segunda-feira, 24 de julho de 2017

Resumo da obra Novas tecnologias e mediação pedagógica Referência: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. e atual. Campinas: Papirus, 2013

Novas tecnologias e mediação pedagógica
Referência: 
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. e atual. Campinas: Papirus, 2013

Realidade: Nova sociedade – Novas tecnologias – Novo aluno
·         Celulares, notebooks, celulares, software (TIC’s)
·         Novo contexto social
A aprendizagem de fato somente é possível se a relação tecnologia e pedagogia estejam bem alinhadas.
ENSINAR é DIFERENTE DE EDUCAÇÃO
Ensino de qualidade é diferente de educação de qualidade
Educar – transformar a vida em processos permanente de aprendizagem
Integração de ensino e a vida. Ensinar a ética – Ação e Reflexão – Aprender a aprender
Mudanças devem partir do professor – Curiosidade, desafia e estimula os alunos, relação dialógica, flexibilidade, humildade
Mudança da postura do aluno: Querer aprender e participar
Sociedade da informação:
·         Conhecer: significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e saber expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.
·         Necessidade: desenvolvimento de habilidades de raciocínio.
Como a informação é apresentada em 3 formas
1)      Processamento lógico-sequencial: expressa-se na linguagem escrita e falada. Sentido se constrói aos poucos e cada sequência
2)      Processamento hipertextual: Comunicação “linkada” que relata situações que se intercalam. (Click aqui)
3)      Processamento multimídico: É a junção de pedaços de textos de várias linguagens superpostas. (texto, imagem, vídeo)
Objetivo: Aprendizagem significativa – integra o racional, emocional, sensorial, pessoal e social
·         Compreendo o conteúdo a partir das minhas bases intelectuais.
Aprendizagem ocorre pelo interesse e pela necessidade
Conhecimento é adquirido a partir da interação e interiorização.
·         Interação – contato direto com a informação
·         Interiorização – Síntese pessoal – processo de reflexão – reelaboração do objeto que captamos pela interação

Generalização: Passagem da experiência particular para a geral. (Ausência de reflexão)
·         Problema de padronização e mecanização do pensamento, fácil manipulação.
Modificação da forma de ensinar – Projeto inovador de educação
·         Maior organização do processo de ensino – Planejar
·         Menos conteúdos fixos – Conteúdos Gerais
·         Flexibilidade
·         Pesquisa
Professor é o mediador, orientador, intelectual, emocional, gerencial, comunicacional, ético.
Intelectual – Pesquisador – Oferece a mediação entre o conteúdo e o aluno
Integração das tecnologias deve ser realizada de forma planejada e inovadora.
·         Metodologia e criatividade – Qual recurso usar em determinado contexto?
·         A integração trata-se de uma necessidade da escola para atender melhor o seu aluno desde criança
TIC’s – Opera imediatamente com o sensível, opera com concreto, utilização de imagens dinâmicas.
Tendência: Busca constante pelo acúmulo de informação e pelo que é essencial apenas.
TV/Vídeo na educação :
Sugestão: Vídeos mais simples para os mais elaborados, vídeos como sensibilização, vídeos como simulação, vídeo como conteúdo de ensino, vídeo trabalho como expressão.
Dinâmicas com vídeo:
·         Vídeo/espelho, análise globalizante, vídeo dramatização, registros, entrevistas
Computador e Internet – Ampliação da capacidade de pesquisa
Exemplos de atividades criativas: Página pessoal, blog, email, youtube, facebook, fórum, chats,
·         Infraestrutura
·         Competência
Não confundir informação com conhecimento. A pesquisa não pode se dispersar.
A tecnologia auxilia na comunicação

MEDIAÇÃO PEDAGOGIA E O USO DAS TECNOLOGIAS
·         Formação do professor
·         Exposição de conteúdos
·         As tecnologias são utilizadas, mas pouco valorizada
Mediação: Facilitação – Professor – Tecnologia – Prática
A tecnologia não deve ser trabalhada de forma isolada
O uso das tecnologias precisa ser eficiente e se adequar os objetivos da atividade de Ensino Aprendizagem.
Tecnologia – Avaliação – Mediação
Avaliação deve ser utilizada como elemento motivador da aprendizagem
Avaliar não se resume em aplicar provas e trabalhos
Avaliação não se deve limitar a indicação de erros e de acertos (avaliação classificatória)
Avaliação deve oportunizar a continuidade e a revisão
Avaliação vai oportunizar o feedback

O professor mediador
·         Favorecer o diálogo
·         Corresponsabilidade do aluno
·         Cooperativismo
·         Diversidade
·         Oportunidade para o debate
·         Contato consciente entre aluno e tecnologia
·         Oferece apoio

"O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a complexidade do aprender, a sua ignorância, suas dificuldades. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sínteses..."
                                                                                                          José Manuel Moran


Resumo elaborado por Márcio Severo, Cajati – sp 24/07/2017

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