terça-feira, 25 de julho de 2017

Resumo da obra Escola e democracia – Demerval Saviani

Escola e democracia – Demerval Saviani
As teorias da educação e o problema da marginalidade
Realidade : Alto nível de analfabetismo, crianças fora da escola
• Como explicar o problema da marginalidade –
1) Educação como instrumento de equalização
2) Educação como um instrumento de discriminação social
Teorias não-críticas
• Pedagogia tradicional - Século XIX – Sistema Nacional de educação, educação de qualidade para todos (filhos da burguesia), sociedade baseada no contrato social (ideal burguês), transformar, figura central é o professor, autoritarismo,
Crítica: Os mais pobres não entravam na escola e não conseguiam se inserir na sociedade.
• Pedagogia nova : Escola voltada para as necessidades dos alunos, Escolanovismo (1930), Professor estimulador, marginalizado( o ignorante e o rejeitado), anormais, reformulação para ajudar o jeito na sociedade vigente.
Crítica: A escola nova busca igualizar o sujeito, porém não é crítica.
• Pedagogia tecnicista: Neutralidade científica, racionalização, organização, eficácia e eficiência, professor e aluno exercem papéis secundários, processo educativo é objetivado e operacional, ausência de formação geral
Crítica: forma o aluno para o mercado de trabalho e esquece do social
Teorias crítico-reprodutivistas
• Marginalização – problema social
• Por que a teoria é crítica? Devido a relação escola-social
Teoria – Violência Simbólica – Obra: A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino
• Sociedade: relação de força material
Poder da violência simbólica: Imposição de significados (moda, mídia, consumo, instituições sociais)
• Classes dominantes: exercem o poder material econômico e cultural
• Ação pedagógica / trabalho pedagógico (Imposição pela cultura dominante)
Teoria da escola como aparelho ideológico do estado
• Aparelhos repressivos do estado: Polícia, administração, exercício, tribunais
• Aparelhos ideológicos do estado: Igreja, político, familiar, escolar, sindical
Escola – Assume o papel de reproduzir os valores de mercado capitalista
Teoria da escola dualistas
• Década de 70- França – Escola unitária, porém está dividida em duas: uma escola para a burguesia e uma escola para os pobres
Escola e democracia – A teoria da curvatura da vara
Tema: Abordagem política do funcionamento da escola do segundo grau
Que funções políticas esse ensino empenha?
As três teses
1) Do caráter revolucionário da pedagogia da essência e do caráter reacionário da pedagogia existente
2) Do caráter cientifico do método tradicional e do caráter pseudocientífico dos métodos novos
3) De como, quando mais se falou em democracia no interior da escola, menos democrática foi a escola; e como, quando menos se falou em democracia, mais a escola esteve articulada com a construção de uma ordem democrática
Homem livre- liberdade do sujeito
Grécia antiga: Essência humana era realizada apenas pelos homens livres.
Idade média: Articulação da essência humana com a criação divina
Era moderna: Burguesia enquanto uma classe revolucionária – Filosofia da essência é suporte para ideia de igualdade, contrato social.
Interesse da Burguesia: transformação da sociedade (liberdade)
• Sociedade contratual, liberdade e igualdade
Mudanças de interesse da burguesia XIX
• Conflito entre interesses das massas e os interesses burgueses
• Burguesia no poder sem interesse em qualquer transformação social
• Burguesia contra o movimento histórico
• Propõe-se a pedagogia da existência (Homens são diferentes)
• Legitimar as desigualdades sociais
A falsa crença na escola nova – 2° Tese
• A escola tradicional é pintada pela escola nova como se fosse não científica, dogmática e medieval.
Para Saviani é mentira, acreditando que a escola tradicional é científica. A escola tradicional usa o método indutivo de Herbart (5 passos).
Prepara, apresentação, assimilação, generalização e aplicações.
Escola Nova: Ensino como processo de pesquisa.
• (5 passos) - atividade, problema, levantamento de dados, formulação de hipótese explicativas dos problemas, experimentação
Saviani faz uma crítica a escola nova alegando que ensino não é pesquisa. A escola não trabalha o conteúdo antes da pesquisa, sendo um processo superficial.
Esse método da escola nova é pseudocientífico
Escola Nova não é democrática – experiências restritas aos grupos privilegiado
1930-1932–Manifesto dos pioneiros da educação iniciasse estudos em 1924 e lançada em 1932
Estudos de J. Nagle
• Entusiasmos pela educação
1920 – Presença dos movimentos populares – Escola e educação como participação social
• Otimismo pedagógico
Novo movimento: Fortalecimento do movimento dos pioneiros – Desenvolve o processo técnico-pedagógico, perdendo a participação social.
Escola Nova: Fortalecimento da educação para elite e rebaixamento da educação popular. Educação simplesmente para o mercado de trabalho(dualismo).
Reforma de 1971 – Lei 5692/71 – Tecnicista
• Flexibilidade – Aligeiramento do ensino para as camadas populares
• Terminalidade –
Curvatura da vara –
Para os escolanovista ela está torta para o lado da pedagogia da existência.
A pedagogia nova é cheia de virtudes e a tradicional é cheio de defeitos.
Para Saviani a escola nova possui uma educação pseudocientífica, não garante escola para todos é eletista.
Saviani diz que a pedagogia tradicional também não é totalmente correta, porém ela dá ênfase no conteúdo.
Escola democrática- Para além da curvatura da vara
• Embate ideológico: Não basta renunciar uma concepção “correta”. É necessário romper com essas certezas.
Pedagogia Nova e Pedagogia da existência são equivalentes
Pedagogia nova: concepção humanista moderna, centrada na atividade
• Filosofia pragmática e a Filosofia existencialista
• Pedagogia escolanovista associada a filosofia pragmática
Para além da pedagogia da essência e da existência
• Ausência da perspectiva historicizadora
• Falta-lhes a consciência dos condicionantes históricos sociais da educação
• São idealistas, ingênuas e não-críticas (não percebem que são condicionadas)
• Escola redentora da humanidade
Hoje buscasse um caráter revolucionário da pedagogia (acesso das camadas populares)
• Igualdade formal: Ideário burguês (todos são iguais perante a lei)
• Igualdade real: Acesso ao saber
Pedagogia revolucionária: Pedagogia Crítica – Sabe quer condicionada
• Educação é um elemento determinado
• Relação dialética com a sociedade
• A educação não deixa de ser um instrumento importante para a transformação social
• Situasse além da pedagogia da essência e existência
Para além dos métodos novos e tradicionais
• Método da escola tradicional – caráter científico
• Método da escola novas – caráter pseudo-científico
• Paulo Freire – “ Pedagogia nova, porém popular”
Paulo Freire faz uma crítica da educação bancária.
Pedagogia revolucionária – articulação com os interesses populares, preocupa-se com métodos eficazes, dialogismo, contato do aluno com os saberes universais, respeitar interesses e rituais dos alunos, ordenação e graduação.
Passos do método revolucionário – Histórico-crítica
1° Passo Prática social
• Relação professor e aluno há níveis diferentes de compreensão da realidade
• Compreensão do professor é precária
• Compreensão do aluno é sincrética
2° Passo Problematização
• Detecção de questões que precisam ser resolvidas no âmbito da prática social
• Conhecimentos que o aluno precisa dominar
3° Passo Instrumentalização
• Apropriação de instrumentos teórico-práticos para a solução de problemas
• Ferramentas culturais – luta social e emancipação
4° Passo Catarse - expulsão do que é estranho
• Apresentação expressão elaborada da nova forma de entendimento da prática
• Gramsci - Elaboração superior da estrutura em superestrutura na consciência dos homens
• Elementos culturais – elementos ativos da transformação social
5° Passo Prática social
• Não mais compreendida pelos alunos em termos sincréticos
• Os alunos acendem em nível sintético
• Desigualdade no ponto de partida e igualdade no ponto de chegada
Para além da relação autoritária ou democrática na sala de aula
• Educação histórica-crítica
• Ponto de partida a prática docente não é democrática (O professor e aluno não estão no mesmo patamar)
• Processo educativo – Passagem da desigualdade à igualdade (Democracia-realidade no ponto de chegada)
• Professor – planejamento – ação

Elaborado por Márcio Severo 17/07/2017 

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