que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do
consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de
consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.
Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de
situações de consenso e de conflito na escola.
(A) Agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo.
(B) A unidade da autoridade e a regularidade derivam do
conceito de disciplina.
(C) O processo de negociação ocorre entre professores e
alunos, de acordo com um sistema de normas compartilhadas.
(D) A escola é organizada com base no princípio da autocracia
para mediar conflitos latentes entre professores e alunos.
(E) Os professores são agentes de imposição cultural sobre os estudantes.
2) Em face das mudanças histórico-sociais, a escola recebe
novos desafios, a que não consegue responder imediatamente, convivendo com o que era e com o que tende a ser. Uma síntese de algumas tendências da escolarização tradicional e contemporânea está presente nas escolas. (Gomes, 2005)
Assinale a alternativa que apresenta tendências de
escolarização contemporânea.
(A) Escola centrada no processo de ensino e no educador.
(B) Espaço restrito para a autonomia do aluno.
(C) Unicidade aparente de valores, normas e padrões de
comportamento.
(D) Autoridade do professor é automaticamente conferida
pelo papel profissional.
(E) Escola centrada no processo de aprendizagem e no aluno.
3) Segundo Gomes (2005), “A expansão do acesso à
educação, praticada por numerosos países, como o Brasil,constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É
muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade.”
[...] “Assegurando o acesso, é preciso garantir condições
equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem sucedidos ao longo do que é definido como educação básica”.
Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e a
permanência na educação básica dependem
(A) da definição de formas efetivas de intervenção, que
impeçam que o mérito se relacione à origem social do aluno.
(B) do desenvolvimento de um currículo único estabelecido
pelo sistema de ensino.
(C) do grau de dificuldades e diferenças com que os alunos
ingressam na escola.
(D) de um processo educativo que diminua as desigualdades
sociais e as possibilidades de êxito para os menos favorecidos.
(E) da didática desenvolvida na sala de aula que priorize a
memorização dos conteúdos ministrados.
Gabarito
1 C - 2 E - 3 A
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