1° A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO – CARMEM GÓMEZ GRANELL E
INÁCIO VILA
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Educação, escola e cidade
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Educação – elemento estratégico para o bom
funcionamento da cidade
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Reflexões: Hoje: Era da informação/conhecimento
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Sociedade industrial para sociedade do conhecimento
(revolução autêntica)
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Formação para vida
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Mercado – pessoa com boa formação básica – ampla
capacidade de transformação em conhecimento
Atualmente a possibilidade de se tornar excluído afeta todos
os grupos sociais
Contexto cultural atual -> Crise ética e moral – Racismo,
xenofobia, guerras, terrorismos
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Promover coesão social
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Educação – chave para uma sociedade democrática
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Educação é um instrumento de mediação social e
cultural (informação -> pessoa)
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Capacidade de aprender continuamente de forma
autônoma
Tendência: processo educacional não pode mais se limitar a
mero acúmulo de conhecimentos
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Educação – fonte de conhecimentos, valores e
atitudes – contribui para uma sociedade mais coesa e justa.
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Consciência coletiva -> não aceitação do dinheiro
como forma de dominação e de manipulação
INDO ALÉM DA ESCOLA
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Família também desempenha papel importante na
formação do sujeito
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Família importante para a construção das
capacidades básicas do sujeito (estimulo, interesse, exigências)
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Cidades -> possui diversos agentes educativos
(ong, associações, movimentos sociais, SESC, SESI ...)
Projeto educativo de Barcelona
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Análise rigorosa da realidade
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Surgem planos estratégicos (Plano de
desenvolvimento econômico e social, plano integral de desenvolvido de serviços
sociais, plano estratégico do setor cultural, Projeto educativo da cidade
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Construção de planos coletivamente (participação
cidadã) – Conselhos e plataformas para colher informações
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Desafios: Papel da educação
Relação – cidade, comunidade e escola
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Concepção adequada de cidade (gastos
energéticos, estrutura, sustentabilidade, multiculturalismo)
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Comunidade e escola – Articulação de diferentes
agentes educativos (educação vista como projeto coletivo e social)
2° AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS NA SOCIEDADE DA
INFORMAÇÃO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Três tendências
1)
As mudanças na economia: informação ->
processada, armazenada e difundida
2)
As mudanças tecnológicas: processo de
digitalização – Código digital -> armazenamento e transmissão de qualquer
tipo de informação (fusão de redes)
3)
A liberalização das telecomunicações: Privatização
-> competição, fluxo informacional, fluxo de comunicação
Algumas consequências são previsíveis
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Superabundância de informação – necessidade de
selecionar, filtrar, organizar
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Concentração de empresar no mundo relacionado
com a informação
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Substituição de fatores clássicos de produção +
know how (-) mão-de-obra
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Distribuição de informações – acelera as
mudanças sociais
Como preparar as pessoas? Para
liderar com as informações, viver, competir ...
Sugestões:
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A escola não pode se limitar a ser um sistema
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A busca sobre conhecimento durará a vida toda –
Reeducação Contaste - Autonomia
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Escola deve oferecer técnicas para a
aprendizagem contínua (relacionadas ao uso dos meios de acesso a informação e a
cultura)
Conflito: titulação e exercício profissional
Luta constante contra o analfabetismo científico-tecnológico
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Novas metodologia com foco na aprendizagem
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“Dar aula” – Termo arcaico não se usa mais. O
professor dialoga com aluno
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Planejamento
Quem educa? Escola, família, redes (youtube) e
autoaprendizagem – Aprendizagem para vida
3° EDUCAÇÃO: RESPONSABILIDADE SOCIAL E IDENTIDADE
COMUNITÁRIAS
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Sociedades bem preparadas para o século XXI
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Associacionismo
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Sentimento de comunidade
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Reciprocidade
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Público – Espaço secularizado (valoriza as
ideias, multiculturalismo)
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Público – Espaço compartilhado
Desafios atuais: não são solucionados apenas do poder
público (garantir sustentabilidade, consumo, multiculturalismo, sobrecarga de
poderes públicos)
Perspectiva comunitária: Coesão social
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Compreensão de comunidade – Valor, qualidade
relacional, espaço e possibilidade de escolha, construção social, exigência
política e ética,
Lema: Pensar globalmente, porém
agir localmente.
A comunidade local é um espaço de
aprendizagens.
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Exigência: aceitação das diferenças
Interações
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Baseada
em interesses
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Soluções pragmáticas (para problemas de
convivência)
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Colaboração
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Confiança recíprocas
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Envolvimento – mobilização, disponibilidade para
assumir compromissos e riscos
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Capacidade de decidir
è
Capacidade de controlar (ações, coordenar,
organizar)
è
Construir conexões
Escola – Comunidade Escolar
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Trama de interesses comuns – Possível criar
processos de integrações
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Comunidade escola e Comunidade local – interação
è
Âmbito de interdependência e influências
recíprocas
è
Temas curriculares contextualizados (Cultura,
civismo, território) – Discussão do ensino e de valores educativos
Trata o caso – novas formas de relacionamento entre os
membros da comunidade.
Escola-Comunidade -> vincula-se a outras comunidades
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Identidade – recursos, competências ->
autoestima -> poder de fazer coisas
Tipos ideais de escola
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Escola bairro – Grande envolvimento territorial,
baixo nível de identificação
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Escola utilitária – Baixo envolvimento
territorial, baixo nível de identificação
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Escola identitária – alto nível de identificação
(homogênea), seletiva (IFSP, Paula Souza), nenhum ou baixíssimo envolvimento
territorial
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Escola-Comunidade – alto nível de envolvimento
territorial e social, alto nível de identificação
O MEIO AMBIENTE E A GLOBALIZAÇÃO
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O homem se espalhou por todo o planeta (espaços
naturais e espaços geográficos)
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Globalização – Consequência do crescimento
social, material, tecnológico
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Sentido sistêmico – Pessoal e tecnologia – É
possível identificar a origem dos problemas ambientais
Problemas ambientais
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Progressiva deterioração do ambiente
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Escassez de recursos
Danos locais se tornaram globais devido as mudanças
climáticas
Mudança climática global – cenários sendo modificados –
Derretimentos das calotas polares
Respostas ambientais -> alterações – catástrofes
O modelo econômico vigente – Capitalismo – preocupado em
procura e oferta
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PIB -> não computa: danos ambientais,
diminuição de recursos, bem-estar, criminalidade e violência
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Produz riqueza/produz pobreza
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Não pensa na sustentabilidade
Existem limites para o crescimento?
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Existem limites físicos para o crescimento
material
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Sociedade – troca matéria e energia com a
natureza
O fluxo de matéria é o mais que o fluxo geológico
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Petróleo – Demora anos para se constituir, porém
o homem retira sem pensar no futuro.
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Impacto ambiental
Solução – Desmaterializar os bens de serviço, diminuir o
consumo mundial
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Desafio – reduzir impacto ambiental sem
renunciar ao bem-estar
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Reciclar, reduzir o consumo de energia e matéria
na produção de bens, eliminar produtos desnecessários, utilizar transporte
coletivo, prolongar a utilização de produtos
è
É necessário políticas educativas voltadas para
cidadania
è
Escola e outras instituições sociais, público e
privado (responsabilidade coletiva)
Projeto educativo para uma cidade sustentável
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Consumo
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Países ricos – 20% da população mundial ->
consumo de 80% dos recursos naturais
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Cidades extensa – especialização territorial,
segregação social
Mudança requer educação
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Mudança de mentalidade
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Aprendizagem sobre novas formas de utilização de
recursos disponíveis
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Programas de meio ambiente – Prática educativa
-> Consciência cidadã
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Informação, conhecimento e ação
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Tecnologia crítica – avanço e sustentabilidade
MULTICULTURALIDADE – Repensar a integração socioeducativa
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Pós-modernidade: defesa ao multicultural –
linguagem emancipadora e crítica social
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Multiculturalismo: sociedades complexas –
diversidade cultural, assumida positivamente
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A coexistência é hierárquica
Experiência étnica -> forma
mais rápida de aceitação da multiculturalidade
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Reivindicações culturais, sociais e política
Multiculturalidade, interação urbana e educação
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Cenários complexos – relações complexas
Desafio: cidadania compartilhada, construção de um ativo
multicultural próprio
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Projeto educativo – Construir relações reais
entre grupos diferentes
Importante:
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As cidades não se formam apenas pela diversidade
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Diferentes grupos se apropriam do território em
função de seu peso nas relações de poder
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Tecido urbano – relações sociais – oportunidade
– espaço de interação - cooperação
Conflito social – Cidade e escola – A cidade também é um
espaço de educação, e a escola também pode ser um espaço de cooperação
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Requer reeducação e integração dos projetos
educativos
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A escola não pode mascarar as desigualdades
existentes
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Não podem celebrar de forma superficial e
ingênua a diversidade inofensiva
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Identidade e habilidades diferentes
Multiculturalidade e interculturalidade
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Coexiste de grupos e suas tradições
(multiculturalidade)
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Projeto de inter-relação entre os grupos
culturais (interculturalidade)
Consequências
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Adaptação a cultura hegemônica
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Aculturação – Deixa a sua cultura e pratica a
cultura do outro
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Desaculturação – perda da identidade cultural
(ex: Estrangeiros)
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Importante que haja uma acomodação sem
assimilação (aculturação aditiva – sem perder as origens culturais)
Integração sociocultural, princípios de discriminação,
processo de exclusão
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Processo de incorporação de um grupo
minoritário, ou de um indivíduo em torno social determinado
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Esforço adaptativo mútuo – questão ética
Realidade – utopia – Desigualdade social é multidimensional
gerando exclusão do sujeito
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Pois a desigualdade social impõe limites de
integração
Consequências
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Subvalorização de um grupo, segregação, racismo,
sexismo, classicismo, preconceitos, estigmas
Identidade sociocultural e etnicidade
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Vínculo de pertencimento
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Consciência de si
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Associada a contextos de multiculturalidade
Etnicidade é uma estratégia identitária, reativa, defensiva,
invoca aspectos seletivos da cultura de origem
Projeto educativo para uma cidade integradora
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Esforço ético e político – Preocupação para
evitar a exclusão
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Combater o etnocídio cultural
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Carrega uma ideologia protecionista crítica
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Projeto emancipador – relativismo cultural
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Cidade e escolas – Ambas devem criar um projeto educativo
comum, buscando criar políticas e situações de aceitação das semelhanças e das
diferenças.
Não basta apenas celebrar a diversidade, há necessidade de
buscar ações para equilibrar os grupos, recriação cultural, todos devem ser
respeitados e viver dignamente
A ESCOLA DIANTE DO DESAFIO TECNOLÓGICO
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Novas tecnologias são cada vez mais
protagonistas em nosso dia-a-dia – TIC’s
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Tic’s – armazenamento e transmissão de dados
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Cenários econômicos e sociais sofrem mudanças –
Escola/educação
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Novos instrumentos didáticos
Políticas educacional/Escola – devem garantir acesso
democrático as novas tecnologias da informação
Desafios: usar bem as tecnologias e democratizar o uso das
novas tecnologias
Escola -> não enxerga todas as possibilidades de trabalho
a partir das novas tecnologias.
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Lentidão para modificação dos seus cenários
educativos
Novas tecnologias -> Educação – Influência da educação
sobre as novas tecnologias
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A educação ajuda na melhoria da qualidade dos
conteúdos informativos
Aparecimento de um novo meio simbólico
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Sujeito cria conhecimento de forma ativa, a
partir da informação
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Construída através de diferentes meios
simbólicos
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Novas tecnologias novo meio simbólico - coloca o sujeito em contato com o sujeito
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Modificam a forma de aprender e conhecer
Principais características desse novo meio simbólico
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Interatividade, dinamismo, multimeio,
armazenamento, transmissão
AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
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Meio simbólico que pode mudar os processos de
conhecimento e ensino-aprendizagem
Relação entre professor/novas tecnologias/conteúdos
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Conhecimento, saber suas limitações,
potencialidade e possibilidade
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Há transformações na seleção dos conteúdos e na
avaliação
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Ensino de estratégia de busca de informação e
manejo de base de dados
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Trabalho mais adaptado ao ritmo de cada aluno
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Trabalho mais colaborativo
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Especialização dos alunos em diferentes aspectos
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Passagem da informação para conhecimento é lenta
e trabalhosa
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Avaliação formativa
Aluno – Novas tecnologias – Aluno
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Trabalho cooperativo
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Aprendizagem colaborativo
Atualmente não basta a alfabetização em informática
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Importante: consciência crítica sobre o uso das
TIC’S – Instrumento para aprendizagem
3 usos da tic’s como meio
1)
Meios gerais para resolver problemas
2)
Meio de aprendizagem específica
3)
Meio de comunicação
Elaborado por Márcio Severo 22/07/2017
Usei o resumo de seu texto para estudar para a prova de mérito, obrigado.
ResponderExcluirQue bom que foi útil. Obrigado por seguir o blog
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