terça-feira, 25 de julho de 2017

Resumo da obra Projeto político pedagógico - Uma construção possível – Ilma Veiga

Projeto político pedagógico - Uma construção possível – Ilma Veiga
ESCOLA E RESPONSABILIDADE – a escola deve assumir a responsabilidade (todos os envolvidos)
CONCEITO DO PPP
-  Preocupar-se com a elaboração do PPP e a partir dele procurar melhorar sempre.
PPP – Projeto, caminho, intenção e alcançar o resultado a partir do que se tem.
O PPP não pode ser apenas um conjunto de planos, um documento meramente burocrático, documento arquivado...
O PPP não é apenas um documento de rearranjo, ele deve ser requisitado, acessível, rediscutido, precisa ser revisto por todos constantemente.
- Compromisso democrático abrangendo ofertas de ideias, tomadas de decisões e responsabilidade nas ações que deverão ser executadas.
- Processo democrático de superação de conflitos e eliminação de ações autoritárias.

ORGANIZAÇÃO DO PPP EM DOIS NÍVEIS
- organização da escola: Como funciona a escola em si.
- organização da sala de aula: trabalho contextualizado com contato com a realidade.

A importância do referencial
Para produzir um bom PPP é necessário ter um bom referencial, baseado em uma teoria pedagógica crítica (Se preocupa com a prática social rompendo com a teoria conteudista )
A educação é um ato político – Como olhar para o social e como solucionar esses problemas.

“A escola é um espaço público de discussão coletiva, diálogo e reflexão. ”

Gadotti: todo projeto supõe rupturas para presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (a999.p.579). (p.12).




Princípios Norteadores do PPP – Valores fundamentais
1° IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA: EDUCAÇÃO PARA TODOS.
Ex: Inclusão

2° QUALIDADE PARA TODOS: OFERECER CONDIÇÕES PARA QUE TODOS POSSAM APRENDER E SEREM ATENDIDOS RESPEITANDO SEU RITMO.
Recursos, professores bem formados, estratégias de ensino, boa concepção de ensino.
1ª Dimensão: Técnica utilizada – métodos, recursos, instrumentos, formação, etc...
2ª Dimensão: Política – valores, finalidades da educação, visão de mundo, etc...

3° GESTÃO DEMOCRÁTICA – Princípio da CF 88 / art 206° e LDB art 3°
1ª Dimensão: Pedagógica – Conselho de Classe
2ª Dimensão: Administrativa -
3ª Dimensão: Financeira -

4° LIBERDADE – “Liberdade e Autonomia”
Liberdade para aprender, ensinar, pesquisar, projetar, discutir, etc...

5° VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
Qualidade de ensino – qualidade das condições de trabalho em todos os aspectos ( estrutura, formação continuada, capacitação técnica, etc...)

Veiga e Carvalho : O grande desafio da escola, ao construir sua autonomia, deixando de lado o seu papel de mera “repetidora” de programas de “treinamento” é ousar assumir o papel predominante na formação de profissionais. (1194,p 50) (p.21)







Construindo o PPP –
 Processo coletivo: para reduzir o efeito da divisão e fragmentação do trabalho e o seu controlo hierárquico.
1° Finalidades: Cultural, social, formação profissional e humanística.
2° Estrutura organizacional: organização administrativa e pedagógica.
Avaliação Institucional
3° Currículo: Caminho para produção do conhecimento. Pressupõe a sistematização dos meios para que esta construção se efetive.
O currículo não pode ser neutro, pois o ato pedagógico também é político.
- Currículo integrado: Concepção global do conhecimento, conexão de áreas do conhecimento.
Currículo formal: conteúdos, metodologia e recursos.
Currículo oculto: Controle social, visão do mundo, valores, etc...
4° O TEMPO ESCOLAR: Calendário escolar.
5° PROCESSO DE DECISÃO
Descentralização da tomada de decisão e democratização
6° AS RELAÇÕES DE TRABALHO
Solidária, comprometimento, ajuda mútua, etc...
7° AVALIAÇÃO – Depende do estudo da realidade
1° Momento: descrição e problematização da realidade
2° Momento: Compreensão da realidade
3° Momento: Ações para solucionar os problemas

Capitulo 2 – PPP da escola: Construção coletiva
- > O PPP e A gestão da escola – Responsabilidade da escola em elaborar e administrar o PPP.
Processo de ação/reflexão analisando o contexto.

è Organizações: Pessoas e recursos articulados para alcançar determinados objetivos
Pressupõe ações administrativas.

è Especificidade: Missão, objetivos, público alvo e ambiente em que está inserida.

Administração educacional é diferente da educação empresarial
Exige preparação específica
História no Brasil: Centralização, ideias positivistas, tecnocracia, burocratização.
*Eficácia e eficiência nos resultados (tecnicismo)

Nova Realidade:
*Novas condições sobre a educação, homem, sociedade, etc.
* Processo decisório participativ0, consciência coletiva, descentralização, corresponsabilidade, ação planejada (processual).
Relação: Prática administrativa -> Prática pedagógica

Meios e fins no processo decisório
Administração: relacionada a combinação de recursos para se alcançar objetivos
·         Meios: recursos, organização, estrutura
·         Fins: Formação do sujeito

Paradigmas relações de poder – PPP
Dimensões indissociáveis do fazer educativo

Paradigma escolar estampado no cotidiano
·         Nova situação: Planejamento processual e consenso coletivo. Não aceitação de medidas encaminhadas de cima para baixo.
·         Problemas: Querer -> fazer. (Frustação, justificativas, Esforços)
·         Níveis de comprometimento
è 1° Nível: Nenhum comprometimento
è 2° Nível: Esperançoso
è 3°Nível: Proativo
·         Discurso Crítico: Referência
Decisões institucionais são necessárias para mudar a realidade cotidiana.
·         Alienação dos profissionais
·         Busca por mudança – Postura desejada do professor, capacidade de refletir sobre os fenômenos naturais.
·         Mudança de paradigma – conservador x emergentes
·         Fragilidade paradigmática:
è Postura necessária: Revisar a realidade, elaboração e reformulação
·         Professor -> Dogmas x Racionalidade plural
Cuidado com o novo – Nem sempre o novo é o melhor
·         Instabilidade – Leis/ diretrizes(Democrática) x práticas cotidianas( práticas autoritárias)
·         Compromisso: Macro x Micro –
·         Reformulação da escola
·         1° Caminho – Interesses econômicos
·         2° Caminho – Discussão coletiva (Resultados educacionais)

A autonomia da escola Pública: Um enfoque operacional
Autonomia, Liberdade e Democracia
O ser humano nasce para usufruir a autonomia e liberdade, porém eu não posso usar a autonomia e liberdade ao meu favor, deve ser olhado na perspectiva de sociedade.
Autonomia não é um conceito absoluto. Há a necessidade de respeitar as normas e diretrizes nacionais.
Art 14 da LDB Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
- participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Os problemas existentes nas escolas são específicos de cada uma – o poder central não tem conhecimentos deles.
Dimensão Operacional – Garantir maior racionalidade interna e externa. Importante para garantir uma prestação de serviço de qualidade.
Critérios de racionalidade (Max Weber)
·         Eficácia: alcançar o resultado pretendido
·         Eficiência: alcançar o resultado pretendido sem desperdício
Racionalidade interna: capacidade de articular bem os recursos internos
Racionalidade externa: Fazer o resultado alcançado ser condizente com o que as famílias e comunidade esperam da escola.
Consolidação da Autonomia - 3 eixos
1° Administrativo
a)      Forma de gestão
b)      Controle normativo – Burocrático
c)       Administração de pessoas
d)      Administração de materiais
e)      Racionalidade Interna
f)       Controle de natureza social
2° Pedagógico
a)      Poder decisório referente à melhoria do Ensino Aprendizagem
b)      Adoção de critérios próprios de organização da vida escolar
c)       Pessoal docente
d)      Acordos e parcerias de cooperação técnica
3° Financeiro
a)      Dependência financeira
b)      Controle e prestações de conta
c)       Capitação de recursos
Autonomia e compromisso ético-profissional
Modelo centralizado – superiores (Sem autonomia)
Modelo descentralizado – Delega poder e todos participam na elaboração e execução das ideias.
Autonomia e PPP – Construção e elaboração do PPP buscando a mudança para alcançar os resultados.
O que é PP?
·         Planejamento participativo visto como instrumento teórico prático.
·         Possibilita a discussão e reflexão coletiva

Papel do PP?
·         Propor e implementar a intervenção coletiva
·         Buscar mudanças significativas
Objeto do PP
·         Relações sociais que estabelecem na comunidade escolar
·         Compreensão do cotidiano da comunidade escolar
Sujeitos do PP
·         Estão sempre em construção (processos de reflexão e troca)
·         Fazem parte do objeto de estudo

Diagnóstico
·         Levantamento da temática
·         Levantamento de informações sobre o objeto
·         A partir do diagnóstico tomar ações e tomada de decisões
Escola, aprendizagem e docência: Imaginário social e intencionalidade política
Imaginário: Aquilo que eu produzo em minha mente sobre a escola
Intencionalidade: Meio para que o projeto se concretize
·         Sociedade complexa
·         Insuficiência da aprendizagem
·         Diversos e interesses
Escola
·         Instituição submissa a mecanismos de controle (Legais, econômicos, políticos...)
·         Necessidade para emancipação (Transformação)
·         A escola é prefigurada no imaginário social antes de ser projetada
·         Busca de significado de escola
P – Projeto – intenção
P – Político – Assume posições éticas pela cidadania
P – Pedagógico – Preocupado com a aprendizagem do aluno

Intenção Política
·         Expectativas que se estruturam no plano das intencionalidades manifestas
·         Não pode ser confundida ou limitada ao voluntarismo estéreo
·         Torná-la efetiva e eficaz na estrutura organizacional da escola
Proposta de educação para todos
·         Sua concretização requer a mobilização de toda a sociedade
A aprendizagem na mediação da docência em sala de aula
·         Sala de aula (Aluno x Professor)
Imaginário da sala de aula
·         Produzido pelo aluno
·         Expectativa
Suportes necessários a docência
·         PPP
·         Programação – Manuseio curricular
·         Trabalho articulado – Projetos e interdisciplinaridade

Desafio à organização dos educadores
·         Práticas pedagógicas – Preocupada com questões mais amplas (Fenômenos culturais, políticos ,etc...)
·         Crise de paradigma – Refere-se às mudanças na forma de compreender o mundo de como um todo.
·         Alternativas à escola: interdisciplinaridade, o trabalho com projetos, planejamento participativo...)
·         Crise de paradigmas
è O que é um paradigma: Tomas Kan – é um conjunto de crenças, valores e técnicas que caracterizam um sistema de pensamento.
è Recorrem de grandes revoluções Cientificas
è Surgem novas formas de conceder o mundo
è Forma de busca por alternativas

Reorganização
·         Mudanças de ordem tecnológica
·         Mudanças na relação de produção
·         Exige um novo perfil de trabalhador
·         Exige qualidade educacional
·         Busca a emancipação do sujeito
·         Educação de qualidade para os interesses das classes trabalhadoras
Eixos básicos na construção do PPP
·         Intencionalidade política (mobilização)
·         Paradigma epistêmico conceitual (Dimensão pedagógica)
Currículo
·         Deve ser dinâmico
·         Articula a prática à práxis (Traz a cultura do homem e contextualiza)
·         Deve estar aberto as dimensões culturais e não apenas científica

Elaborado por Márcio Severo 07/07/2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questionário sobre a obra José Mário Pires Azanha - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

1) Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática...