terça-feira, 25 de julho de 2017

Resumo da obra Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire - Saberes necessários à prática educativa

Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire - Saberes necessários à prática educativa
·         Prática Docente à Formação docente deve ser crítica, não basta o professor ter muito conteúdo.
O formando não pode ser mero objeto do formador. (Ele transfere conteúdo, ou seja, um mero treinamento).
Ensinar não é apenas transferir conteúdos/transmitir conteúdos.
Paulo Freire prioriza muito o ensinar e aprender. (Quem ensina aprende e quem aprende ensina).
O ato de aprender surgiu antes do ensinar. Aprender do momento que o homem aprendeu ele começou a ensinar.
O professor deve ter comprometimento e refletir que quando ele ensina, ele também aprenderá.
O professor deve ser crítico (Curioso) e o aluno também deve ser curioso ( Curiosidade ingênua para Curiosidade epistemológica)
Paulo Freire crítica e educação Bancária. Seu pensando primário tem como base o Markista. (Movimento dialético/educação para transformação)

SABERES – Pedagogia Libertadora
1° ENSINAR EXIGE RIGOROSIDADE METÓDICA  à Não se trata de um método de transmissão de conhecimento. (Comprometimento ao ensinar)
·         Romper com o pensamento bancário e buscar a formação crítica do aluno. (Aluno como um ser pensante).
2° ENSINAR EXIGE PESQUISA à Ensino - Processo de indagação
                                                        à Pesquisa/Constatação – intervenção
3° ENSINAR EXIGE RESPEITO AO SABERES DO EDUCANDO à Valorização e discussão.
A discussão transporta o saber prévio do aluno para o científico. (Articular os saberes curriculares aos saberes dos alunos)

4° ENSINAR EXIGE CRITICIDADE: Curiosidade ingênuo para a epistemológica ( Relação da teoria e prática).
A diferença entre a curiosidade ingênua e a epistemológica é a qualidade

5° ENSINAR EXIGE ESTÉTICA E ÉTICA: Decência e boniteza andam de mãos dadas.
Ética: O professor em sua prática educativa não deve se deixar levar pelos desvios fáceis ou seja uma aula de mera transmissão de conteúdos, sem comprometimento com a formação do aluno.
Estética: Deve levar o aluno ao prazer de estudar determinado assunto.

6° ENSINAR EXIGE A CORPORIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO:
“Faça o que eu digo e não faça o que eu faço” –
Aquilo que o professor cobra do aluno ele deve ser exemplo.

7° ENSINAR EXIGE RISCO, ACEITAÇÃO DO NOVO E REJEIÇÃO A QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO.

8° ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA
O que eu ensino? Por que eu ensino?
A superação da ingenuidade. É necessário romper a ingenuidade, aproximando a teoria e a prática. Eliminar o esponteínismo.

9° Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural
Assumir a identidade e respeitar o próximo.

Capitulo 2
Ensinar não é transferir conhecimento (Critica a educação bancária e técnica)
- Prática e teoria devem formar uma unidade. Dentro dela eliminar a educação bancária e trazer o dialogo
Saberes
1 – ENSINAR EXIGE ENSINAR CONSCIÊNCIA DO INACABAMENTO
O Ser humano é um ser Histórico, social, cultural e inacabado
O homem nunca está pronto, ele está em constante mudança.
- Papel Fundamental da educação: Dar ao homem a consciência do seu inacabamento. Eu preciso sempre me apropriar da cultura, para compreender sua natureza.

2 – ENSINAR EXIGE O RECONHECIMENTO DE SER CONDICIONADO
Apesar de ser condicionado ao mundo, o homem adapta o ambiente aos seus interesses.


3 – ENSINAR EXIGE RESPEITO A AUTONOMIA DO SER DO EDUCANDO
Paulo Freire condena a prática educativa da passividade e o autoritarismo.
Respeito a autonomia: O aluno como protagonista
Para se aproxima é necessário “agir”
Autonomia – Como liberdade de aprender

4 – ENSINAR EXIGE BOM SENSO
1° Exemplo – Comportamento: O professor não recebe o trabalho do aluno.
2° Exemplo - Muitos professores aceitam que a pobreza é um fato (azar).

5 – ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA, LUTA EM DEFESA DOS DIRETOS DOS EDUCADORES
Vitor Paro – Quando os professores fazem greves, os alunos devem apoiar os professores.
Para Paulo Freire é necessário buscar novas formas para se reinventar.

6 – ENSINAR EXIGE APREENSÃO DA REALIDADE
Conseguir analisar a realidade para aprender. Aprender para transformar (construir).

7 – ENSINAR EXIGE ALEGRIA E ESPERANÇA
Acreditar na utopia. Há uma possibilidade de mudança.

8 –ENSINAR EXIGE A CONFICÇÃO DE QUE A MUDANÇA É POSSÍVEL
O professor deve mostrar ao aluno que é possível acontecer a mudança a partir de uma visão problematizadora.

9 – ENSINAR EXIGE CURIOSIDADE
Ingênua para epistemológica.





3ª Parte
ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA
Não ensina qualquer coisa. É necessária a autoridade democrática em sala de aula, ou seja, possibilidade de diálogo em sala.
1 – ENSINAR EXIGE SEGURANÇA, COMPENTÊNCIA PROFISSIONAL E GENEROSIDADE
Segurança ao ensinar, conhecer o entorno da escola e combate a arrogância

2 – ENSINAR EXIGE COMPROMETIMENTO
Compreender o aluno, com a aprendizagem, etc...

3 – ENSINAR EXIGE COMPREENDER QUE A EDUCAÇÃO É UMA FORMA DE INTERVENÇÃO NO MUNDO.
É necessário transformar a realidade através da educação.

4 – ENSINAR EXIGE LIBERDADE E AUTORIDADE
Libertada sem limites é negada.

5 – ENSINAR EXIGE TOMADA CONSCIENTE DE DECISÕES
PPP, Regimento escolar ...
A educação tem natureza política, diretiva, não é neutra.

6- ENSINAR EXIGE SABER ESCUTAR
Só há diálogo quando eu estou atento a fala do outro. Diálogo crítico.

7 – ENSINAR SIGNIFICA RECONHECER QUE A EDUCAÇÃO É IDEOLÓGICA
Educação popular fundamentada na sua ideologia. Voltada para os interesses humanos.

8 – ENSINAR EXIGE QUERER BEM OS EDUCANDOS.
Amizade e afetividade.


Elaborado por Márcio Severo 02/07/2017

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