redação dada pela Lei nº 12.013, de 2009)
VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei.             (Incluído pela Lei nº 10.287, de 2001)
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

1° Passo: Sensibilização do professor – própria transformação do professor – perceber-se enquanto agente de mudança

Como elaborar o projeto pedagógico? (Celso Vasconcelos)
1)    Justificativa
2)    Contexto referencial: Contexto situacional, doutrinal e operacional
3)    Programação: metas, ações e objetivo
4)    Avaliação
5)    Conclusão
Justificativa: abre o projeto – Descreve a escola
Contexto referencial: Tomada de decisão. Como será a realidade que queiro chegar?
·         Planejamento: identidade, visão de mundo, sonhos, objetivos
a)    Contexto situacional: Diagnóstico interno e externo
b)    Contexto doutrinal: expressa os ideais de homem, de cidadão, de educação e sociedade
c)    Contexto operacional: tomada de posições e programação das linhas de ação


Programação: objetivo diminuir a distância entre a realidade real e a pretendida
·         Metas: eixos – corpo docente, discentes, pais, comunidade
·         Objetivos:
·         Ações: Atribuições oferecidas aos envolvidos
Avalição: Permanente

Rompendo as resistências: toda escola como objeto de análise e de avaliação
Influência teóricas, matérias e tecnológica
Avaliação formativa e mediadora: quais competências devem ser alcançadas – Saber fazer
Sistema de avaliação artigo 9°
Instrumentos de política públicas e cooperação (SAEB)

Ciclos: planejamento: correção de desvios
Ensino médio: Parecer 15/98 áreas do conhecimento – habilidades e competências
Competências: capacidade de articular, mobilizar, colocar em ação os conhecimentos necessários

Validando o regime escolar
·         Decisões: gestão escolar democrática – aspecto estrutural, orgânico e pedagógico
Regimento: conjunto das normas e regras que regulam o projeto político pedagógico da instituição
Estruturação da instituição – organização administrativa – Organização do ensino
Legitimação/autonomia: Documento vivo

Qualidade e produtividade no sistema educacional
Formação: Mudança de perfil - Operadores inteligentes
Área empresarial transpor para Área educacional – As peculiaridades do sistema educacional precisam ser respeitadas.
Gestão de qualidade: Auxilia o diretor – transforma a educação em um sistema produtivo
Finalidade do sistema educacional: Educação enquanto sistema produtivo – Aplicar ferramentas e técnicas gerenciais

Sistema educacional: Missão – oferecer condições e oportunidades para que o indivíduo tenha a melhor promoção possível
Matéria prima: pessoas, informação, crenças, valores, tecnologia, competências, planos, planejamento e estratégia
Processo: Processo educativo será operado em prol da educação
Produto: Pessoa educada – importante que sejam consideradas as expectativas dos alunos
Expectativa: violência, ética – atenção necessária as questões do cotidiano
Exigência da sociedade atual deve ser levada em consideração
Clientes:
·         Usuário final: Próprio indivíduo, a sociedade, contribuir para melhorar a sociedade
·         Intermediário: Empresas, partidos, sindicatos, escolas, ONG’s e repartições públicas
·         Consertadores: Especialistas – médico, psicólogo, engenheiro, juiz de direito, professor
Resultado: Pessoas felizes e sociedade cada vez melhor.

Transformando diretores de escola em gerentes do sistema educacional
Qualidade – visão – enxergar à frente
Administração escolar: de acordo com o sistema educacional – sistema produtivo – Gestão de qualidade
Visão e missão – Gerente do sistema educacional
Proposta: PDCA – Planejar, executar, chegar e agir
Planejar: Missão e visão – Definir metas – estabelecimento de indicadores de qualidade
Indicadores de qualidade: índice de controle – sinalizam o caminho a serem trilhados
Observação: os indicadores serão as metas e medidas do trajeto
Especificar métodos: Como pretendo atingir a meta?

Executar: 1° Parte -Educar e treinar os operadores
Explicar para cada ator o seu papel
2° Parte – Ampliar o envolvimento de todos



Chegar: Onde eu estou em relação do que eu quero?
Instrumentos para ouvir o cliente

Agir corretivamente: Tabela 5W2H – What? Why? When? WHO? How? How long?

Novo papel do professor: Novo papel relacionado a capacidade para utilizar o método PDCA

Planejar: o que eu quero? What? Definir metas – Formular objetivos, listas conteúdos, estabelecer metas numéricas
Especificação de métodos: preparar a aula, materiais de apoio e roteiro de atividades

Executar: Educar e treinar si mesmo – educar e treinar os alunos
Estabelecimento de metas
Ministrar a aula envolvendo todos, criar um clima favorável de aprendizagem

Checar: utilizar o método espinha de peixe

Agir corretivamente: Utilizar o método 5W1H
Ouvir os alunos – Transformar o aluno em um cooperador




Um comentário:

Questionário sobre a obra José Mário Pires Azanha - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

1) Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática...