·
a) voltados para funções
específicas, como planilhas eletrônicas, processadores de textos e
gerenciadores de bancos de dados.
·
b) idealizados para escrever,
ajustar, transferir, copiar, recortar, modificar, compor, decompor, gravar e
imprimir todos os tipos de textos.
·
c) compostos
por blocos de informações, pedagogicamente organizados, como se fossem um livro
animado, um vídeo ou um professor eletrônico.
d) elaborados para
possibilitar ao usuário a interação com situações complexas e de risco, pois
possibilitam a apresentação de fenômenos e experiências
2) O professor que possui uma visão
pedagógica inovadora pressupõe a participação dos alunos no processo educativo
e pode utilizar as ferramentas da WEB para promover a interação
presencial-virtual na produção do conhecimento. Dentre as redes sociais na WEB,
que hoje são parte da vida da maioria dos alunos, destacam-se Orkut, MySpace,
Facebook, que se configuram como
(A) caminhos para suprimir a
falha da educação em promover interações, cooperação e colaboração com os
pares, independente da cultura escolar.
(B) estratégias para resolver o
problema do tempo reduzido dos encontros escolares presenciais, possibilitando
que todos os alunos de uma turma expressem suas opiniões e verbalizem suas
dúvidas, as quais serão discutidas e respondidas por todos os professores.
(C) mecanismos para reverter o
fracasso do atual modelo de escola denunciado pelas avaliações oficiais,
modificando as concepções pedagógicas dos professores que aderirem ao uso das
ferramentas virtuais.
(D) espaços para a comunicação, para o relacionamento, para o diálogo,
para a troca de informações, socialização de ideias, produções individuais e
coletivas
3) Segundo José Morán,
a educação por meio da internet caracteriza-se por ser aberta, por definir um
novo paradigma que busca educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e
agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.
Implica, ainda, em:
·
a) pouco
controle por parte do professor, indisciplina, desrespeito e acesso a sites
inadequados e utilização de celulares.
·
b) falta
de concentração, escrita resumida e com erros de ortografia, imagens excessivas
e informação em tempo real.
·
c) aprendizagem cooperativa,
pesquisa em grupo, troca de mensagens e visitas a sites com propostas
educativas.
·
d) possibilidade
de aprendizagem de outras línguas, pesquisas imediatas, referências
superficiais e, às vezes, equivocadas.
·
e) comunicação
com pessoas de outros países, colaboração em trabalhos acadêmicos, cursos à
distância e utilização de fones.
4) Segundo Moran, há uma expectativa
de que as novas tecnologias trarão as soluções rápidas que buscamos para mudar
a educação. Porém, existem pontos críticos que devem ser considerados com o
mesmo cuidado e preocupação que o da democratização das tecnologias na escola.
Assinale a alternativa que NÃO representa um desses pontos críticos:
a) A construção do conhecimento
na sociedade da informação.
b) A compreensão da mediação
pedagógica como categoria presente tanto no uso das próprias técnicas como no
processo de avaliação e, principalmente, no desempenho do papel do professor.
c) A formação permanente do
profissional professor.
d) A utilização das novas
tecnologias visando à aprendizagem de nossos alunos e não apenas servindo para
transmitir informações.
e) As
novas concepções do processo de aprendizagem individualizado.
5) Moran, no livro: As Novas
Tecnologias e Mediação Pedagógica nos fala do papel do professor e de alguns
princípios metodológicos norteadores. Diga qual das alternativas abaixo está
INCORRETA:
a) As ações do professor devem ser previsíveis para não gerar ansiedade
nos alunos.
b) O professor é um pesquisador
em serviço. Aprende com a prática e a pesquisa e ensina a partir do que
aprende.
c) O professor deve integrar
tecnologias, metodologias e atividades.
d) O professor deve experimentar
as mesmas atividades em diversas mídias.
e) O professor deve diversificar,
mudar, adaptar-se continuamente a cada grupo, a cada aluno quando necessário.
6) Segundo José Manuel Moran, “Muitas
formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais,
aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como
alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão
ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e
inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens.
Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas
variáveis, exceto:
A)
Uma organização inovadora, aberta,
dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo;
com infraestrutura adequada, atualizada, confortável; tecnologias
acessíveis, rápidas e renovadas.
B)
Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional,
comunicacional e eticamente; motivados e com boas condições profissionais,
e onde se desencoraje uma relação efetiva com os alunos. O professor não
deve conhecer seus alunos, mas apenas acompanhá-los em seu caminho de
aprendizagem, guiando todos, igualmente, rumo ao mesmo conhecimento.
C)
Uma organização que tenha alunos
motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade
de gerenciamento pessoal e grupal.
D)
Uma organização que equilibre o
planejamento institucional e o pessoal nas organizações educacionais,
integre um planejamento flexível com criatividade sinérgica, permita um
equilíbrio entre a flexibilidade e o planejamento.
E)
Uma organização que valorize a
flexibilidade espaçotemporal, pessoal e de grupo, que ofereça menos
conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação.
7) Vivemos em um mundo alucinado de grandes velocidades e
acelerações, com muitas turbulências, trazendo para a cena uma perspectiva não
linear de pensamento. Um dos elementos marcantes dessa velocidade são as
tecnologias de informação e de comunicação (TIC), que passam a fazer parte dos
processos educativos. Compreendidas como elementos de cultura e não apenas como
aparato tecnológico, as TIC possibilitam
(A) os mecanismos de transmissão de informações com vistas à
retenção e reprodução por parte do estudante usuário.
(B) a simplificação da informação associada aos mecanismos
lineares de memorização, configurando a senha que garante uma melhor aprendizagem.
(C) os treinamentos para o mercado, desenvolvendo
habilidades inerentes ao uso de programas e planilhas específicas.
(D)
a intensa criação e colaboração, por meio da constituição de comunidades
virtuais de aprendizagem, articulando toda a rede com escolas, professores e
alunos.
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excelente
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