Pedagogia da Autonomia – Paulo
Freire - Saberes necessários à prática educativa
·
Prática Docente à
Formação docente deve ser crítica, não basta o professor ter muito conteúdo.
O formando não
pode ser mero objeto do formador. (Ele transfere conteúdo, ou seja, um mero
treinamento).
Ensinar não é
apenas transferir conteúdos/transmitir conteúdos.
Paulo Freire
prioriza muito o ensinar e aprender. (Quem ensina aprende e quem aprende
ensina).
O ato de
aprender surgiu antes do ensinar. Aprender do momento que o homem aprendeu ele
começou a ensinar.
O professor deve
ter comprometimento e refletir que quando ele ensina, ele também aprenderá.
O professor deve
ser crítico (Curioso) e o aluno também deve ser curioso ( Curiosidade ingênua
para Curiosidade epistemológica)
Paulo Freire
crítica e educação Bancária. Seu pensando primário tem como base o Markista. (Movimento
dialético/educação para transformação)
SABERES –
Pedagogia Libertadora
1° ENSINAR EXIGE
RIGOROSIDADE METÓDICA à Não se trata de um
método de transmissão de conhecimento. (Comprometimento ao ensinar)
·
Romper com o pensamento bancário e buscar a
formação crítica do aluno. (Aluno como um ser pensante).
2° ENSINAR EXIGE
PESQUISA à
Ensino - Processo de indagação
à
Pesquisa/Constatação – intervenção
3° ENSINAR EXIGE
RESPEITO AO SABERES DO EDUCANDO à
Valorização e discussão.
A discussão
transporta o saber prévio do aluno para o científico. (Articular os saberes
curriculares aos saberes dos alunos)
4° ENSINAR EXIGE
CRITICIDADE: Curiosidade ingênuo para a epistemológica ( Relação da teoria e
prática).
A diferença
entre a curiosidade ingênua e a epistemológica é a qualidade
5° ENSINAR EXIGE
ESTÉTICA E ÉTICA: Decência e boniteza andam de mãos dadas.
Ética: O
professor em sua prática educativa não deve se deixar levar pelos desvios
fáceis ou seja uma aula de mera transmissão de conteúdos, sem comprometimento
com a formação do aluno.
Estética: Deve
levar o aluno ao prazer de estudar determinado assunto.
6° ENSINAR EXIGE
A CORPORIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO:
“Faça o que eu
digo e não faça o que eu faço” –
Aquilo que o
professor cobra do aluno ele deve ser exemplo.
7° ENSINAR EXIGE
RISCO, ACEITAÇÃO DO NOVO E REJEIÇÃO A QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO.
8° ENSINAR EXIGE
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA
O que eu ensino?
Por que eu ensino?
A superação da
ingenuidade. É necessário romper a ingenuidade, aproximando a teoria e a
prática. Eliminar o esponteínismo.
9° Ensinar exige
o reconhecimento e a assunção da identidade cultural
Assumir a
identidade e respeitar o próximo.
Capitulo 2
Ensinar não é transferir conhecimento (Critica
a educação bancária e técnica)
- Prática e teoria devem formar uma
unidade. Dentro dela eliminar a educação bancária e trazer o dialogo
Saberes
1 – ENSINAR EXIGE ENSINAR CONSCIÊNCIA DO
INACABAMENTO
O Ser humano é
um ser Histórico, social, cultural e inacabado
O homem nunca
está pronto, ele está em constante mudança.
- Papel
Fundamental da educação: Dar ao homem a consciência do seu inacabamento. Eu
preciso sempre me apropriar da cultura, para compreender sua natureza.
2 – ENSINAR EXIGE O RECONHECIMENTO DE SER
CONDICIONADO
Apesar de ser
condicionado ao mundo, o homem adapta o ambiente aos seus interesses.
3 – ENSINAR EXIGE RESPEITO A AUTONOMIA DO SER
DO EDUCANDO
Paulo Freire condena
a prática educativa da passividade e o autoritarismo.
Respeito a
autonomia: O aluno como protagonista
Para se aproxima
é necessário “agir”
Autonomia – Como liberdade de aprender
4 – ENSINAR EXIGE BOM SENSO
1° Exemplo –
Comportamento: O professor não recebe o trabalho do aluno.
2° Exemplo -
Muitos professores aceitam que a pobreza é um fato (azar).
5 – ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA,
LUTA EM DEFESA DOS DIRETOS DOS EDUCADORES
Vitor Paro – Quando os professores
fazem greves, os alunos devem apoiar os professores.
Para Paulo
Freire é necessário buscar novas formas para se reinventar.
6 – ENSINAR EXIGE APREENSÃO DA REALIDADE
Conseguir
analisar a realidade para aprender. Aprender para transformar (construir).
7 – ENSINAR EXIGE ALEGRIA E ESPERANÇA
Acreditar na
utopia. Há uma possibilidade de mudança.
8 –ENSINAR EXIGE A CONFICÇÃO DE QUE A
MUDANÇA É POSSÍVEL
O professor deve
mostrar ao aluno que é possível acontecer a mudança a partir de uma visão
problematizadora.
9 – ENSINAR
EXIGE CURIOSIDADE
Ingênua para
epistemológica.
3ª Parte
ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA
Não ensina
qualquer coisa. É necessária a autoridade democrática em sala de aula, ou seja,
possibilidade de diálogo em sala.
1 – ENSINAR EXIGE SEGURANÇA, COMPENTÊNCIA
PROFISSIONAL E GENEROSIDADE
Segurança ao
ensinar, conhecer o entorno da escola e combate a arrogância
2 – ENSINAR EXIGE COMPROMETIMENTO
Compreender o
aluno, com a aprendizagem, etc...
3 – ENSINAR EXIGE COMPREENDER QUE A
EDUCAÇÃO É UMA FORMA DE INTERVENÇÃO NO MUNDO.
É necessário
transformar a realidade através da educação.
4 – ENSINAR EXIGE LIBERDADE E AUTORIDADE
Libertada sem
limites é negada.
5 – ENSINAR EXIGE TOMADA CONSCIENTE DE
DECISÕES
PPP, Regimento escolar
...
A educação tem
natureza política, diretiva, não é neutra.
6- ENSINAR EXIGE SABER ESCUTAR
Só há diálogo
quando eu estou atento a fala do outro. Diálogo crítico.
7 – ENSINAR SIGNIFICA RECONHECER QUE A
EDUCAÇÃO É IDEOLÓGICA
Educação popular
fundamentada na sua ideologia. Voltada para os interesses humanos.
8 – ENSINAR EXIGE QUERER BEM OS EDUCANDOS.
Amizade e
afetividade.
Elaborado por
Márcio Severo 02/07/2017
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