Novas
tecnologias e mediação pedagógica
Referência:
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.;
BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed.
rev. e atual. Campinas: Papirus, 2013
Realidade: Nova sociedade – Novas tecnologias – Novo aluno
·
Celulares, notebooks, celulares, software (TIC’s)
·
Novo contexto social
A aprendizagem de fato somente é possível se a relação
tecnologia e pedagogia estejam bem alinhadas.
ENSINAR é DIFERENTE DE EDUCAÇÃO
Ensino de qualidade é diferente de educação de qualidade
Educar – transformar a vida em processos permanente de
aprendizagem
Integração de ensino e a vida. Ensinar a ética – Ação e
Reflexão – Aprender a aprender
Mudanças devem partir do professor – Curiosidade, desafia e
estimula os alunos, relação dialógica, flexibilidade, humildade
Mudança da postura do aluno: Querer aprender e participar
Sociedade da informação:
·
Conhecer: significa compreender todas as
dimensões da realidade, captar e saber expressar essa totalidade de forma cada
vez mais ampla e integral.
·
Necessidade: desenvolvimento de habilidades de
raciocínio.
Como a informação é apresentada em 3 formas
1)
Processamento lógico-sequencial: expressa-se na
linguagem escrita e falada. Sentido se constrói aos poucos e cada sequência
2)
Processamento hipertextual: Comunicação
“linkada” que relata situações que se intercalam. (Click aqui)
3)
Processamento multimídico: É a junção de pedaços
de textos de várias linguagens superpostas. (texto, imagem, vídeo)
Objetivo: Aprendizagem significativa – integra o racional,
emocional, sensorial, pessoal e social
·
Compreendo o conteúdo a partir das minhas bases
intelectuais.
Aprendizagem ocorre pelo interesse e pela necessidade
Conhecimento é adquirido a partir da interação e
interiorização.
·
Interação – contato direto com a informação
·
Interiorização – Síntese pessoal – processo de
reflexão – reelaboração do objeto que captamos pela interação
Generalização: Passagem da experiência particular para a
geral. (Ausência de reflexão)
·
Problema de padronização e mecanização do
pensamento, fácil manipulação.
Modificação da forma de ensinar –
Projeto inovador de educação
·
Maior organização do processo de ensino –
Planejar
·
Menos conteúdos fixos – Conteúdos Gerais
·
Flexibilidade
·
Pesquisa
Professor é o mediador, orientador, intelectual, emocional,
gerencial, comunicacional, ético.
Intelectual – Pesquisador – Oferece a mediação entre o
conteúdo e o aluno
Integração das tecnologias deve ser realizada de forma
planejada e inovadora.
·
Metodologia e criatividade – Qual recurso usar
em determinado contexto?
·
A integração trata-se de uma necessidade da
escola para atender melhor o seu aluno desde criança
TIC’s – Opera imediatamente com o sensível, opera com
concreto, utilização de imagens dinâmicas.
Tendência: Busca constante pelo acúmulo de informação e pelo
que é essencial apenas.
TV/Vídeo na educação :
Sugestão: Vídeos mais simples para os mais elaborados,
vídeos como sensibilização, vídeos como simulação, vídeo como conteúdo de
ensino, vídeo trabalho como expressão.
Dinâmicas com vídeo:
·
Vídeo/espelho, análise globalizante, vídeo
dramatização, registros, entrevistas
Computador e Internet – Ampliação da capacidade de pesquisa
Exemplos de atividades criativas: Página pessoal, blog,
email, youtube, facebook, fórum, chats,
·
Infraestrutura
·
Competência
Não confundir informação com conhecimento. A pesquisa não
pode se dispersar.
A tecnologia auxilia na comunicação
MEDIAÇÃO PEDAGOGIA E O USO DAS TECNOLOGIAS
·
Formação do professor
·
Exposição de conteúdos
·
As tecnologias são utilizadas, mas pouco
valorizada
Mediação: Facilitação – Professor – Tecnologia – Prática
A tecnologia não deve ser trabalhada de forma isolada
O uso das tecnologias precisa ser eficiente e se adequar os
objetivos da atividade de Ensino Aprendizagem.
Tecnologia – Avaliação – Mediação
Avaliação deve ser utilizada como elemento motivador da
aprendizagem
Avaliar não se resume em aplicar provas e trabalhos
Avaliação não se deve limitar a indicação de erros e de
acertos (avaliação classificatória)
Avaliação deve oportunizar a continuidade e a revisão
Avaliação vai oportunizar o feedback
O professor mediador
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Favorecer o diálogo
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Corresponsabilidade do aluno
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Cooperativismo
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Diversidade
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Oportunidade para o debate
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Contato consciente entre aluno e tecnologia
·
Oferece apoio
"O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e,
ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a
complexidade do aprender, a sua ignorância, suas dificuldades. Ensina,
aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório.
Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas
descobertas e a novas sínteses..."
José Manuel Moran
José Manuel Moran
Resumo elaborado por Márcio Severo, Cajati – sp 24/07/2017
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