Como aprender e ensinar competências – Zabala e Arnau
O termo competência sobre como resposta às limitações do
ensino tradicional
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Competência: Superação da aprendizagem baseada
na memorização (Aprendizagem de conhecimentos não aplicados na vida real)
·
Termo competência surge na década de 70 –
relacionado ao meio empresarial (Pessoa eficiente)
Crítica:
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Universidades utilizam conteúdos conceituais
(desligados da prática profissional)
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Dissociação entre teoria e prática
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Avaliações como (Enem e vestibulares) –
memorização – Influenciam o currículo da educação básica
Europeus – Platão – valorizam o saber pelo saber
Calvinistas – Protestantes – Aristóteles - Saber para que?
Sistema – Saber pelo saber- propedêutico e seletivo (voltado
para evolução linear do sujeito)
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Quais são os conteúdos prioritários
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A escola se reduz em uma simples correte de
transmissão
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Quem já sabe, sabe fazer e sabe ser (herdado da
educação medieval)
Ensino baseado no desenvolvimento de competências
Motivasse pela crise de três fatores:
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Mudanças ocorridas na universidade (Se adapta a
nova realidade)
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Pressão social (Novas demandas)
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Função social do ensino (democratização da
educação)
Educação para todos
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Formação integral do sujeito
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Função orientadora – oportunidade para todos
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Século XX – Escola nova – Dewey, Decroly,
Montessori, Claparède, etc ...
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OCDE E UNESCO – Formação integral do sujeito
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Atuação eficiente das competências em um
determinado contexto
Definição de competência -
habilidade para realizar e atuar tarefas utilizando diversas formas de
resolução em diferentes contextos.
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A competência deve ser demostrada em uma
situação real.
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Agir – mobiliza e integra os conhecimentos e
atitudes para resolver o problema de forma eficaz
Ação competente –
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Análise da situação,
·
Seleção
dos esquemas de atuação
·
Ação flexível e estratégica.
·
Base -> conteúdos factuais, conceituais,
procedimentais e atitudinais
Século XX – Movimentos progressistas
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Educação mais crítica no ponto de vista político
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Escolas ativas
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Descrédito à aprendizagem mecânica
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Desvalorização dos conhecimentos decorrentes da
aprendizagem mecânica (Conhecimentos conceituais)
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Equivoco: Ênfase ao Saber Fazer – Ação pela ação
Objetivo da educação por competências
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Pleno desenvolvimento da pessoa
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Formação para a vida
Educação Formal: Caráter intencional, planejada e organizada
(Escola)
Educação Informal: não intencional e não planejada (Família)
Educação não formal: Produzida de maneira intencional e
planejada, porém fora do âmbito escolar (associação)
Políticas públicas – estimulam ações dos agentes
Sistema educacional x Sistema escolar
Sistema educacional – Mais amplo, articulação dos diferentes
meios agentes educacionais
Diálogo entre escola e família auxilia na formação plena do
aluno
Educar para a vida – competência no âmbito social,
interpessoal, pessoal e profissional
Propostas – Relatório Delors (1996) – Comissão internacional
sobre educação para o século XI
è
4 pilares – Saber conhecer, saber fazer, saber
ser e saber conviver
Projeto DESECO (OCDE-2002)
Classifica as competências em 3 níveis
1)
Interatuar (Atuar dentro de um grupo
heterogêneo)
2)
Atuar de forma autônoma
3)
Utilizar ferramentas (internet, computador,
conhecimento, cognitivas, sociais, físicas)
São propostas genéricas e descontextualizadas, essas
propostas devem ser situadas (voltadas para realidade do aluno)
Ser competente no Âmbito Social:
·
Participação na gestão social
·
Participação ativa
·
Intervenção de maneira crítica e responsável
Ser competente no Âmbito interpessoal
·
Capacidade de compreensão
·
Capacidade de se comunicar de forma autêntica
·
Busco pelo entendimento mútuo
·
Respeito ao pluralismo cultural
·
Valorização da diversidade
·
Capacidade de cooperação
Ser competente no Âmbito Pessoal
·
Exercer de forma responsável e crítica a
autonomia, a cooperação, a criatividade, a liberdade, os diretos e deveres
Ser competente no Âmbito Profissional
·
Exercício profissional adequado as suas
habilidades, capacidades e formação
·
Responsabilidade, flexibilidade, rigorosidade
·
Planejamento de carreia
Competências gerais -> acesso a diversos tipos de
conteúdos
·
Conceituais (conceitos, princípios, leis) – para
o operar com símbolos e signos – Saber saber
·
Procedimentais – Habilidades, capacidade
realizar ações de forma racional, coordenada, planejada, visando determinado
fim – Saber fazer
·
Atitudinais – sujeito ativo, apresenta
criticidade, responsável, justo, solidário – Saber ser
Princípios psicopedagógicos da aprendizagem significativa
1)
Esquemas de conhecimentos e conhecimentos
prévios (Peaget, Vigotsky)
·
Esquemas de conhecimento – representações que o
aluno já possui
·
Conhecimentos prévios – ponto de partida para
novas aprendizagens
2)
Vinculação entre os novos conteúdos e os
conhecimentos prévios
·
A aprendizagem é produzida quando são estabelecidas
relações substanciais entre os conhecimentos prévios do aluno e o novo conteúdo
3)
Nível de desenvolvimento (Vigotsky) – Zona de
desenvolvimento proximal
·
Capacidades cognitivas que o aluno dispõe (real)
para enfrentar a uma nova realidade (potencial)
4)
Disposição para aprendizagem
·
Influências: aspectos afetivos, emocionais.
5)
Relevância e funcionalidades dos novos conteúdos
·
Aplicação
·
Instrumentos para intervenção na realidade
prática
6)
Atividade mental e conflito cognitivo
·
Fazer pensar (processo interno)
·
Desafio (o aluno questiona suas próprias ideias
para construir significados)
7)
Atitude favorável, sentido e motivação
·
Interesse manifesto aos novos conteúdos
·
Intrínseca (o aluno está interessado na própria
aprendizagem)
8)
Autonomia, Autoestima e expectativas
·
Efeitos da aprendizagem
9)
Reflexão sobre a metacognição
·
Capacidade de reflexão sobre como é produzida a
própria aprendizagem
Ensinar competências -
Formação integral do sujeito
·
Ponto de partida: Situações problemas reais
(conflitos, problemas...)
·
Aprendizagens contextualizadas
Realidade global – Ensino por disciplina é insuficiente
·
Ensino processo – Fases diferenciadas – ações
estratégicas (sequência didática)
·
Pensamento complexo –
è
Identificar
o problema,
è
Identificação de informação relevante para
resolver questões propostas,
è
Para identificar o esquema de ação mais
apropriado
è
Adequação da ação as especificidades dos
problemas
Caráter procedimento do ensino de
competências – Requer sempre uma sequência de atividades, organizada e
coordenadas.
Desenvolvimento de competências – interações dos componentes
A abordagem dos conteúdos ocorre em 3 formas –
Disciplinar (depende de uma única disciplina)
Interdisciplinar (diálogo de 2 ou mais disciplinas)
Metadisciplinar (quando um determinado componente não
depende de nenhuma disciplina)
Disciplinaridade e a interdisciplinaridade – conteúdos
conceituais e factuais
Metadisciplinaridade – conteúdos procedimentais e
atitudinais
Ex: Participação ativa na transformação da sociedade
Participação ativa é um componente metadisciplinar.
Transformação da sociedade. (História, Geografia,
Sociologia, Filosofia) - Disciplinar e interdisciplinar
Métodos para o ensino das competências
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Devem ter um enfoque globalizador (Não há uma
metodologia própria para o ensino de competências, porém a critérios que devem
ser considerados)
Sequências didáticas:
·
Maneiras de articular as diferentes atividades
ao longo de uma unidade didática (descobertas, projetos, análise de casos...)
Variáveis metodológicas
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Relações interativas – ação/comunicação entre
professor e aluno (cabe aos alunos o compromisso e ao professor cumprir suas
funções)
Organização social da aula
·
Existem possibilidades
1)
Grande grupo (todos os alunos participam)
2)
Equipes heterogêneas fixas (cooperação,
autonomia, resolução de conflito)
3)
Equipes heterogêneas flexíveis (processo
cooperativo intenso)
4)
Trabalho individual (para as atividades nas
quais os alunos já são autônomos para o estudo)
5)
Espaço e tempo – Importante uso flexível dessas
duas variáveis (sala, pátio, biblioteca), prever número adequado de aulas
6)
Organização dos conteúdos – importância do
enfoque organizador, centrada em modelos globais e integradores
Esquemas – situação da realidade, proposição de questões,
utilização de instrumentos e recursos disciplinares, formalização segundo os
critérios científicos da disciplina, revisão integradora, materiais
curriculares, avaliação (competências)
O que é avaliar competências? Avaliar processos na resolução
nas situações problema, não pode ser reduzida a provas escritas.
Objetivos da avaliação: ajuda os alunos para que melhorem o
domínio de determinada competência. Elaboração de estratégias para que o
professor possa intervir.
Averiguar o grau de aprendizagem adquirida em cada um dos
conteúdos de aprendizagem.
Elabora por Márcio Severo 20/07/2017
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