terça-feira, 25 de julho de 2017

Resumo da obra Avalição da aprendizagem: Cipriano Luckesi

Avalição da aprendizagem: Cipriano Luckesi - Concurso Diretor-SP
PEDAGOGIA DO EXAME ( Herança tradicional Jesuítica e Comeniana )
A escola – Valoriza as provas e exames
Pais – Valorizam exclusivamente a nota devido a promoção dos filhos
Avaliação na pedagogia do exame é instrumento de disciplina e de controle social.
PEDAGOGICAMENTE: Centraliza a atenção nos exames em detrimento a aprendizagem
PSICOLOGICAMENTE: Contribui para desenvolver personalidades submissas
SOCIALMENTE: a avaliação contribui para o processo de seletividade social
Avalição/Exame tem uma característica autoritária (Funciona em prol de uma pedagogia dominante)
Século XVIII – interesses liberais que defende a diferença de classes sociais
A avaliação é um meio para se alcançar algo e não um fim em si mesma
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Liberais: Pedagogia tradicional ( exame), Pedagogia Renovada ( sentimento) e pedagogia tecnicista ( formar o trabalhador)
• Adequação aos interesses das classes dominantes. (Liberalismo conservador)
• Perspectiva classificatória da avaliação
• Instrumento estático e freiador
Críticas: Pedagogia Libertária ( anarquista), Pedagogia Libertadora ( Oprimido/emancipação) e Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos ( Paulo Freire)
• Crítica a realidade social ( Transformar a realidade)
• Perspectiva diagnóstica da Avalição
• Momento dialético (Crescimento da autonomia)
• Nota ruim  Intervenção do professor  rendimento favorável
• Conselho que analisa o aluno em forma global tirando a posição autoritária do professor
• Avaliação no contexto de uma pedagogia para humanização
• A avaliação deve ser utilizada como instrumento dialético e diagnóstico
A avaliação requer-se uma avaliação planejada pois o professor deve construir um ambiente favorável ( o que eu quero que meu aluno aprenda)
• Articulação entre o que se ensina e aquilo que se avalia
• Definição/Previsão de metas para a aprendizagem do aluno
Análise do Erro
• Como fonte de castigo Nota baixa (aluno que não sabe) – Classificatória
O aluno é julgado e punindo, ficando traumatizado.
Padronização do que é correto
• Como fonte de virtude  identificar os alunos que precisam de ajuda, identificar que o planejamento não foi eficaz e reorganizar o planejamento, adequando-o a realidade do aluno
Ideias que estão presente na obra
Por uma prática docente crítica e construtiva
A prática docente deve seguir um princípio político social.
O foco está na aprendizagem do aluno (Desenvolvimento e aprendizagem)
O princípio político social o fracasso do aluno é responsabilidade do professor/gestor e sistema de ensino.)
Para Luckesi essa preocupação não existe, pois há um alto nível de reprovação e evasão.
Esse princípio envolve uma grande preocupação com o aluno
Democratização de ensino: envolve 3 elementos
• Universalização: Escola para todos – Matricula obrigatória
• Permanência: O aluno deve ir à escola
• Educação de Qualidade: focada no desenvolvimento integral do aluno
Para isso envolve professor e currículo: Quem ensina e por que ensina?
Professor e currículo (conteúdos) são mediadores.
“O professor passa o conteúdo utilizando a apostila/livro/recursos. ” (Professor e conteúdo são mediadores)
A prática docente deve ser crítica e social no processo ensino aprendizagem.
A visão do mundo também é assimilada pelos educandos se refere a forma como Piaget nos orientou sobre o processo de aprendizagem dos alunos * Assimilação, Acomodação e adaptação)
Livros didáticos e lições contêm valores que são assimilados junto com o conteúdo
• A aprendizagem de qualidade depende da intencionalidade.
Estou decidido a fazer o aluno aprender  A intencionalidade deve estar também no aluno.
FORMAS DE APRENDIZAGEM
• Espontânea e Informal: Fragmentado, senso comum e acrítico
• Sistemática, intencional e formal: conhecimento elaborado, fundamentado e crítico
Não se deve distância o aluno do senso comum.
Deve-se respeitar o ritmo de cada aluno
Ensinar significa criar condições para uma aprendizagem sistemática
Não basta conhecer os conteúdos, o aluno deve aprender a pensar com esses conteúdos.
RECURSOS METODOLÓGICOS PARA APRENDIZAGEM
• Expositivo: busca a assimilação do objeto pelo educando.
• Reprodutivo: reprodução do conhecimento várias vezes para que se torne uma habilidade. (Treino/ repetição). O conhecimento adquirido precisa ser transferido para soluções novas.
• Solução de problemas determinados: resolução de problemas diversos oferecidos pelo professor
• Solução de problemas novos: Autonomia do aluno, aplicação de habilidades de forma inventiva e inovadora
TAREFAS DA PRÁTICA DOCENTE
• Planejar: ato decisório (político, científico e técnico), define os resultados
 PPP(projeto Político Pedagógico) – “Metas e objetivo pedagógico ”
 Projeto Curricular Institucional – “Como atingir as metas”
 Planejamento da aula – “Estratégias, sequência didática, projetos...”
• Executar: Colocar em prática, levar o aluno a aprender/assimilar o conteúdo. Busca os resultados
• Avaliar: Verifica se os objetivos foram alcançados
Avalição é um instrumento auxiliar da prática docente
Avaliar não é examinar. Ela deve ser diagnóstica, analisando o desenvolvimento do aluno.
Avaliação tem objetivo de inclusão e não exclusão.
Avalição como ato amoroso: Acolhedora, inclusiva e integradora.
• Diagnosticar para incluir
Funções da avaliação: Diagnosticar, autorreflexão, auto avaliação (Para o educador e educando), motivar, aprofundamento da aprendizagem e auxiliar a aprendizagem.
Fracasso escolar (Crítica se inicia no resultado do ENEM em 2007)
Luckesi faz uma crítica pela falta desses 3 fatores:
• Recursos financeiros: (A educação recebe poucos recursos financeiros)
• Condições para aprendizagem: recursos, materiais, apoio, condução para alunos...
• Investimento na gestão administrativa e pedagógica.
Não dá para acreditar que apenas os recursos financeiros resolvam o problema da educação.
Papel do professor  ele não é o grande culpado no fracasso do aluno, mas ele pode ter um papel fundamental no desempenho positivo do aluno.
O trabalho pedagógico em sala de aula pode suprir toda a carência de recursos.
Gestão democrática  Todos assumem a responsabilidade de forma ética dentro da escola e fora dela.
Pais: Devem participar mais da escola e orientar devidamente os filhos.

Elaborado por Márcio Severo - 30/05/2017

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