terça-feira, 25 de julho de 2017

Resumo da obra A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO – CARMEM GÓMEZ GRANELL E INÁCIO VILA

1° A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO – CARMEM GÓMEZ GRANELL E INÁCIO VILA
·         Educação, escola e cidade
·         Educação – elemento estratégico para o bom funcionamento da cidade
·         Reflexões: Hoje: Era da informação/conhecimento
·         Sociedade industrial para sociedade do conhecimento (revolução autêntica)
·         Formação para vida
·         Mercado – pessoa com boa formação básica – ampla capacidade de transformação em conhecimento
Atualmente a possibilidade de se tornar excluído afeta todos os grupos sociais
Contexto cultural atual -> Crise ética e moral – Racismo, xenofobia, guerras, terrorismos
·         Promover coesão social
·         Educação – chave para uma sociedade democrática
·         Educação é um instrumento de mediação social e cultural (informação -> pessoa)
·         Capacidade de aprender continuamente de forma autônoma
Tendência: processo educacional não pode mais se limitar a mero acúmulo de conhecimentos
·         Educação – fonte de conhecimentos, valores e atitudes – contribui para uma sociedade mais coesa e justa.
·         Consciência coletiva -> não aceitação do dinheiro como forma de dominação e de manipulação
INDO ALÉM DA ESCOLA
·         Família também desempenha papel importante na formação do sujeito
·         Família importante para a construção das capacidades básicas do sujeito (estimulo, interesse, exigências)
·         Cidades -> possui diversos agentes educativos (ong, associações, movimentos sociais, SESC, SESI ...)
Projeto educativo de Barcelona
·         Análise rigorosa da realidade
·         Surgem planos estratégicos (Plano de desenvolvimento econômico e social, plano integral de desenvolvido de serviços sociais, plano estratégico do setor cultural, Projeto educativo da cidade
·         Construção de planos coletivamente (participação cidadã) – Conselhos e plataformas para colher informações
·         Desafios: Papel da educação
Relação – cidade, comunidade e escola
·         Concepção adequada de cidade (gastos energéticos, estrutura, sustentabilidade, multiculturalismo)
·         Comunidade e escola – Articulação de diferentes agentes educativos (educação vista como projeto coletivo e social)


2° AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Três tendências
1)      As mudanças na economia: informação -> processada, armazenada e difundida
2)      As mudanças tecnológicas: processo de digitalização – Código digital -> armazenamento e transmissão de qualquer tipo de informação (fusão de redes)
3)      A liberalização das telecomunicações: Privatização -> competição, fluxo informacional, fluxo de comunicação
Algumas consequências são previsíveis
·         Superabundância de informação – necessidade de selecionar, filtrar, organizar
·         Concentração de empresar no mundo relacionado com a informação
·         Substituição de fatores clássicos de produção + know how   (-) mão-de-obra
·         Distribuição de informações – acelera as mudanças sociais
Como preparar as pessoas? Para liderar com as informações, viver, competir ...
Sugestões:
·         A escola não pode se limitar a ser um sistema
·         A busca sobre conhecimento durará a vida toda – Reeducação Contaste - Autonomia
·         Escola deve oferecer técnicas para a aprendizagem contínua (relacionadas ao uso dos meios de acesso a informação e a cultura)
Conflito: titulação e exercício profissional
Luta constante contra o analfabetismo científico-tecnológico
·         Novas metodologia com foco na aprendizagem
·         “Dar aula” – Termo arcaico não se usa mais. O professor dialoga com aluno
·         Planejamento
Quem educa? Escola, família, redes (youtube) e autoaprendizagem – Aprendizagem para vida

3° EDUCAÇÃO: RESPONSABILIDADE SOCIAL E IDENTIDADE COMUNITÁRIAS
·         Sociedades bem preparadas para o século XXI
·         Associacionismo
·         Sentimento de comunidade
·         Reciprocidade
·         Público – Espaço secularizado (valoriza as ideias, multiculturalismo)
·         Público – Espaço compartilhado
Desafios atuais: não são solucionados apenas do poder público (garantir sustentabilidade, consumo, multiculturalismo, sobrecarga de poderes públicos)
Perspectiva comunitária: Coesão social
·         Compreensão de comunidade – Valor, qualidade relacional, espaço e possibilidade de escolha, construção social, exigência política e ética,
Lema: Pensar globalmente, porém agir localmente.
A comunidade local é um espaço de aprendizagens.  
·         Exigência: aceitação das diferenças
Interações
·          Baseada em interesses
·         Soluções pragmáticas (para problemas de convivência)
·         Colaboração
·         Confiança recíprocas
·         Envolvimento – mobilização, disponibilidade para assumir compromissos e riscos
è Capacidade de decidir
è Capacidade de controlar (ações, coordenar, organizar)
è Construir conexões
Escola – Comunidade Escolar
·         Trama de interesses comuns – Possível criar processos de integrações
·         Comunidade escola e Comunidade local – interação
è Âmbito de interdependência e influências recíprocas
è Temas curriculares contextualizados (Cultura, civismo, território) – Discussão do ensino e de valores educativos
Trata o caso – novas formas de relacionamento entre os membros da comunidade.
Escola-Comunidade -> vincula-se a outras comunidades
·         Identidade – recursos, competências -> autoestima -> poder de fazer coisas
Tipos ideais de escola
·         Escola bairro – Grande envolvimento territorial, baixo nível de identificação
·         Escola utilitária – Baixo envolvimento territorial, baixo nível de identificação
·         Escola identitária – alto nível de identificação (homogênea), seletiva (IFSP, Paula Souza), nenhum ou baixíssimo envolvimento territorial
·         Escola-Comunidade – alto nível de envolvimento territorial e social, alto nível de identificação
O MEIO AMBIENTE E A GLOBALIZAÇÃO
·         O homem se espalhou por todo o planeta (espaços naturais e espaços geográficos)
·         Globalização – Consequência do crescimento social, material, tecnológico
·         Sentido sistêmico – Pessoal e tecnologia – É possível identificar a origem dos problemas ambientais
Problemas ambientais
·         Progressiva deterioração do ambiente
·         Escassez de recursos
Danos locais se tornaram globais devido as mudanças climáticas
Mudança climática global – cenários sendo modificados – Derretimentos das calotas polares
Respostas ambientais -> alterações – catástrofes
O modelo econômico vigente – Capitalismo – preocupado em procura e oferta
·         PIB -> não computa: danos ambientais, diminuição de recursos, bem-estar, criminalidade e violência
·         Produz riqueza/produz pobreza
·         Não pensa na sustentabilidade
Existem limites para o crescimento?
·         Existem limites físicos para o crescimento material
·         Sociedade – troca matéria e energia com a natureza
O fluxo de matéria é o mais que o fluxo geológico
·         Petróleo – Demora anos para se constituir, porém o homem retira sem pensar no futuro.
·         Impacto ambiental
Solução – Desmaterializar os bens de serviço, diminuir o consumo mundial
·         Desafio – reduzir impacto ambiental sem renunciar ao bem-estar
·         Reciclar, reduzir o consumo de energia e matéria na produção de bens, eliminar produtos desnecessários, utilizar transporte coletivo, prolongar a utilização de produtos
è É necessário políticas educativas voltadas para cidadania
è Escola e outras instituições sociais, público e privado (responsabilidade coletiva)

Projeto educativo para uma cidade sustentável
·         Consumo
·         Países ricos – 20% da população mundial -> consumo de 80% dos recursos naturais
·         Cidades extensa – especialização territorial, segregação social
Mudança requer educação
·         Mudança de mentalidade
·         Aprendizagem sobre novas formas de utilização de recursos disponíveis
·         Programas de meio ambiente – Prática educativa -> Consciência cidadã
·         Informação, conhecimento e ação
·         Tecnologia crítica – avanço e sustentabilidade
MULTICULTURALIDADE – Repensar a integração socioeducativa
·         Pós-modernidade: defesa ao multicultural – linguagem emancipadora e crítica social
·         Multiculturalismo: sociedades complexas – diversidade cultural, assumida positivamente
·         A coexistência é hierárquica


Experiência étnica -> forma mais rápida de aceitação da multiculturalidade
·         Reivindicações culturais, sociais e política
Multiculturalidade, interação urbana e educação
·         Cenários complexos – relações complexas
Desafio: cidadania compartilhada, construção de um ativo multicultural próprio
·         Projeto educativo – Construir relações reais entre grupos diferentes
Importante:
·         As cidades não se formam apenas pela diversidade
·         Diferentes grupos se apropriam do território em função de seu peso nas relações de poder
·         Tecido urbano – relações sociais – oportunidade – espaço de interação - cooperação
Conflito social – Cidade e escola – A cidade também é um espaço de educação, e a escola também pode ser um espaço de cooperação
·         Requer reeducação e integração dos projetos educativos
·         A escola não pode mascarar as desigualdades existentes
·         Não podem celebrar de forma superficial e ingênua a diversidade inofensiva
·         Identidade e habilidades diferentes
Multiculturalidade e interculturalidade
·         Coexiste de grupos e suas tradições (multiculturalidade)
·         Projeto de inter-relação entre os grupos culturais (interculturalidade)
Consequências
·         Adaptação a cultura hegemônica
·         Aculturação – Deixa a sua cultura e pratica a cultura do outro
·         Desaculturação – perda da identidade cultural (ex: Estrangeiros)
·         Importante que haja uma acomodação sem assimilação (aculturação aditiva – sem perder as origens culturais)
Integração sociocultural, princípios de discriminação, processo de exclusão
·         Processo de incorporação de um grupo minoritário, ou de um indivíduo em torno social determinado
·         Esforço adaptativo mútuo – questão ética
Realidade – utopia – Desigualdade social é multidimensional gerando exclusão do sujeito
·         Pois a desigualdade social impõe limites de integração
Consequências
·         Subvalorização de um grupo, segregação, racismo, sexismo, classicismo, preconceitos, estigmas

Identidade sociocultural e etnicidade
·         Vínculo de pertencimento
·         Consciência de si
·         Associada a contextos de multiculturalidade
Etnicidade é uma estratégia identitária, reativa, defensiva, invoca aspectos seletivos da cultura de origem
Projeto educativo para uma cidade integradora
·         Esforço ético e político – Preocupação para evitar a exclusão
·         Combater o etnocídio cultural
·         Carrega uma ideologia protecionista crítica
·         Projeto emancipador – relativismo cultural
·          
Cidade e escolas – Ambas devem criar um projeto educativo comum, buscando criar políticas e situações de aceitação das semelhanças e das diferenças.
Não basta apenas celebrar a diversidade, há necessidade de buscar ações para equilibrar os grupos, recriação cultural, todos devem ser respeitados e viver dignamente

A ESCOLA DIANTE DO DESAFIO TECNOLÓGICO
·         Novas tecnologias são cada vez mais protagonistas em nosso dia-a-dia – TIC’s
·         Tic’s – armazenamento e transmissão de dados
·         Cenários econômicos e sociais sofrem mudanças – Escola/educação
·         Novos instrumentos didáticos
Políticas educacional/Escola – devem garantir acesso democrático as novas tecnologias da informação
Desafios: usar bem as tecnologias e democratizar o uso das novas tecnologias
Escola -> não enxerga todas as possibilidades de trabalho a partir das novas tecnologias.
·         Lentidão para modificação dos seus cenários educativos
Novas tecnologias -> Educação – Influência da educação sobre as novas tecnologias
·         A educação ajuda na melhoria da qualidade dos conteúdos informativos
Aparecimento de um novo meio simbólico
·         Sujeito cria conhecimento de forma ativa, a partir da informação
·         Construída através de diferentes meios simbólicos
·         Novas tecnologias novo meio simbólico -  coloca o sujeito em contato com o sujeito
·         Modificam a forma de aprender e conhecer
Principais características desse novo meio simbólico
·         Interatividade, dinamismo, multimeio, armazenamento, transmissão
AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
·         Meio simbólico que pode mudar os processos de conhecimento e ensino-aprendizagem
Relação entre professor/novas tecnologias/conteúdos
·         Conhecimento, saber suas limitações, potencialidade e possibilidade
·         Há transformações na seleção dos conteúdos e na avaliação
·         Ensino de estratégia de busca de informação e manejo de base de dados
·         Trabalho mais adaptado ao ritmo de cada aluno
·         Trabalho mais colaborativo
·         Especialização dos alunos em diferentes aspectos
·         Passagem da informação para conhecimento é lenta e trabalhosa
·         Avaliação formativa
Aluno – Novas tecnologias – Aluno
·         Trabalho cooperativo
·         Aprendizagem colaborativo
Atualmente não basta a alfabetização em informática
·         Importante: consciência crítica sobre o uso das TIC’S – Instrumento para aprendizagem
3 usos da tic’s como meio
1)      Meios gerais para resolver problemas
2)      Meio de aprendizagem específica
3)      Meio de comunicação

Elaborado por Márcio Severo 22/07/2017










2 comentários:

  1. Usei o resumo de seu texto para estudar para a prova de mérito, obrigado.

    ResponderExcluir

Questionário sobre a obra José Mário Pires Azanha - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

1) Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática...