Projeto político
pedagógico - Uma construção possível – Ilma Veiga
ESCOLA E RESPONSABILIDADE – a escola deve assumir a
responsabilidade (todos os envolvidos)
CONCEITO DO PPP
- Preocupar-se com a
elaboração do PPP e a partir dele procurar melhorar sempre.
PPP – Projeto, caminho, intenção e alcançar o resultado a
partir do que se tem.
O PPP não pode ser apenas um conjunto de planos, um
documento meramente burocrático, documento arquivado...
O PPP não é apenas um documento de rearranjo, ele deve ser
requisitado, acessível, rediscutido, precisa ser revisto por todos
constantemente.
- Compromisso democrático abrangendo ofertas de ideias,
tomadas de decisões e responsabilidade nas ações que deverão ser executadas.
- Processo democrático de superação de conflitos e
eliminação de ações autoritárias.
ORGANIZAÇÃO DO PPP EM DOIS NÍVEIS
- organização da escola: Como funciona a escola em si.
- organização da sala de aula: trabalho contextualizado com
contato com a realidade.
A importância do referencial
Para produzir um bom PPP é necessário ter um bom
referencial, baseado em uma teoria pedagógica crítica (Se preocupa com a
prática social rompendo com a teoria conteudista )
A educação é um ato político – Como olhar para o social e
como solucionar esses problemas.
“A escola é um espaço
público de discussão coletiva, diálogo e reflexão. ”
Gadotti: todo projeto
supõe rupturas para presente e promessas para o futuro. Projetar significa
tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de
instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa frente a
determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível,
comprometendo seus atores e autores. (a999.p.579). (p.12).
Princípios Norteadores do PPP – Valores fundamentais
1° IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NA
ESCOLA: EDUCAÇÃO PARA TODOS.
Ex: Inclusão
2° QUALIDADE PARA TODOS: OFERECER CONDIÇÕES PARA QUE TODOS
POSSAM APRENDER E SEREM ATENDIDOS RESPEITANDO SEU RITMO.
Recursos, professores bem formados, estratégias de ensino,
boa concepção de ensino.
1ª Dimensão: Técnica utilizada – métodos, recursos,
instrumentos, formação, etc...
2ª Dimensão: Política – valores, finalidades da educação,
visão de mundo, etc...
3° GESTÃO DEMOCRÁTICA – Princípio da CF 88 / art 206° e LDB
art 3°
1ª Dimensão: Pedagógica – Conselho de Classe
2ª Dimensão: Administrativa -
3ª Dimensão: Financeira -
4° LIBERDADE – “Liberdade e Autonomia”
Liberdade para aprender, ensinar, pesquisar, projetar,
discutir, etc...
5° VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
Qualidade de ensino – qualidade das condições de trabalho em
todos os aspectos ( estrutura, formação continuada, capacitação técnica, etc...)
Veiga e Carvalho : O
grande desafio da escola, ao construir sua autonomia, deixando de lado o seu
papel de mera “repetidora” de programas de “treinamento” é ousar assumir o
papel predominante na formação de profissionais. (1194,p 50) (p.21)
Construindo o PPP –
Processo coletivo:
para reduzir o efeito da divisão e fragmentação do trabalho e o seu controlo
hierárquico.
1° Finalidades: Cultural, social, formação profissional e
humanística.
2° Estrutura organizacional: organização administrativa e
pedagógica.
Avaliação Institucional
3° Currículo: Caminho para produção do conhecimento.
Pressupõe a sistematização dos meios para que esta construção se efetive.
O currículo não pode ser neutro, pois o ato pedagógico
também é político.
- Currículo integrado: Concepção global do conhecimento,
conexão de áreas do conhecimento.
Currículo formal: conteúdos, metodologia e recursos.
Currículo oculto: Controle social, visão do mundo, valores,
etc...
4° O TEMPO ESCOLAR: Calendário escolar.
5° PROCESSO DE DECISÃO
Descentralização da tomada de decisão e democratização
6° AS RELAÇÕES DE TRABALHO
Solidária, comprometimento, ajuda mútua, etc...
7° AVALIAÇÃO – Depende do estudo da realidade
1° Momento: descrição e problematização da realidade
2° Momento: Compreensão da realidade
3° Momento: Ações para solucionar os problemas
Capitulo 2 – PPP da escola: Construção coletiva
- > O PPP e A gestão da escola – Responsabilidade da
escola em elaborar e administrar o PPP.
Processo de ação/reflexão analisando o contexto.
è
Organizações: Pessoas e recursos articulados
para alcançar determinados objetivos
Pressupõe ações administrativas.
è
Especificidade: Missão, objetivos, público alvo
e ambiente em que está inserida.
Administração educacional é diferente da educação
empresarial
Exige preparação específica
História no Brasil: Centralização, ideias positivistas,
tecnocracia, burocratização.
*Eficácia e eficiência nos resultados (tecnicismo)
Nova Realidade:
*Novas condições sobre a educação, homem, sociedade, etc.
* Processo decisório participativ0, consciência coletiva,
descentralização, corresponsabilidade, ação planejada (processual).
Relação: Prática administrativa -> Prática pedagógica
Meios e fins no processo decisório
Administração: relacionada a combinação de recursos para se
alcançar objetivos
·
Meios: recursos, organização, estrutura
·
Fins: Formação do sujeito
Paradigmas relações de poder –
PPP
Dimensões indissociáveis do fazer
educativo
Paradigma escolar estampado no
cotidiano
·
Nova situação: Planejamento processual e
consenso coletivo. Não aceitação de medidas encaminhadas de cima para baixo.
·
Problemas: Querer -> fazer. (Frustação,
justificativas, Esforços)
·
Níveis de comprometimento
è
1° Nível: Nenhum comprometimento
è
2° Nível: Esperançoso
è
3°Nível: Proativo
·
Discurso Crítico: Referência
Decisões institucionais são
necessárias para mudar a realidade cotidiana.
·
Alienação dos profissionais
·
Busca por mudança – Postura desejada do
professor, capacidade de refletir sobre os fenômenos naturais.
·
Mudança de paradigma – conservador x emergentes
·
Fragilidade paradigmática:
è
Postura necessária: Revisar a realidade,
elaboração e reformulação
·
Professor -> Dogmas x Racionalidade plural
Cuidado com o novo – Nem sempre o
novo é o melhor
·
Instabilidade – Leis/ diretrizes(Democrática) x
práticas cotidianas( práticas autoritárias)
·
Compromisso: Macro x Micro –
·
Reformulação da escola
·
1° Caminho – Interesses econômicos
·
2° Caminho – Discussão coletiva (Resultados
educacionais)
A autonomia da escola Pública: Um enfoque operacional
Autonomia, Liberdade e Democracia
O ser humano nasce para usufruir a autonomia e liberdade,
porém eu não posso usar a autonomia e liberdade ao meu favor, deve ser olhado
na perspectiva de sociedade.
Autonomia não é um conceito absoluto. Há a necessidade de
respeitar as normas e diretrizes nacionais.
Art
14 da LDB Os sistemas de ensino definirão
as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo
com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto
pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou
equivalentes.
Os problemas existentes nas escolas são específicos de cada
uma – o poder central não tem conhecimentos deles.
Dimensão Operacional – Garantir maior racionalidade interna
e externa. Importante para garantir uma prestação de serviço de qualidade.
Critérios de racionalidade (Max Weber)
·
Eficácia: alcançar o resultado pretendido
·
Eficiência: alcançar o resultado pretendido sem
desperdício
Racionalidade interna: capacidade de articular bem os
recursos internos
Racionalidade externa: Fazer o resultado alcançado ser
condizente com o que as famílias e comunidade esperam da escola.
Consolidação da Autonomia - 3 eixos
1° Administrativo
a)
Forma de gestão
b)
Controle normativo – Burocrático
c)
Administração de pessoas
d)
Administração de materiais
e)
Racionalidade Interna
f)
Controle de natureza social
2° Pedagógico
a)
Poder decisório referente à melhoria do Ensino
Aprendizagem
b)
Adoção de critérios próprios de organização da
vida escolar
c)
Pessoal docente
d)
Acordos e parcerias de cooperação técnica
3° Financeiro
a)
Dependência financeira
b)
Controle e prestações de conta
c)
Capitação de recursos
Autonomia e compromisso ético-profissional
Modelo centralizado – superiores (Sem autonomia)
Modelo descentralizado – Delega poder e todos participam na
elaboração e execução das ideias.
Autonomia e PPP – Construção e elaboração do PPP buscando a
mudança para alcançar os resultados.
O que é PP?
·
Planejamento participativo visto como
instrumento teórico prático.
·
Possibilita a discussão e reflexão coletiva
Papel do PP?
·
Propor e implementar a intervenção coletiva
·
Buscar mudanças significativas
Objeto do PP
·
Relações sociais que estabelecem na comunidade
escolar
·
Compreensão do cotidiano da comunidade escolar
Sujeitos do PP
·
Estão sempre em construção (processos de
reflexão e troca)
·
Fazem parte do objeto de estudo
Diagnóstico
·
Levantamento da temática
·
Levantamento de informações sobre o objeto
·
A partir do diagnóstico tomar ações e tomada de
decisões
Escola, aprendizagem e docência: Imaginário social e
intencionalidade política
Imaginário: Aquilo que eu produzo em minha mente sobre a
escola
Intencionalidade: Meio para que o projeto se concretize
·
Sociedade complexa
·
Insuficiência da aprendizagem
·
Diversos e interesses
Escola
·
Instituição submissa a mecanismos de controle
(Legais, econômicos, políticos...)
·
Necessidade para emancipação (Transformação)
·
A escola é prefigurada no imaginário social
antes de ser projetada
·
Busca de significado de escola
P – Projeto – intenção
P – Político – Assume posições
éticas pela cidadania
P – Pedagógico – Preocupado com a
aprendizagem do aluno
Intenção Política
·
Expectativas que se estruturam no plano das intencionalidades
manifestas
·
Não pode ser confundida ou limitada ao
voluntarismo estéreo
·
Torná-la efetiva e eficaz na estrutura
organizacional da escola
Proposta de educação para todos
·
Sua concretização requer a mobilização de toda a
sociedade
A aprendizagem na mediação da docência em sala de aula
·
Sala de aula (Aluno x Professor)
Imaginário da sala de aula
·
Produzido pelo aluno
·
Expectativa
Suportes necessários a docência
·
PPP
·
Programação – Manuseio curricular
·
Trabalho articulado – Projetos e
interdisciplinaridade
Desafio à organização dos educadores
·
Práticas pedagógicas – Preocupada com questões
mais amplas (Fenômenos culturais, políticos ,etc...)
·
Crise de paradigma – Refere-se às mudanças na
forma de compreender o mundo de como um todo.
·
Alternativas à escola: interdisciplinaridade, o
trabalho com projetos, planejamento participativo...)
·
Crise de paradigmas
è
O que é um paradigma: Tomas Kan – é um conjunto
de crenças, valores e técnicas que caracterizam um sistema de pensamento.
è
Recorrem de grandes revoluções Cientificas
è
Surgem novas formas de conceder o mundo
è
Forma de busca por alternativas
Reorganização
·
Mudanças de ordem tecnológica
·
Mudanças na relação de produção
·
Exige um novo perfil de trabalhador
·
Exige qualidade educacional
·
Busca a emancipação do sujeito
·
Educação de qualidade para os interesses das
classes trabalhadoras
Eixos básicos na construção do PPP
·
Intencionalidade política (mobilização)
·
Paradigma epistêmico conceitual (Dimensão
pedagógica)
Currículo
·
Deve ser dinâmico
·
Articula a prática à práxis (Traz a cultura do
homem e contextualiza)
·
Deve estar aberto as dimensões culturais e não
apenas científica
Elaborado por Márcio Severo 07/07/2017
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