terça-feira, 25 de julho de 2017

Resumo da obra ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA – Libâneo

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA – Libâneo
·         Escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem
è Escola como objeto de estudo
·         Devido a sua importância cultural
·         Estratégia de modernização
·         Atende o sistema produtivo
Estratégia de modernização
·         Descentralização do poder, autonomia, avaliação institucional e participação
Desafio: Eliminar o processo de descriminação e exclusão
·         Avaliações sócio-política e abordagens no processo ensino aprendizagem

Qual autonomia?
1° tipo: Ideário Neoliberal: Desresponsabiliza o estado
2° tipo: Perspectiva Sociocrítica: Há valorização do trabalho dos profissionais

Fatores que determinam a eficácia do trabalho escolar
·         Papel do diretor, grau de responsabilidade dos professores, liderança, participação coletiva, currículo, estabilidade profissional
Cultura Organizacional
·         A escola se torna espaço de construção e reconstrução cultural (Multiculturalidade)
Participação do professor na organização da gestão da escola
·         Escola – Profissionalismo – Competências
·         Competências: conteúdos, habilidades e atitudes
·         Qualificação na ação
Não se quer um professor apenas técnicos, com conhecimentos restritos ao domínio de técnicas formuladas por especialistas.
Saberes e competências a serem desenvolvidos pelo professor
·         Elaboração e execução do planejamento escolar
·         Organização e distribuição do espaço físico
·         Estrutura organizacional e normas do espaço físico
·         Habilidades de intervenção e participação em reuniões
·         Atitudes solidárias e cooperativas
·         Habilidades de obter informações de diferentes fontes
·         Elaboração e desenvolvimento de projetos de investigação
·         Princípio e práticas da avaliação institucional e aprendizagem
·         Noções sobre financiamento da educação, utilização e controle de recursos
Mudanças do professor
·         Sócias, culturais, econômicas
·         Atitudes positivas diante dessas mudanças
·         Assumir postura crítico reflexiva
·         Intelectual e não apenas técnico
·         Reflexão x ação (Teoria e prática)
Uma escola para novos tempos
·         Tecnologia, sociedade informacional, globalização capital internacionalizado, neoliberalismo, novas relações de trabalho
Mudanças na economia – Novo Paradigma produtivo
·         Modelo neoliberal econômico (regras de mercado que conduzem as reformas)
·         Educação brasileira -> organização do banco mundial
·         Conferência Jomtien – 1990 – UNESCO
·         Proposta curricular instrumental – Característica imediatistas buscando somente resultados
Nova pedagogia da hegemonia
·         Educação para o consenso – Pensamento voltado a vontade capitalista
·         Prejuízo às camadas populares – formação cultural
·         Meritocracia
Revolução informacional
·         TIC’s – Tecnologia da informação e da comunicação
·         Revela desigualdade e exclusão social
Despolitização da sociedade
·         Confiança da população no estado
·         Individualismo
·         Movimentos sociais
Crise Ética
·         Crise de valores
·         Ter sobre o ser (aumento do individualismo)
·         Racismo e preconceito
·         Educação voltada para os direitos humanos
Escola necessária para novos tempos
·         Aquela que fará frente a nova realidade
·         Comprometida com a formação cultural e científica dos alunos
·         Necessidade de repensar a escola visto que ela perdeu seu monopólio de instituição formadora
·         As cidades se tornam agências de formação/educação, etc...
“A escola é uma síntese entre a cultura diferenciada e a cultura formal”
Objetivos
·         Desenvolver no aluno capacidades cognitivas, operativas e sociais
·         Fortalecer sua subjetividade e identidade cultural
·         Preparar para o mundo do trabalho e para a sociedade em transformação
·         Formar para a cidadania crítica
·         Desenvolver valores éticos para a cidadania
Ampliação dos objetivos
·         Educação para igualdade
·         Educação Ambiental
·         Educação intercultural
Buscando a qualidade social do ensino
·         Qualidade total: Na perspectiva Neoliberal (Transformar a casa em uma empresa, foco na eficiência nos resultados)
·         Qualidade social: Respeitando suas individualidades, qualidade para todos e formação integral. - Qualidade formal (conteúdos) e qualidade política (valores).
A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento das competências
·         Profissionalidade: atividade exercida, formação inicial
Profissionalização
·         Experiência, condições ideais, formação inicial e continuada, recursos e matérias, remuneração compatível – Depende de condições favoráveis para o seu desenvolvimento.
Profissionalismo
·         Responsabilidades e compromissos que o professor assume com a instituição e alunos
Desvalorização e perda de significado
·         Desvalorização: Da atividade docente
·         Perda de significado: Tanto para o professor e a sociedade
Formação Continuada
·         Consolidar a identidade do professor (Pessoal e Profissional)
·         De mero cumpridor de rotinas para participar globalmente das atividades escolares
·         Mais competências para refletir sobre prática e avaliá-la
·         Não se resume ao mero treinamento
·         Instigado para ganhar autonomia para elaborar teorias sobre o seu trabalho
Identidade Profissional dos Professores
·         Características: Momento Social
·         Desenvolvimento: Demanda social


Saberes e competências profissionais
·         Saberes: Conteúdo e prática
·         Competências: Atitudes, capacidades e habilidades
Perrenoud – 10 competências para ensinar
1° Organizar e dirigir situações de aprendizagem
2° Administrar a programação das aprendizagens
3° Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
4° Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
5° Trabalhar em equipe
6° Participar da administração da escola
7° Informar e envolver os pais
8° Utilizar novas tecnologias
9° Enfrentar os deveres e os dilemas da profissão
10° Administrar a sua própria formação continuada

Terezinha Rios – As dimensões da competência
·         Técnica: Bagagem de conteúdos
·         Política: Valores
·         Ética: Valores de convivência
·         Estética: Valorização do outro
O sistema de organização e gestão da escola
Administração escolar:
Antes: 1930 – Pioneiros da educação – Organização burocrática, parecida com uma organização empresarial
Hoje: 1980 – Organização e gestão escolar – Próprio de uma gestão escolar, visão crítica do papel da escola e da educação.

Concepções gerais:
1° Técnico-Científica – Vê a escola como instituição neutra, realiza o que foi prescrito pelos superiores, busca resultados.
2° Sociocrítica – Valores, relações entre os indivíduos

Ampliação do leque
1)      Técnico-científica: Espaço neutro e objetivado
·         Hierarquia verticalizada (Centralização do poder)
·         Objetivo: eficácia e eficiência nos resultados
·         Prescrição detalhada de funções
·         Administração rígida (Prevalece os elementos instituídos)
·         Ênfase nas tarefas a serem cumpridas


2) Autogestionária – Anarquismo (Ausência de centralização de poder)
·         Responsabilidade coletiva
·         Ausência de direção centralizadora
·         Valorizam-se os elementos instituintes
·         Assembleias
·         Auto-organização
3) Interpretativa – Valorização das interações entre as pessoas
·         Valorização dos significados subjetivos
·         Intencionalidade
·         Organização escolar socialmente construída
4) Democracia Participativa
·         Tomada de decisões ocorre coletivamente
·         Todos assumem a responsabilidade
·         Alto nível de qualificação e competência
·         Solidarismo, respeito, capacidade de receber feedback

Estrutura e organização de uma escola
·         Conselho de escola, APM e Grêmio estudantil
·         Setor administrativo – GOE, secretaria, zeladoria, limpeza
·         Setor pedagógico – Conselho de classe, supervisor e coordenador

Princípios e características da gestão participativa
·         Gestão democrática
·         Desafio instituir valores democráticos na organização, os quais deverão ser efetivados na prática
·         Ideia de participação – Participação -> Conquista de cidadania

Participação da escola
·         Conhecer a realidade da escola
·         Promover a avaliação da qualidade dos serviços prestados
·         Participar para intervir (Planejamento, tomada de decisão, ações)
·         Mobilização, intencionalidade, capacidade e responsabilidade
Princípios
1)      Autonomia relativa – (instituído e instituinte) – Planejar a partir das próprias intenções Instância educativa – APM/Financeiro
2)      Relação orgânica entre direção e participação dos membros da equipe – o diretor precisa orientar, coordenar ações, comunicar, mobilizar e liderar.
3)      Envolvimento da comunidade escolar
4)      Planejamento de tarefas
5)      Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar
6)      Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos, com a ampla democratização de informações
7)      Avaliação compartilhada
8)      Relações humanas produtivas e criativas assentadas na busca de objetivos comuns

Planejamento escolar e projeto pedagógico curricular –(PPP)
Planejamento (Projeto ou plano)
·         Traçar um caminho
·         Prever uma ação
·         Olhar para a realidade
·         Preocupar-se com a necessidade e objetivos
·         Processual e inconcluso
Funções do planejamento escolar
·         Diagnóstico da realidade
·         Definir os objetivos e as metas (Prioridades e recursos disponíveis)
·         Definir as ações e estratégias
Projeto Pedagógico Curricular
·         Detalha diretrizes, objetivos e ações para desenvolvimento do projeto educativo
·         Expressa a cultura escolar (identidade da escola)
·         Cultura organizacional
·         Elementos instituídos e os instituintes
Currículo – Concretiza a proposta pedagógica
·         Sacristán: Currículo é a concretização da escola face à cultura produzida pela sociedade
·         Stenhouse: O currículo comunica princípios essenciais de uma proposta educativa, aberta a um exame crítico para que possa ser traduzida na prática
·         Forquin: Currículo é o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos (Saberes, competências, representações, tendências, valores) Transmitidos (de moto implícito ou explicito) nas práticas pedagógicas e nas situações de escolarização, isto é, tudo aquilo que poderíamos chamar de dimensão cognitiva e cultural da educação escolar
Decisões p.130 e 131
a)      Princípios
b)      Objetivos
c)       Sistemas e práticas de gestão negociadas
d)      Unidade teórica-metodológica no trabalho pedagógico-didático
e)      Sistema explícito e transparente de acompanhamento e avaliação dos projetos e atividades da escola
Importância do projeto
Sintetiza:
·         O que temos,
·         O que desejamos,
·         O que estamos fazendo
·         Avaliação
Processo de elaboração
·         Plano geral (Esboço)
·         Mobilização para realização coletiva do processo de planejamento
·         Distribuição de responsabilidades aos grupos de trabalho
·         Elaboração do documento final
·         Comissão para avaliação permanente

Proposta curricular a organização e o desenvolvimento do currículo
Currículo
·         Elemento nuclear da proposta pedagógica
·         Oferece informações que viabilização o processo de ensino aprendizagem
·         O que ensinar? Para que ensinar? Como ensinar? Avaliar
·         Currículo é o percurso, caminho.
A maneira pela qual uma sociedade seleciona, classifica, distribui, transmite, e avalia os saberes educacionais destinados ao ensino, reflete a distribuição do poder em seu interior e a maneira pela qual se encontra aí assegurado o controle social dos comportamentos individuais (Bernstein). Pag 140
Por de trás dos currículos existe uma intenções e práticas sociais. A sociedade julga se um saber é necessário ou não.
O currículo é a representação da cultura no cotidiano escolar. (Pedra)
 O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade. (Sacristán)


Níveis de currículo
·         1970 – Formal, real e oculto
·         O que o aluno aprende ou deixa de aprender não tem relação apenas com as disciplinas escolares

è Currículo Formal ou oficial (Legal) – Currículo prescrito – Base Comum Curricular (LDB), PCN, Leis municipais e estaduais

è Currículo real (experenciado) – Ocorre na prática no processo de ensino aprendizagem, está no planejamento do professor.
·         Percepção que o professor tem do currículo formal
·         É o que fica na percepção do aluno

è Currículo oculto: Decorrem de influencias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores, proveniente da experiência cultural, valores culturas e significado trazidos.
·         Não está prescrito e não foi considerado no planejamento
·         Organização e fenômenos presentes no espaço escolar

Concepções de organização curricular
1)      Currículo tradicional:
·         Organização linear das disciplinas e conteúdos
·         Professor é autoridade moral e intelectual
·         Autoritarismo
·         Transmissão de conteúdos e memorização
·         Avaliação somativa – Se preocupa com o resultado final
·         Alunos imaturos
·         Visão adultocêntrica

2)      Currículo racional-tecnológico (Tecnicismo)
·         Focado na transmissão de conteúdos
·         Aluno precisa desenvolver habilidades
·         Resultado é o saber fazer do aluno (construção de uma habilidade específica)
·         Currículo prescrito por especialistas
·         Mais importante é o conteúdo
·         Escola não discute sobre o que ensinar, mas razoavelmente sobre como ensinar

3)      Currículo Escolanovista (não crítico)
·         O foco passa a ser o aluno
·         Ponto de partida são os interesses dos alunos
·         Preocupa-se com relação com a realidade (escola e realidade social)
·         Professor é um facilitador da aprendizagem
·         Conteúdos – Surgem das experiências dos alunos

4)      Currículo construtivista (Peaget)
·         Aluno é concebido como sujeito ativo, constrói o conhecimento internamente (Assimilação, adaptação, acomodação)
·         Professor é um facilitador – respeita o estágio de desenvolvimento do aluno
·         Oferecer condições favoráveis a aprendizagem

5)      Currículo sócio-crítico
·         Transmissão de conhecimento, mais formação crítica
·         Formação do sujeito para a mudança social
·         Formação que exige conhecimento e responsabilidade
·         Combate as mazelas sociais e construção de novas relações
Para Libaneo a educação libertadora de Paulo Freire é um modelo insuficiente para atingir os objetivos da educação emancipatória
6)      Currículo integrado ou globalizado (Influência espanhola)
·         Globalizado e valoriza a interdisciplinaridade
·         Conhecimento é a utilização das estruturas cognitivas e afetiva (Peaget, Vygotski e Wallon)
·         Importante manter a inter-relação dos conteúdos buscando facilitar a aprendizagem
·         Metodologia e projetos (Currículo experenciado)
·         Sujeito participa ativamente
·         Vivência curricular do aluno
·         Observação, comunicação, análise, classificação ...
·         É uma mescla da escola nova e sócio-crítico

7)      Currículo como produção cultural
·         Forte oposição as teorias do consenso (que se ajustam a sociedade)
·         Os conflitos e discordâncias são os primeiros passos para a transformação social
·         Currículo é um território de luta
·         Currículo centrado na cultura do oprimido
·         Sociologia Crítica
·         Relativismo cultural (Pluri e multi–culturalismo)
Libaneo crítica esse tipo de currículo pois há uma desvalorização do aporte didático e psicológico. A didática e psicologia devem ser valorizadas, porém esse tipo de currículo os crítica.

Tipos de currículo
·         Fechado – Disciplinas isoladas, prescrito, oferece pequena autonomia ao professor
·         Aberto – Interdisciplinaridade, autonomia no planejamento curricular
Interdisciplinaridade – Cooperação
·         Inter-relação das disciplinas
·         Contribuição mútua das disciplinas para garantir a aprendizagem

As atividades de direção e coordenação
·         Diretor/Coordenador : Realizam atividades pedagógicas e administração
·         Ações de interatividade
·         O trabalho do diretor e coordenador está sempre voltado para as pessoas e para a organização
Diretor
·         Liderar, estimular, motivar, comunicar-se
Fatores que influenciam as atividades do diretor e coordenador
·         Autoridade – o poder é delegado , exercício de poder de forma centralizada
·         Delegada as participantes da gestão escolar
Responsabilidade
·         A responsabilidade final sempre será do diretor
Decisão:
·         Capacidade de selecionar a melhor opção para toma de decisão
Disciplina
·         Ajustamento de conduta a regras, normas e exigências
Iniciativa
·         Capacidade crítica e criadora de encontrar soluções coletiva
Não se quer um excesso de burocracia, autoritarismo, centralização do poder, individualismo, prática de gerência.
Coordenador
·         Trabalha com ações de planejamento, acompanhamento, gestão, avaliação

Avaliação de sistemas escolar e de escolas (Avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação do sistema escolar)
Processo de avaliação
·         Coleta de informação
·         Análise
·         Juízo (associação valorativa)
Objetivo: buscar novas práticas
Avaliação – coleta de informação através de diferentes formar
Juiz de valor – apreciação do valorativa do evento
Quantificação – a utilização de alguma forma de medida

Avaliação do sistema educacional
·         Avaliação gobalizante da educação
·         Orientação das organizações financeiras internacionais
Avaliação institucional
·         Busca coletar informações de natureza quantitativa e qualitativa sobre a organização escolar como um todo
Avaliação acadêmica
·         Avalia-se os resultados da aprendizagem escolar
·         Orientam a formulação de novas políticas públicas

Avaliação do sistema – Influências
·         Problemas – testes globais que definidos fora da escola que influenciam o que foi realizado na escola
Reformas educativas mundiais e avaliação do sistema de ensino
·         Tendências: Subordinações dos sistemas educacionais do paradigma produtivo
Brasil avaliação global do sistema de ensino
·         Ed. Básica – SAEB, SARESP, ENEM, Prova Brasil, censo escolar
Análise crítica
·         Padrão de qualidade total (UNESCO)
·         Competividade entre as escolas (Repasse financeiros)
·         Diagnóstico razoável
Relação educação, custo benefício, insumos
·         Maior produtividade com menor custo
Necessidade de mudanças e o novo projeto educacional
·         Escola nas mudanças e formando para mudanças
·         Não pode permitir competição, seletividade e privatização
Visão progressista
·         Condição para avaliação – Avaliação para mudança
·         Sem testes padronizados (avaliações em larga escala)
Avaliação emancipatória
·         Compreensiva e global
·         Democrática
·         Auto - avaliação

Elaborado por Márcio Severo 12/07/2017

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