segunda-feira, 24 de julho de 2017

Questionários sobre a obra de MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev.e atual. Campinas: Papirus, 2013. Exercícios de concurso relacionado com a obra

1) Segundo Behrens (In.: MORAN, J. M. Novas Tecnologias e mediação pedagógica, 2000), os professores e alunos podem beneficiar-se da tecnologia da informação para favorecer os processos tanto de ensino quanto de aprendizagem, pois estão disponíveis no mercado diversos tipos de programas aplicados à educação, dentre eles, os programas tutoriais, que são
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·         a) voltados para funções específicas, como planilhas eletrônicas, processadores de textos e gerenciadores de bancos de dados.
·         b) idealizados para escrever, ajustar, transferir, copiar, recortar, modificar, compor, decompor, gravar e imprimir todos os tipos de textos.
·         c) compostos por blocos de informações, pedagogicamente organizados, como se fossem um livro animado, um vídeo ou um professor eletrônico.
     d) elaborados para possibilitar ao usuário a interação com situações complexas e de risco, pois possibilitam a apresentação de fenômenos e experiências

2) O professor que possui uma visão pedagógica inovadora pressupõe a participação dos alunos no processo educativo e pode utilizar as ferramentas da WEB para promover a interação presencial-virtual na produção do conhecimento. Dentre as redes sociais na WEB, que hoje são parte da vida da maioria dos alunos, destacam-se Orkut, MySpace, Facebook, que se configuram como
(A) caminhos para suprimir a falha da educação em promover interações, cooperação e colaboração com os pares, independente da cultura escolar.
(B) estratégias para resolver o problema do tempo reduzido dos encontros escolares presenciais, possibilitando que todos os alunos de uma turma expressem suas opiniões e verbalizem suas dúvidas, as quais serão discutidas e respondidas por todos os professores.
(C) mecanismos para reverter o fracasso do atual modelo de escola denunciado pelas avaliações oficiais, modificando as concepções pedagógicas dos professores que aderirem ao uso das ferramentas virtuais.
(D) espaços para a comunicação, para o relacionamento, para o diálogo, para a troca de informações, socialização de ideias, produções individuais e coletivas

3) Segundo José Morán, a educação por meio da internet caracteriza-se por ser aberta, por definir um novo paradigma que busca educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica. Implica, ainda, em:
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·         a) pouco controle por parte do professor, indisciplina, desrespeito e acesso a sites inadequados e utilização de celulares.
·         b) falta de concentração, escrita resumida e com erros de ortografia, imagens excessivas e informação em tempo real.
·         c) aprendizagem cooperativa, pesquisa em grupo, troca de mensagens e visitas a sites com propostas educativas.
·         d) possibilidade de aprendizagem de outras línguas, pesquisas imediatas, referências superficiais e, às vezes, equivocadas.
·         e) comunicação com pessoas de outros países, colaboração em trabalhos acadêmicos, cursos à distância e utilização de fones.

4) Segundo Moran, há uma expectativa de que as novas tecnologias trarão as soluções rápidas que buscamos para mudar a educação. Porém, existem pontos críticos que devem ser considerados com o mesmo cuidado e preocupação que o da democratização das tecnologias na escola. Assinale a alternativa que NÃO representa um desses pontos críticos:
a) A construção do conhecimento na sociedade da informação.
b) A compreensão da mediação pedagógica como categoria presente tanto no uso das próprias técnicas como no processo de avaliação e, principalmente, no desempenho do papel do professor.
c) A formação permanente do profissional professor.
d) A utilização das novas tecnologias visando à aprendizagem de nossos alunos e não apenas servindo para transmitir informações.
 e) As novas concepções do processo de aprendizagem individualizado.


5) Moran, no livro: As Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica nos fala do papel do professor e de alguns princípios metodológicos norteadores. Diga qual das alternativas abaixo está INCORRETA:
a) As ações do professor devem ser previsíveis para não gerar ansiedade nos alunos.
b) O professor é um pesquisador em serviço. Aprende com a prática e a pesquisa e ensina a partir do que aprende.
c) O professor deve integrar tecnologias, metodologias e atividades.
d) O professor deve experimentar as mesmas atividades em diversas mídias.
e) O professor deve diversificar, mudar, adaptar-se continuamente a cada grupo, a cada aluno quando necessário.

6) Segundo José Manuel Moran, “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens. Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas variáveis, exceto:
A)
Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; com infraestrutura adequada, atualizada, confortável; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.
B)
Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; motivados e com boas condições profissionais, e onde se desencoraje uma relação efetiva com os alunos. O professor não deve conhecer seus alunos, mas apenas acompanhá-los em seu caminho de aprendizagem, guiando todos, igualmente, rumo ao mesmo conhecimento.
C)
Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.
D)
Uma organização que equilibre o planejamento institucional e o pessoal nas organizações educacionais, integre um planejamento flexível com criatividade sinérgica, permita um equilíbrio entre a flexibilidade e o planejamento.
E)
Uma organização que valorize a flexibilidade espaçotemporal, pessoal e de grupo, que ofereça menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação.

7) Vivemos em um mundo alucinado de grandes velocidades e acelerações, com muitas turbulências, trazendo para a cena uma perspectiva não linear de pensamento. Um dos elementos marcantes dessa velocidade são as tecnologias de informação e de comunicação (TIC), que passam a fazer parte dos processos educativos. Compreendidas como elementos de cultura e não apenas como aparato tecnológico, as TIC possibilitam
(A) os mecanismos de transmissão de informações com vistas à retenção e reprodução por parte do estudante usuário.
(B) a simplificação da informação associada aos mecanismos lineares de memorização, configurando a senha que garante uma melhor aprendizagem.
(C) os treinamentos para o mercado, desenvolvendo habilidades inerentes ao uso de programas e planilhas específicas.
(D) a intensa criação e colaboração, por meio da constituição de comunidades virtuais de aprendizagem, articulando toda a rede com escolas, professores e alunos.

1 C -  2 D  - 3 C - 4 E - 5 A - 6 B - 7 D 

Um comentário:

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