terça-feira, 25 de julho de 2017

Questões de concurso relacionadas a obra MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1992.

1) O trecho abaixo indica amplos desafios para a prática docente. Um curso de professores deveria possibilitar confronto entre abordagens, quaisquer que fossem elas, entre seus pressupostos e implicações, limites, pontos de contraste e convergência. Ao mesmo tempo, deveria possibilitar ao futuro professor a análise do próprio fazer pedagógico, de suas implicações, pressupostos e determinantes, no sentido de que ele se conscientizasse de sua ação, para que pudesse, além de interpretá-la e contextualizá-la, superá-la constantemente. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p. 109. Sobre as diferentes abordagens pedagógicas, aquela que considera a relação professor-aluno como não imposta, que permite que o educador se torne educando e a aprendizagem seja favorecida pela mediação é a
(A) tradicional
(B) humanista
(C) comportamentalista
(D) ambientalista
(E) sócio-histórico-cultural


2) (BHTRANS) São características da abordagem sociocultural segundo Mizukami (1986), EXCETO:
a) A educação é fator de suma importância na passagem das formas mais primitivas de consciência para a consciência crítica.
b) Sendo o homem sujeito de sua própria educação, toda ação educativa deverá promover o próprio indivíduo e não ser instrumento de ajuste deste à sociedade.
c) A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização resultado das ações do meio sobre o sujeito.
d) A avaliação do processo consiste na auto-avaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos.

3) (BHTRANS) Em relação às abordagens apresentadas por Mizukami (1986), é INCORRETO afirmar que,
a)tanto na abordagem tradicional, quanto na abordagem comportamentalista, a relação professor-aluno é vertical, cabendo ao professor o papel decisório.
b)tanto na abordagem cognitivista, quanto na abordagem humanista, o professor tem um papel não diretivo, aquele que apenas cria condições para que os alunos aprendam.
c)tanto na abordagem cognitivista, quanto na abordagem sociocultural, a ênfase está na relação do sujeito com o meio em que está inserido.
d)nas abordagens cognitivista, humanista e sociocultural, o aluno tem um papel mais ativo como sujeito da aprendizagem.

4) Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:


·         A.educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.
·         B.o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.
·         C.o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.
·         D.os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.
·         E.os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.


5) Em cada uma das abordagens apresentadas por Mizukami (1986),a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes características.

a) que a abordagem humanista nega qualquer padronização de estratégias e procedimentos avaliativos, provas, exames e notas, defendendo a autoavaliação
b) que, na abordagem tradicional, a avaliação visa à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula por meio de provas, exames, chamadas orais.
c) que, na abordagem cognitivista, se busca verificar se o aluno já adquiriu noções, realizou operações, relações etc. por meio de produções livres e expressões próprias.
d) que, na abordagem comportamentalista, a avaliação ocorre apenas ao final do processo, com o intuito de saber se os comportamentos desejados foram atingidos.


6) (UFG) O discurso sobre a importância de repensar a formação inicial e continuada de professores, com base nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas é recorrente nos dias atuais. Segundo Mizukami e Herneck (2002, p.319), os professores “são pessoas que aprendem e a formação profissional deveria explorar os modos como aprendem novas formas de pensar o ensino...”
Nessa perspectiva, são elementos importantes da formação continuada:
(A) a aprendizagem por observação e repetição, as orientações dos organismos internacionais e os índices de avaliação em larga escala.
(B) a polivalência, a multifuncionalidade, a flexibilidade, o empreendedorismo e o ajuste às demandas do mundo do trabalho.
(C) a prescrição de funções e tarefas, a divisão técnica do trabalho e a comunicação linear baseada em normas e regras.
(D) a experiência pessoal e profissional, a cultura escolar, a teoria, as comunidades de aprendizagem e os processos colaborativos.



7) (BHTRANS) Em sua obra, Mizukami (1986) nos apresenta [...] “diferentes linhas pedagógicas ou tendências no ensino brasileiro, aqui denominadas abordagens, que poderiam estar fornecendo diretrizes à ação docente, mesmo considerando-se que a elaboração que cada professor faz delas é individual e intransferível” (MIZUKAMI, 1986, p. 4).
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando as abordagens às concepções de ensino e aprendizagem correspondentes.
Coluna I
Abordagem
1 Abordagem tradicional
2 Abordagem Comportamentalista
3 Abordagem Humanista
4 Abordagem Cognitivista
5 Abordagem Sociocultural

Coluna II
Concepções do ensino aprendizagem
( )Aprender implica assimilar o objeto a esquemas mentais.
( )Educador e educando são sujeitos de um processo dialógico
( ) O ensino corresponde ao arranjo de contingências e reforços.
( ) Os alunos são ensinados pelo professor.
( ) Ensinar é guiar a pessoa à sua própria experiência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) 1 3 2 4 5.
B) 2 3 4 1 5.
C) 4 5 2 1 3.
D) 3 5 2 4 1.


Gabarito:
1 E - 2 C - 3 B - 4 A - 5 D - 6 D - 7 C





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