terça-feira, 1 de agosto de 2017

Questões sobre a obra A. Chrispino. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação.

1) No texto “Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação” (2007), Álvaro Chrispino defende a tese de que a causa primordial da violência escolar tem relação com
• A. as mudanças sociais que afetam as relações de poder na escola, uma vez que os dispositivos utilizados na cultura escolar que garantiam a autoridade pedagógica e a manutenção da ordem não são mais adequados para assegurar a autoridade pedagógica.
• B. a formação dos professores, especialmente a inicial, que não prepara o docente para compreender as manifestações e causas dos conflitos, bem como não fornece ferramentas para a resolução de conflitos no contexto da sala de aula e da escola.
• C. a ausência de uma gestão democrática, quando a direção não desenvolve um trabalho cooperativo e a equipe escolar não vê o conflito como algo que deva ser investigado, compreendido e mediado.
• D.as famílias dos alunos, que não têm cumprido com o seu papel de garantir a formação moral, os bons costumes, os bons modos de crianças e jovens tidos como essenciais ao convívio social e ao processo de ensino-aprendizagem.
• E.a massificação da educação, pois a escola passou a reunir no mesmo espaço alunos com diferentes vivências, expectativas, valores, culturas e hábitos que são causadores de conflito que, quando não trabalhados, provocam manifestação de violência.

2) (Vunesp-2012) De acordo com Chrispino, o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, motivado, muitas vezes, pela diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Diante disso, quando se trata de ambiente escolar,
• A. cabe aos seus profissionais estimular o conflito de modo controlado, pois sua ocorrência promove os avanços e aprimoramentos internos no trato com alunos e professores e melhora o convívio da escola com sua comunidade e o seu entorno.
• B. com a assistência de um mediador, as relações sociais dentro da escola podem ser reorientadas levando a novas formas de cooperação, de confiança, de solidariedade, conduzindo a formas mais maduras de resolver as diferenças pessoais ou grupais.
• C. uma vez identificada a causa do conflito escolar, é possível, com vontade política, e com a presença de mediador imparcial, ignorar o conflito dentro da escola, sem que isso provoque reação negativa das pessoas.
• D. é possível desenvolver um programa de mediação imparcial que trabalhe no sentido de conscientizar os profissionais da escola e sua comunidade, que ali não é lugar para conflitos, pois isso prejudica o bom rendimento dos alunos.
• E. não cabe à escola resolver os conflitos, pois esse fenômeno deve ser resolvido pela mediação de uma boa política de segurança pública, portanto, de uma outra esfera de governo.

3) (Vunesp) Segundo a análise de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p.23), a introdução da mediação de conflitos só é possível num ambiente escolar em que
• A. o exercício da explicitação do pensamento é estimulado.
• B. as figuras de autoridade não são questionadas.
• C. um sistema de disciplina está firmemente estabelecido.
• D. o conflito é encarado como um empecilho aos relacionamentos.
• E. as atitudes violentas entre os alunos foram banidas.

4) (FCC) Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a

·         A. mediação de conflitos, pela qual uma pessoa imparcial discute os aspectos em disputa, para levantar alternativas e chegar a um acordo aceitável para todos.
·         B. explicitação daquilo que se espera dos estudantes e daquilo que a escola se propõe a fazer em termos de ações voltadas para a paz.
·         C. indução de uma nova ordem social, na qual os conflitos sejam solucionados por um tribunal livre de ideologias libertárias.
·         D. compreensão de que os conflitos decorrem de relações emocionais que se fazem presentes na sociedade mais ampla.
·         E. propagação de que os conflitos escolares são ideias abstratas, cuja operacionalização não implica violência escolar.  

55) Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. (A. Chrispino. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n.º 54, p. 11-28, jan.-mar./2007.)
A respeito dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
a) Em situações de conflitos, sempre há um lado certo e um errado
b) O conflito deve ser sempre evitado pela sociedade. 
c) Uma maneira adequada de gerir conflitos no contexto educacional é reconhecê-los e trabalhá-los visando à regulação das relações sociais e ao reconhecimento das diferenças.
d) O conflito só pode ser percebido quando de sua manifestação violenta.
e) Em situações de conflitos no ambiente escolar, é fundamental que a instituição puna os envolvidos.

6) (VUNESP/2013) Em uma reunião do conselho de escola, alguns professores solicitaram ao diretor da unidade escolar que tomasse medidas mais “enérgicas” com os alunos, a fim de eliminar completamente qualquer forma de conflito entre docentes e discentes. Segundo eles, o conflito é algo ruim e deve ser extirpado.
Analisando o ponto de vista desses professores, é correto afirmar que, segundo Chrispino (2007), eles
(A) têm razão ao propor medidas mais “enérgicas”, desde que essas medidas estejam amparadas pela legislação vigente.
(B) deveriam recorrer a instâncias superiores, a fim de que sua demanda fosse atendida e os alunos fossem disciplinados adequadamente.
(C) poderiam ter explicitado com maior exatidão quais os tipos de medidas cabíveis para a eliminação do conflito na escola.
(D) estão equivocados, pois o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, quer contemporânea, quer antiga.
(E) esqueceram-se de mencionar que o conflito é também a causa de atos violentos, por isso urge sua eliminação do ambiente escolar.

7) A ordem, em toda a sociedade humana, não é outra coisa senão uma normatização do conflito. CHRISPINO, Álvaro, 2007, p.17. Assim, considerando o contexto escolar, o professor precisa 
(A) compreender as relações existentes dentro da ordem que dão origem aos conflitos. 
(B) desconhecer as diferenças sociais como causadoras de conflitos. 
(C) identificar as circunstâncias que redundam em conflito para coibi-las fortemente. 
(D) ignorar a identidade dos que defendem posições antagônicas.
(E) observar que as manifestações do conflito devem ser evitadas com violência.

8) Em pesquisa do IBOPE (2006, cf. Chrispino, 2007) para o Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro, quando os jovens pesquisados foram perguntados Dentre estes, quais são os dois mais graves problemas do Brasil?, 60% deles indicaram a Violência como o mais grave, ficando, em segundo lugar, o Desemprego (40%). Nessa mesma pesquisa, a pergunta Quem você considera mais responsável pela garantia de um bom futuro para pessoas como você?, 77% responderam a Família e, em segundo lugar, com 48% vem a Escola. Desse resultado, podemos depreender que
(A) ele representa uma depreciação do valor da Escola na sociedade, já que o desemprego é apenas o segundo maior problema do Brasil, e, dessa forma, os jovens não estão tão preocupados com os aspectos materiais que um emprego propiciado pela boa educação possa proporcionar.
(B) os jovens ainda consideram que a Escola é a forma de construir o futuro para, apesar de todos os pesares, inclusive enfrentar o segundo maior problema do Brasil, e que muito tem de ser realizado para proteger a juventude da violência que ainda reina, aterrorizando o seu imaginário.
(C) as políticas públicas, como devem expressar a vontade popular, devem se concentrar no combate à violência e no fortalecimento do ensino profissionalizante, dado que os jovens identificaram-nos como os problemas mais graves da nossa sociedade.
(D) a população valoriza muito a família e como, apesar dessa valorização, a violência ainda impera como o mais grave problema do Brasil, podemos interpretar que a culpa por tal estado de violência assustador é da ausência dos valores familiares fortalecidos.
(E) o desemprego considerado um dos dois maiores problemas do Brasil, e a família concebida como a origem de um bom futuro, parece-me que esse ambiente familiar não tem cumprido seu papel na formação profissional destes jovens.

9) O Programa (de Mediação de Conflitos) deve comportar-se tal qual um grande e delicado tecido jogado sobre um conjunto de peças com contornos distintos. O tecido é o mesmo, mas ao alcançar a peça, toma a forma desta! Ele se amolda a cada realidade. (CHRISPINO, 2007, p. 25) Diversos itens devem ser respondidos para definir o tipo de programa que irão implantar. Assinale a opção que descreve corretamente um destes itens fundamentais. 
(A) Atores da Mediação de Conflito: definir se envolveremos a comunidade toda ou a decisão será somente do gestor.
(B) Relação da Mediação de Conflito com as Regras Disciplinares: definir se consideraremos rigidamente ou parcialmente as regras disciplinares da escola.
(C) Relação da Mediação de Conflito com a Avaliação: definir os critérios de avaliação dos resultados da mediação, ou seja, se ela funcionou ou não.
(D) Escolha dos Mediadores de Conflito: o gestor define o mediador ou o corpo discente é quem o decide.
(E) Critérios para a Seleção dos Mediadores de Conflito: definir se por capacidade de liderança ou por domínio da retórica.

10) Alguns estudiosos do tema da violência na escola concebem como uma de suas causas a existência de conflitos mal resolvidos. Esses conflitos são inevitáveis e intrínsecos às diferenças na escola. Para A. Chrispino (2007) uma das maneiras de lidar com conflitos é através de
(A) recompensa aos alunos a cada obediência às figuras de autoridades da escola, a saber, gestores e professores.
(B) exercício da assertividade e da retórica, em que o aluno apresenta sua perspectiva sem considerar seu oponente.
(C) estimulação da formação de associações por interesses comuns, mantendo os alunos ocupados com seus interesses e sem entrarem em conflito com os outros.
(D) introdução do tema mediação de conflito no currículo escolar, uma oportunidade para que o aluno desenvolva a tolerância e aprenda a conviver com as diferenças.
(E) desenvolvimento de um programa de proteção à testemunha, em que o anonimato do delator do perpetrador do ato de violência seja preservado.

Gabarito
1 E - 2 B - 3 A - 4 A - 5 C - 6 D - 7 A - 8 B - 9 D - 10 D





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